31 agosto 2006

No comício de Alckmin, Fernando lembra de outro Geraldo

O prefeito de Itabuna está sendo esta noite anfitrião do candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin. Em um arremedo de discurso de boas-vindas, Fernando Gomes disse ao tucano para não se amedrontar com as pesquisas de opinião, que o colocam derrotado já no primeiro turno.

- Essas pesquisas são falsas, não são verdadeiras. Em 1992, meu candidato (José Oduque) tinha 32%, o segundo 25% (Ubaldo Dantas) e o terceiro só 2%. O terceiro virou nos últimos três dias e ganhou a eleição -, lembrou, com os erros de informação que são naturais a um "empolgado".

O curioso foi que Fernando, no discurso, fez referência a uma vitória de seu maior adversário na política, Geraldo Simões (PT). Lembrou que o ex-prefeito venceu as eleições municipais em Itabuna, no ano de 1992, mesmo aparecendo nas pesquisas em terceiro lugar até às vésperas do pleito.

É, lá se vão 14 anos desde a histórica vitória de Geraldo Simões. Pouco antes daquela eleição, o presidente Collor havia sido deposto, acusado de corrupção. os jovens, que Fernando chamou à época de maconheiros e desocupados, estavam nas ruas cobrando moralidade e ética na política. Havia um clima de mudança e de virada.

Se o impeachment de Lula tivesse encontrado eco nas ruas, talvez o outro Geraldo tivesse hoje alguma chance. Mas o presidente foi mais forte e escorou-se no respaldo popular, seguindo hoje para o que tende a ser a mais expressiva consagração eleitoral já vivida por um presidente da República no Brasil.

São outros tempos, Fernando. Quando você se lembrou de Geraldo Simões e sua vitória contra as pesquisas, o outro Geraldo deve ter pensado: "será que esse moço já ouviu falar que a exceção confirma a regra?". Pois é, pois é...

Nenhum comentário: