27 agosto 2006

Publicitário de Fernando diz que TV Santa Cruz "age de má-fé"

Barbosa Filho se destacou no jornalismo regional por sua excelência em transmissões ao vivo (carnaval, futebol etc). Passado o tempo, ele mudou para o outro lado do balcão. Agora é dono, até onde sabemos, da TVItabuna e da Ação Propaganda. Ao trabalhar na campanha do prefeito Fernando Gomes, em 2004, se candidatou a homem da propaganda da administração de FG.

Foi pensando muito mais no prefeito do que na sua experiência como jornalista que Barbosinha avaliou os últimos trabalhos da TV Santa Cruz e disparou contra a qualidade do jornalismo da emissora da rede Bahia.

- A TV Santa Cruz age de má-fé –, disse, intervindo numa apresentação de colegas da turma de jornalismo da Facsul, em Itabuna. A equipe apresentava em sala de aula os resultados de monitoramento feito a partir da cobertura de emissoras de rádio e tv.

Barbosinha disse que a má-fé residia no fato de que a emissora de TV havia feito matérias de teor desfavorável à administração do prefeito Fernando Gomes, da qual ele é dono da conta de publicidade. Os alunos explicavam que a emissora fazia vistas grossas a erros da administração e jornais como o Agora, que criticavam a administração passada, deixaram de ver os buracos na cidade, a falta de água e a corrupção na gestão local.

Barbosinha, então, se inchou e mandou ver: citou como exemplos de má-fé da TV Santa Cruz uma entrevista feita pelo repórter Erick Possati em que uma procuradora da República em Ilhéus dizia que Fernando deveria ser cassado por irregularidades na sua gestão. "Fizeram a matéria em pleno carnaval de Itabuna", contestava o publicitário.

Como exemplo 'cristalino' de má-fé, Barbosinha citou ainda o caso da vassoura-de-bruxa ("uma editora disse que não daria a matéria porque a Veja não tinha credibilidade", afirmou em sala de aula)e emendou com a matéria da solenidade de inauguração do Restaurante Popular. A seu ver, a TV errou ao dizer que o Restaurante Popular é uma obra do governo federal (Programa Fome Zero) e ainda mostrou "Fernando apenas de costas".

Este blog é democrático. Abrirá espaço a esclarecimentos de Barbosinha e da chefia de jornalismo da TV Santa Cruz.

Nenhum comentário: