26 agosto 2006

Ubaldo e Renato de olho na Prefeitura


Ubaldo Dantas forma chapa com Antônio Imbassahy na eleição para o senado. Renato Costa é candidato do PMDB a deputado estadual. O primeiro ex-prefeito de Itabuna (1982-1988). O outro, ex-vice-prefeito (1988-1992). Estiveram na chefia do executivo municipal em períodos diferentes, mas agora querem retornar, juntos, candidatos a prefeito e a vice, em 2008.

O plano foi anunciado neste fim de semana pelo colunista político Marco Wense, no jornal Diário do Sul. Referindo-se aos símbolos dos partidos de Ubaldo e Renato, o artigo diz que será o casamento do tucano com a pomba.

Mas quem conhece Ubaldo, diz que a ave com a qual ele mais se assemelha é o pavão, obviamente pela vaidade e mania de aparecer. Já Renato Costa é comparado ao avestruz, não pela velocidade da ave, mas pela timidez e vocação para se esconder nos momentos decisivos.

Em sua passagem pelo cargo de vice-prefeito, junto a Fernando Gomes, Renato não teve habilidade política para se impor e acabou sendo expulso de seu gabinete pelo chefe. Em campanhas eleitorais, é apontado pela falta de ousadia e desapego ao risco, fatores essenciais para a vitória.

Renato foi candidato a prefeito em 1996, com o apoio de Geraldo Simões. Tinha o atual presidente do PT de Itabuna, Eduardo Barcelos, como vice. Dizem que ele irritava os coordenadores da campanha por sua apatia. Foi com muita luta que se conseguiu levar o Dr. Renato a uma quase vitória nas eleições (perdeu por uma diferença pequena).

Ubaldo e Renato fizeram parte da coligação que levou Geraldo Simões pela segunda vez ao poder, em 2000. O tucano queria a Secretaria de Saúde, mas o prefeito já havia se comprometido a entregá-la a Renato, que indicou o seu pupilo, Edson Dantas. E o resto da história todo mundo sabe.

Ubaldo e Renato na Prefeitura. Está aí uma coisa que este blog gostaria de ver. Nada mais apropriado do que dois médicos para curar os males de Itabuna. Políticos conhecidos, experimentados, que facilitariam a avaliação do eleitor. Quanto ao sucesso de uma eventual administração, dependeria de que o pavão desse menos atenção à plumagem. E o avestruz teria que tirar o pescoço do buraco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dupla da porra. Zé Preguiça e Babal. Vão disputar a prefeitura ou o título na Parada Gay???

Anônimo disse...

Olha o preconceito, Galeguin! Vc tem algum problema com sua sexualidade. Já censurou observação sobre o xixi do Babalorixá e agora chama de Batman e Robin dois homens públicos da maior respeitabilidade. Podem ser mesmo preguiçosos, mas nada consta sobre o uso indevido de sublutórios e que tais...