20 março 2007

Bené, pimenta, Maurício, muqueca... Olho na pressão, tá fervendo!

O blog é um instrumento novo oferecido por esse mundo virtual de possibilidades quase inesgotáveis, que é a internet. Pode ser um diário, um caderno de memórias, o registro de uma viagem, ou espaço destinado à publicação de notícias, artigos, comentários e reflexões. Como é o Pimenta na Muqueca.

O Pimenta surgiu de maneira despretensiosa e continua assim, embora se conceitue cada vez mais firmemente como uma alternativa à tradicional imprensa itabunense. E assim é necessário, pois, como já expusemos aqui, fazer jornal é caro e implica certas dependências às quais o custo zero do blog não se submete.

Aqui podemos dizer o que queremos, observando sempre, é claro, os limites impostos pelo respeito ao direito alheio. Falamos quase sempre sobre situações e pessoas públicas, sendo que estas, por sua condição, sujeitam-se necessariamente a perder parcela de sua individualidade. Se estão no palco, está implícito que podem ser elogiadas ou criticadas. E quem tem hipersensibilidade às opiniões contrárias, como diz um amigo, melhor se enquadra na função de zelador de cemitério. Pelo menos os mortos não se queixam de nada.

Todo este preâmbulo tem a ver com a recente publicação, neste blog, de um artigo da ceplaqueana Maria da Trindade, a respeito do tal jantar oferecido por um pool de entidades aos "itabunenses" do primeiro escalão do governo baiano. O artigo recebeu comentários elogiosos e apenas um leitor fez reprimenda à autora, por ter se referido ao atual diretor da Sudic, Juvenal Maynard, e ao procurador da Bahiatursa, Ruy Correa, como "itabunenses". No mesmo comentário, o anônimo sugere que o artigo não teria sido escrito por quem o assina.

Pois tais comentários foram suficientes para fazer o respeitado jornalista Ederivaldo Benedito, marido da autora do artigo, voltar-se contra o blog, o pseudônimo de seus autores e o anonimato de incertos comentaristas. Não entendemos como o velho Bené pôde se irritar com observações dessa natureza, já que as críticas do anônimo podem no máximo ter tangenciado o desrespeito. Porém, não chegaram ao ponto de ser gravemente ofensivas ou de enquadrar o tal anônimo como incluso nas penas dos artigos 138 a 140 do Código Penal, como sugeriu o jornalista causídico.

Em sua tempestade num pires d'água, Bené acabou enviando emails para supostos autores do Pimenta (atirou para todos os lados e, obviamente, até acertou alguns tiros, mas a maioria atingiu civis indefesos, como as balas de George Bush no Iraque). Uma das balas acertou o jornalista Maurício Maron, que não gostou do puxão de orelha e devolveu com outro email destemperado. Alvejado injustamente, Maron girou a artilharia para Bené e, como se diz, não contou conversa. Do pescoço pra baixo, só viu canela... e bateu. Não precisava tanto.

Gostamos de Maurício e de Bené, embora discordemos da posição expressada por ambos em seus emails e, no caso de Bené, nos comentários dirigidos ao Blog. Discordamos, mas respeitamos e o certo é que todo debate fica mais interessante se for travado em clima amistoso, sem rusgas ou arranhões que ocorrem sempre que a incompreensão prevalece.

Finalmente, ao bravo Bené, pedimos que mantenha essa chama de constante indignação e inquietação. Mas sabemos que sua vontade de conhecer a "identidade secreta" dos autores do blog é muito mais fruto de sua incansável curiosidade jornalística (o que é maravilhoso) do que por uma alegada preocupação ética.

De qualquer modo, amigo, como já dissemos, você acertou alguns tiros, o que obviamente não é difícil quando se usa metralhadora giratória. Com o corpo crivado de balas, aqui escreve uma de suas vítimas. Mas que Deus o perdoe por aquelas abatidas sem ter culpa no cartório. Inclusive o implacável Maurício Maron.

7 comentários:

Anônimo disse...

O texto está um primor, ótimo! Só falta a assinatura. Então, por que não assinar.
Assinar os textos no "Pimenta na Muqueca", a proposta "inquietante" do
Ederivaldo Benedito
Fone: 73 8828 0642
E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com

Anônimo disse...

Excelente, parabéns, sr. Pimenta na Muqueca.

O Maurício Maron eu conheço, excelente repórter das tevês cabrália e santa cruz.

Mas quem seria o sr. Ederivaldo Benedito?

Anônimo disse...

é isso aí, vamos assinar os textos!
rsrsrsrs

Anônimo disse...

Melhor continuar escrevendo coisas decentes, sem se identificar. Muita gente por aí assina os textos, mas só escreve o que o patrão manda. Pior é quando patrão rima com ladrão...

Anônimo disse...

Bené, estou contigo e não abro. Esses 'maricas' devem se identificar!

Anônimo disse...

Bené to com vc! Esses bostas não se identificam pq são uns covardes, quem nem eu q escrevo uma merda dessa sem me identificar!

Anônimo disse...

Gozado... dois "anônimos" dizendo que os "maricas" devem se identificar...