20 março 2007

Identidade, identificação e imprensa livre

Domingos Matos
domingosagora@hotmail.com

Publiquei alguns textos (acredito que dois artigos) neste blog. Assinei os dois trabalhos. Assim o fiz, porém, porque os assuntos de que tratei nos artigos eram de interesse geral e não “batiam” de frente com nenhum interesse particular (fosse este profissional – trabalho em um veículo e minha ideologia não necessariamente deve estar alinhada com a da empresa – político, religioso ou qualquer outro).

Essa posição de assinar os textos, claro, foi assumida a partir da não necessidade de resguardar não só a privacidade de minhas preferências políticas, mas também de não precisar, a partir da publicação, temer pela própria vida (algo muito aconselhável numa cidade que entrou para o noticiário mundial por ter sido palco de um dos assassinatos mais brutais contra um jornalista, no caso, meu ex-patrão Manuel Leal).

Ora, Bené é meu amigo. Irmão, mesmo. Mas ele deve entender a necessidade do anonimato dos responsáveis pelo Pimenta que, de uma ação despretensiosa, acabou por se tornar um espaço de discussão do que é “publicável” ou não, nos chamados meios tradicionais (por motivos que não cabe aqui agora uma discussão). Debatem-se, com liberdade, todos os assuntos neste espaço. E essa liberdade, Bené, só é possível porque os tais responsáveis se mantêm no anonimato. Fossem eles “botar a cara”, apareceriam censuras de todos os tipos – inclusive a auto-censura – contra o blog.

Não. Não precisamos saber a identidade do blogueiro Toscko quando, mantendo-se no anonimato, ele nos oferece o DNA da verdade. Meu nome é Domingos Matos. Sou jornalista do Agora. Já publiquei inúmeras matérias assinadas no A Região e no Agora. E assino esse textículo por entender que é de interesse geral e não passível de censura. Isso, porém, não me torna um profissional nem mais nem menos corajoso.

Domingos Matos é repórter do jornal Agora, trabalhou no A Região e editou o combativo Grapiúna.

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso aê, cara. Ainda bem que tem gente pensando nessa terra de espumas!

Anônimo disse...

Acredito que valeram as minhas sugestões, enquanto seu editor em A Região, para que assinasse tudo que escrevesse. É assim que se faz.

Mais:polemista sem causa, o Benedito em questão vai morrer assim, pois assim nasceu. Quando ele defende que os blogueiros se exponham está a serviço de quê? À falta do que fazer, botou na cabeça que todos somos os responsáveis pelo blog.

Acusa, sem provas. E ainda fala em direitos...

Anônimo disse...

O anonimato é o apanágio dos covardes.

Unknown disse...

Ingraçadu... u cara (ou seria uma mulher...rs.) diz qui u anonimatu é típicu dus covardis i assina comu anônimu... vai ser covardi assim lá na casa du CARVALHU...

Anônimo disse...

Boa matéria, é preciso alguém de coragem, escrever textos corajosos como este. Alguém precisa falar, desabafar a opinião pública. Você o faz muito bem e com grande disciplina. Parabéns pelas matérias, sucessos em sua vida profissional e pessoal.

Abraços: Céia Guimarães
Vitória - ES