04 março 2007

Itacaré sofre com acúmulo de lixo

ANA CRISTINA OLIVEIRA | SUCURSAL ITABUNA
anaco@grupoatarde.com.br

Famosa por suas belas praias, Itacaré, distante 428 km ao sul de Salvador, está com a imagem prejudicada. As ruas sujas e esburacadas, praças sem conservação com bancos, jardins e calçadas quebradas decepcionam turistas. A cidade é referencia turística na região chamada Costa do Cacau.

“Estive aqui há três anos e vi uma cidade mais bem-cuidada”, disse a advogada catarinense Helga Maria Holtz. Ela criticou a sujeira nas praias da Costa e da Concha, duas das quatro situadas no perímetro urbano. As ruas da área não são pavimentadas e, por causa das intensas chuvas, ocorridas em janeiro e fevereiro, a lama e os buracos prejudicaram o trânsito, onde há concentração de pousadas.

As obras de esgotamento sanitário, que já duram um ano, também trouxeram inconvenientes para a cidade, por causa dos buracos abertos nas ruas. Segundo Diego Pereira da Silva, que trabalhou na obra, às vésperas do carnaval a prefeitura trouxe caçambas de areia e tapou os buracos.

“Quando a chuva caiu, a enxurrada levou a areia e entupiu as bocasde-lobo, alagando também ruas que antes não apresentavam problemas”, contou. Uma das mais atingidas foi a Avenida Beira-Mar, em direção à Praia da Coroinha.

“Pior é que a chuva sujou muito as praias, que ficaram lotadas de baronesas. Elas tomaram toda a faixa de areia”, diz Ermínia Antônia Santos da Silva, proprietária da Cabana Vereda Tropical, na Praia da Concha. As baronesas são plantas que se desenvolvem em águas poluídas.

Segundo Ermínia, apesar dos muitos apelos à prefeitura, foram os próprios barraqueiros que tiraram as plantas e, sem ter para onde levar, jogaram do outro lado da rua, em terrenos baldios. “Quando veio a chuva, a sujeira se espalhou”, acrescentou.

Nenhum comentário: