04 março 2007

Jornas "siameses"

"Ler um jornal no Brasil é ler todos porque todos os (grandes) jornais brasileiros publicam rigorosa e sistematicamente as mesmas notícias, com diferenças superficiais de tratamento, um ou outro box com alguma explicação adicional, um infográfico mais esclarecedor ou uma foto mais bem apanhada. Do ponto de vista do conteúdo, raramente os jornais brasileiros conseguem sair com matérias próprias, exclusivas, e que se diferenciem da concorrência."

A opinião é do professor da faculdade de comunicação social da Universidade de Brasília (UnB), Paulo José Cunha. Ele concedeu entrevista à excelente revista eletrônica Terra Magazine, do competentíssimo Bob Fernandes. Apesar de publicada há quase dois meses, apresenta um conteúdo riquíssimo e se torna leitura indispensável para leitores de jornais e jornalista que se preza. A entrevista é do também professor de comunicação da UnB Murilo César Ramos.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os jornais brasileiros resultam da baixa qualidade do capitalismo tupiniquim. Foi-sem o tempo dos profissionais boêmios, românticos. Hoje os empresários da mídia são uns abutres a atiçar a malta recém-saída das fabriquetas de diploma contra tudo e todos. São uns porretas...