16 março 2007

A pândega do presidente

Sérgio Léo
www.sergioleo.blogspot.com

Ainda tem gente se perguntando o que queria dizer o presidente Lula quando declarou que não vai incluir os ministérios da Saúde e o da Educação na farra de distribuição de cargos, também chamada montagem do ministério. "Com Saúde e Educação a gente não brinca: na Saúde, se brincar, é morte: na Educação, se você brincar, é analfabeto", disse, na oratória dele, sempre peculiar.

Bom, já na previdência, dá para brincar: deu o ministério do PDT, que luta no Congresso contra as regras que o próprio ministério tenta aprovar para acabar com a avalancha descontrolada de fraudes por auxílio-doença.

Na infra-estrutura dá para brincar: tirou do ministério dos Transportes o setor de Portos para agradar ao PSB; e o PR (!), que ganhou a pasta dos Transportes, esperneia dizendo _ com razão_ que o setor de portos é indissociável do restante da malha de transportes do país. Ou seja, os dois partidos vão brigar o tempo todo, enquanto o povo fica a ver navios.

Na Integração Nacional dá para brincar. Geddel Vieira Lima de ministro é mesmo uma brincadeira.

Na Agricultura, sempre brincalhão, o presidente botou um usineiro que usava a documentação dos funcionários para transformá-los em laranja (afinal, estamos na área rural) e pegar dinheiro de bancos do governo.

Bom, nas excelentes reportagens dO Globo de hoje, onde se retrata a faceta lúdica do presidente, dizem também que o da Agricultura não vai tomar posse com os outros ministros novos, hoje de manhã; só na semana que vem.

Até lá, o presidente vai decidir se essa nomeação é mesmo só mais uma brincadeira, ou se, nesse caso, já é sacanagem mesmo.

Sérgio Léo é jornalista.

Clique AQUI e acesse o excelente blog do Serjão.

Nenhum comentário: