18 março 2007

Puxa-saco – uma abordagem histórica


Gerônimo de Oxóssi *


Como o tempo anda propício para averiguações de tal natureza, encasquetei-me em uma pesquisa sobre o puxa-saquismo, que ora surge em nosso meio em forma de surto epidêmico.

Tenho alguns amigos, mas nenhum deles jamais me bajulou. Quer dizer, apenas o Tonho Pau de Merda quando precisa de dinheiro pra tomar uma batida de gengibre no Caboclo Alencar. Nessas horas, em que eu carrego uns trocados sobrando, o Tonho chega todo manso e risonho e nem precisa abrir a boca para que eu o compreenda.

Está aí a chave da questão. O puxa-saquismo sempre embute algum interesse, uma segunda intenção, geralmente não revelada. Mas, diferentemente do Tonho, que é meu amigo também nas horas de perrengue, o puxa-saco é do tipo que desaparece ao menor sinal de que o alvo da sabujice perderá a posição que lhe confere o direito de ser bajulado.

O puxa-saco não aprecia o outro pelo que é, mas pelo que ele tem, pelo cargo que ocupa, pela vantagem que pode obter. Nas minhas pesquisas sobre esse tema intrigante, identifiquei a origem da expressão. Ela é proveniente da gíria militar, na época em que os oficiais em viagem conduziam sacos de roupas, que os subalternos carregavam humildemente.

Mas no Brasil, o termo se notabilizou mesmo na década de 60, com a marchinha de carnaval “O Cordão dos Puxa-Sacos”, gravada pelo conjunto Anjos do Inferno. A segunda estrofe é assim:

“Lá vem o cordão dos puxa-sacos
Dando viva aos seus maiorais
Quem tá na frente é passado para trás
E o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais”


O nosso anedotário traz ainda a célebre história daquele empregado que era tão puxa-saco, que um dia chegou ofegante ao escritório e foi logo dizendo para o patrão: - "Sabe, meu chefe, estou muito contente, muito feliz, mesmo. É que a mulher deu à luz ontem. Só queria que o senhor visse: é a sua cara, chefe!".

Para quem não sabe, vale registrar que o puxa-saco também tem o seu dia no calendário. É 13 de setembro, embora em terra de carnaval antecipado, a data dedicada à sabujice também tenha sido adiantada. Para 17 de março!

* Gerônimo de Oxossi escreve para o BLOG aos domingos

2 comentários:

Anônimo disse...

Gerônimo de Oxóssi deveria escrever às quartas e aos domingos. Não podemos perder tão nobre articulista.

Anônimo disse...

PB - Partido da Boquinha

PBO - Partido dos Baba-Ovos

PT - Partidos dos Trapalhões