04 junho 2007

Uesc erra ao avaliar desempenho no Enade

A pró-reitora de graduação da Uesc, Adélia Pinheiro, comete erro em sua avaliação sobre os resultados alcançados pela universidade no exame nacional de cursos, o Enade 2006.

Diz a pró-reitora, em release distribuído aos meios de comunicação e que está na página da Uesc, na internet:

"Seis cursos da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foram avaliados entre os melhores, nas suas respectivas áreas, segundo a avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudante - Enade e do Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD. Dois, Comunicação Social (habilitação em Rádio e TV) e Ciências Contábeis conquistaram o conceito 5 - nota máxima. Outros quatro, Administração, Biomedicina, Ciências Econômicas e Direito obtiveram a nota 4. Os resultados do Enade, aplicado em 2006, foram divulgados ontem, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

(...)dos cursos avaliados, todos apresentaram conceito 4 ou 5, o que indica uma excelente resposta aos investimentos institucionais, resultante do trabalho de docentes, do corpo técnico-administrativo e o comprometimento dos estudantes. É importante frisar que o curso de Ciências Contábeis está entre os 45 melhores cursos do país considerando todas as áreas".

É verdade que todos os cursos obtiveram conceitos cinco ou quatro no Enade. Mas Adélia Pinheiro esconde a parte em que a universidade fracassou: o conceito IDD das provas, que é o desempenho observado e o esperado do aluno em todas as questões. Ou seja, os alunos respondem as provas, mas quando verificado o que os estudantes agregaram desse conhecimento (IDD), o conceito cai sensivelmente.

Veja o caso do curso de direito, o mais tradicional da faculdade. Os alunos atingiram conceito 4 do Enade, mas ficaram com conceito IDD 3 quando observado o que o curso agregou de conhecimento ao aluno.

Economia ficou sem conceito

A história se repete em Biomedicina. Os alunos obtiveram conceito Enade 4, mas o índice que verifica o que ele absorveu de conhecimento, IDD, esse conceito cai para apenas 2. Quanto ao curso de comunicação, o conceito foi 5 e 4, respectivamente. Pior é o caso de economia: ficou sem conceito IDD. Apenas em ciências contábeis os alunos atingiram, sim, a nota máxima - cinco no conceito Enade e outro cinco no conceito IDD.

Além de cometer equívocos em sua avaliação, a pró-reitora ainda fez uma análise bastante superficial dos dados coletados no Enade 2006 (clique aqui e confira release sobre o assunto).

Sem querer, a pró-reitora comportou-se tal qual um político, principalmente em ano de eleição (lembram da frase o que é bom a gente mostra; o que é ruim, esconde"). A Uesc merecia uma análise à altura do rendimento obtido no Enade. Sem tirar, nem por. Ou esconder. Se assim agisse, não estaríamos aqui a lembrar os ensinamentos tortos do ex-ministro Rubens Ricupero.

A pró-reitora ainda comete o erro de incluir os seis cursos participantes do Enade 2006 entre os melhores do Brasil. No geral, os melhores em suas áreas foram contábeis e comunicação social. Mas, taí, quando a coisa tá muito boa, aparece um desses dirigentes para estragar.

Bastava seguir o exemplo dos alunos e fazer a lição direitinho.

OS (VERDADEIROS) NÚMEROS DA UESC NO ENADE 2006
ADMINISTRAÇÃO Conceito Enade: 4 / Conceito IDD: 4
BIOMEDICINA Conceito Enade: 4 / Conceito IDD: 2
COMUNICAÇÃO SOCIAL Conceito Enade: 5 / Conceito IDD: 4
CIÊNCIAS CONTÁBEIS Conceito Enade: 5 / Conceito IDD: 5
DIREITO Conceito Enade: 4 / Conceito IDD: 3
ECONOMIA Conceito Enade: 4 / Conceito IDD: s.c

13 comentários:

Anônimo disse...

Seo Pimenta,

esse ano haverá eleição pra reitor da Uesc. Vale tudo nessa guerra. Até mentir sobre os resultados do Enade.

Que vergonha.

Parabéns ao blog pela lucidez!

Anônimo disse...

Infelizmente, qeiram corrigir meu nome que digitei errado. é adelson.

Anônimo disse...

Zorra, vcs matarão a cobra o mostraram o pau.

Anônimo disse...

Zelão pra Sêo João,
Se for; com esta forma e conteúdo, nem precisa saber: - "Quem matarão a cobra, muito menos, que mostrarão o pau". No próximo Enade, é que nós: - "taremos fundidos e maus pagos".

Anônimo disse...

Seu Pimenta,
suas explicações estão claras, contudo não entendi algumas coisas:
"Economia ficou sem conceito", significa IDD= 0?
E mais, nesse caso em que economia ficou sem conceito IDD, ocorre por insuficiência de dados ou por mal desempenho dos alunos?

Toscko disse...

Sr. Da Lua,

Fizemos a correção. O Ministério atribui s/c quando ocorre uma das seguintes situações:

- Menos de 10 ingressantes e/ou concluintes participando da prova

- Nota zero.

Como o boletim do MEC não diz qal situação ocorreu... colocamos nota zero - agora corrigido para s.c.

É isso.

A etapa mais difícil para os cursos, senhor Da Lua, vem a seguir, quando o MEC visitará as instalações de cada faculdade para aferir a qualidade de estrutura, o planejamento etc e tal...

Valeu.

Anônimo disse...

Zelão fala para Toscko

Já corrigiram as falhas?
Eta que competência sô.
Mas, só não corigiram os erros apontados por "sêo pimenta", né?

Anônimo disse...

Zelão pro Sêo Aderlson

O senhor não precisa de preocupar com a eleição para "magnífico Reitor" na UESC.
Segundo minhas fontes, o "Magnifico Quincas Pão", não quer mais concorrer. Tem afirmado aos quatros ventos, que a reitoria "cansa a sua beleza".
KKKKKKKKKK

Toscko disse...

Sr. Adelson,

Não temos como corrigir comentário de leitor.

O blog, no máximo, pode apenas exclui-lo. Mas essa é uma atitude extrema, que só ocorre qdo o comentário é indevido ou o pedido de exclusão se origina do próprio autor.

Unknown disse...

SO P KEM TA DE FORA ENTENDER...EU FIZ A PROVA DE BIOMEDICNA E FORAM ANULADAS 10 DE 35 QUESTOES,OU SEJA..MAL ELABORADA E 25 QUESTOES AVALIAM 8 SEMESTRES??ISTO É BRASIL!!!AS PROVAS DEVERIAM SER A CADA SEMESTRE, DE QUE VALE ISSO??SE O MERCADO NAO ABSORVE MAO DE OBRA QUALIFICADA??QUEM SOUBER RESPONDE E SE CANDIDATA Q JA GANHOU MEU VOTO!!

Anônimo disse...

Sr. Pimenta,

Muito obrigado pelos esclarecimentos. E parabéns pela agilidade.

Valeu!

Anônimo disse...

Da Lua, cê tá manjado aqi,viu?

Tu num era da Burundanga?

Anônimo disse...

Ah! Obrigado também sr. Toscko. Só seu Pimenta leva crédito...rsrs...

___________________________________
Sr. Zé do Alto,
infelizmente não sou seu vizinho. Apesar de aqui também ser cheio de cratera, não é a Burundanga, nem qualquer outro ponto de Itabuna.

Valeu!