17 março 2007

Continência com chapéu dos outros

Maria da Trindade Pereira Lima

No dia 15 de março, como faço todos os dias, li a coluna do amigo Eduardo Anunciação e gostei muito. Ele está de parabéns!

Eu nunca gostei de badalações, colunas sociais, jantares e festas. Prefiro viver com discrição, trabalhar anonimamente, cuidar de minha família, viver honestamente e cumprir com as minhas obrigações de funcionária, mãe, dona de casa, esposa e cidadã.

Mas, o que me impressiona é a quantidade de pessoas vaidosas, oportunistas, que se acham poderosas, influentes nesta cidade. Pessoas que gostam de fazer continência com o chapéu dos outros.

"Gente poderosa"


São “lideranças políticas e empresariais”, “gente poderosa” que se acha dona da cidade. Essa gente forma grupinhos e promove eventos que só dão notoriedade a eles mesmos. Ai, eles fazem reuniões e reuniões, almoços e mais almoços, para um elogiar e aplaudir os outros. Eles elaboram documentos, escrevem cartas públicas, promovem passeatas para solucionar os problemas da cidade, só que continuamos vivendo em crise, talvez uma crise moral. Que ridículo!...

Esses senhores não têm voto, não têm representatividade, mas acham que são os donos de Itabuna, uma cidade que falta tudo, inclusive vergonha na cara das pessoas. São também uns oportunistas que apoiam os políticos do momento. Ontem, as lideranças eram ACM, Fernando Gomes, Paulo Souto, Félix Mendonça, Josias Gomes... Hoje é Geraldo Simões, Adeum Sauer, Edmon Lucas, Jaques Wagner, Lula...

Para mostrar que têm prestígio político, eles promovem jantares. Anunciam uma festa na Ceplac e comunicam apenas ao Diretor Geral e ao Superintendente, mas não tiveram a decência de convidar os ceplaqueanos e suas entidades: a AFC, a STAC, a SEAC, o SINTSEF, a Associação dos Aposentados, o Conselho de Entidades da Ceplac e a Coopec, a nossa cooperativa de crédito.

"Uma grande falta de respeito"


Foi uma grande falta de respeito, afinal a homenagem será no Restaurante da Ceplac, nosso local de trabalho, a extensão do nosso lar. Foi um desrespeito porque a Ceplac completou 50 anos e quem fez a Ceplac foram os seus servidores, colegas de Geraldo, de Adeum e de Edmon, que apoiaram eles nos momentos de vitória e de derrota.

Momentos de alegria e de tristeza que outros ex-ceplaqueanos, que não foram convidados para o jantar, também viveram: Nelsinho Simões (Gabinete de Wagner), Moacir Lima (Biofábrica), Jonas Nascimento (assessor de Adeum) e Salvador Trevizan (Chefe de Gabinete de Adeum), assim como também não serão homenageados outros itabunenses que se destacam no Estado, a exemplo de Juvenal Maynart (Sudic), Dr. Rui Corrêa (Bahiatursa), Saulo Pontos (Dnit) e Naomar Alcântara (Reitor da Ufba)

Momentos difíceis como o que, nós ceplaqueanos e as famílias dos colegas Geraldo Simões, Wellington Duarte, Elieser Barros, Everaldo Anunciação e Jonas Nascimento passamos, quando, há exatos nove meses, eles foram transformados nos demônios que trouxeram a vassoura-de-bruxa. Onde estavam esses senhores, quando nossos colegas foram acusados? O que eles fizeram quando Fernando Gomes mobilizou os prefeitos para atacar os nossos cinco colegas? Qual foi a reação deles diante da irresponsabilidade da prefeita de Camacan, ameaçando as pessoas e espalhando o terror pelos Escritórios Locais da Ceplac? Por que não lançaram, na época, uma campanha em defesa da Ceplac e dos seus servidores?

"Naquele momemto, quem estava ao lado dos "bioterrotistas"


Naquele momento, quem estava ao lado dos “bioterrotistas” era Daniel Thame, Eduardo Anunciação, Miralva Moitinho, Valdenor Ferreira, Gilvan Rodrigues, Picolé, Orlando Filho, Moacir Smith Lima, Wenceslau Júnior, Roberto de Souza. Foram críticas e mais críticas da Imprensa e dos “poderosos de Itabuna”. Geraldo Simões só teve espaço no Diário do Sul e no Diário de Ilhéus, na rádio de Jorge Caetano, em Itajuípe, e programa Resenha da Cidade.

Hoje, “poderosos de Itabuna” promovem um jantar precipitado. Mas, a homenagem deveria ser prestada por pessoas simples que empunharam a bandeira do PT e foram às ruas, sem medo de ser feliz. Se uma dessas pessoas simples e trabalhadora, reunisse a militância no seu terraço, na periferia da cidade, e oferecesse gratuitamente uma feijoada aos presentes, a atitude seria mais autêntica e teria muito mais legitimidade.


"Mas no ano que vem tem eleição"


Mas no ano que vem tem eleição. E esses “poderosos de Itabuna” vão pegar o nosso chapéu para cumprimentar nos palanques Wagner e Geraldo; apoiar Lula, dizendo que o PT não é mais um bicho-papão, mas um partido da moda. Fora de moda é Fernando Gomes, ACM e coitada da prefeita de Camacan.

Maria da Trindade Pereira Lima, Agente Administrativo da Ceplac há 29 anos, é Professora e Acadêmica de Administração de Empresas, militante do Partido dos Trabalhadores de Itabuna, desde 1984, e uma das fundadoras e membro da Ong ACARI-Comunicação e Cidadania.

14 comentários:

Anônimo disse...

Tá tudo muito lindo, mas até agora meu emprego não saiu. E olha que trabalhei e muito na campanha.
3 meses se passando e brevemente as pessoas que estão batendo "Continência com chapéu dos outros" vão conseguir emprego e eu que ajudei e apoiei nada!
Que é isso companheiros?

Anônimo disse...

Muito bom o texto,excelente relato de uma pessoa que acompanha a militancia do partido e conhece os verdadeiros soldados que agregam valor e transferem votos.
otimo texto,meus parabens

Anônimo disse...

valeu companheira... você é mulher do jornalista Ederivaldo Benedito? está de parabéns, mas o pessoal da CEPLAC, os sindalistas e os petistas de Itabuna deveriam também tomar vergonha na cara e assumir os governos Lula e Jaques Wagner, senão a direitona ai continua sempre mandando...

Anônimo disse...

Chamar o Juvenal Mais-tarde de itabunense e o Ruy Correa, idem, é desinformação. Quem foi o "espírito" que psicografou o texto?

Anônimo disse...

Pessoal: Chegou a hora da gente assumir as coisas e passar a respeitar as pessoas.
A companheira Maria da Trindade teve a iniciativa de assinar um texto, verdadeiro e corajoso, por sinal!... Ela tem legitimidade para tal: é ceplaqueana, petista militante e cidadã. Não se escondeu atrás de pseudônimo nem do anonimato. Fez o que deve ser feito...
Aliás, está na hora do pessoal do “Pimenta na Muqueca”, assim como os que enviam comentários mostrarem a sua cara.
Agindo dessa forma a gente estará contribuindo para o fortalecimento da Imprensa Regional, para construção de uma sociedade mais justa, além de prestar um grande serviço aos nossos filhos, adolescentes que são, e que estão acompanhando os comentários nesta grande rede.
Ederivaldo Benedito gosta da polêmica, mas só alimentará a discussão – no mais alto nível – neste espaço com quem tiver a coragem de se identificar.
Ederivaldo Benedito – CPF: 132.255.062-52, RG: 1.599.654/Bahia; Jornalista (DRT-066), Radialista (DRT 1234); marido de Maria da Trindade; Celular: 8828-0642; E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com; Agente de Comunicação da Ceplac e militante político há 30 anos em Itabuna.

Anônimo disse...

Faltou dizer a cor da cueca.

Anônimo disse...

Recado aos possíveis e prováveis colaboradores e responsáveis pelo blog “Pimenta na Muqueca”: Ricardo Ribeiro, Davidson Samuel, Gilvan Rodrigues, Marcel Leal, Maurício Maron, Daniel Thame, Marcos Alpoim, Luis Conceição, Ailton Santos, Gerson Menezes:
Companheiros, Ederivaldo Benedito entrou na briga, afirmando que chegou a hora da gente assumir as coisas, passar a respeitar as pessoas e de se escondeu atrás de pseudônimo nem do anonimato.
Aliás, está na hora do pessoal do “Pimenta na Muqueca”, assim como os que enviam comentários mostrarem a sua cara.
Agindo dessa forma a gente estará contribuindo para o fortalecimento da Imprensa Regional, para construção de uma sociedade mais justa, além de prestar um grande serviço aos nossos filhos, adolescentes que são, e que estão acompanhando os comentários nesta grande rede.
Benedito gosta da polêmica, mas só alimentará a discussão – no mais alto nível – neste espaço com quem tiver a coragem de se identificar.
Benedito vai continuar insistindo, até alguém assumir publicamente a autoria blog “Pimenta na Muqueca”.
Um detalhe, Marcel: a cueca, hoje, é vermelha, a cor do PT, o velho Partido dos Trabalhadores.
Ederivaldo Benedito – CPF: 132.255.062-52, RG: 1.599.654/Bahia; Jornalista (DRT-066), Radialista (DRT 1234); Celular: 8828-0642; E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com; militante político há 30 anos em Itabuna.

Anônimo disse...

Senhores, vamos elevar o nível. A quem interessa saber se a cueca é azul ou amarela? Ou vermelha?

Estou morta de vergonha com o que respondeu o jornalista assinado Ederivaldo Benedito.

Seo Pimenta, não há moderação nesses comentários?

Não adianta se identificar para dizer bobagens. Vou proibir minha filha de acessar essas indecências. Que coisa.

Anônimo disse...

Companheiros, Ederivaldo Benedito entrou na briga, afirmando que escondeu atrás de pseudônimo ou do anonimato.
Vamos assinar os comentários neste blog e mostrar a cor da nossa cara, seja ela azul, amarela ou vermelha.
Ederivaldo Benedito – CPF: 132.255.062-52, RG: 1.599.654/Bahia; Jornalista (DRT-066), Radialista (DRT 1234); Celular: 8828-0642; E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com

Anônimo disse...

Apesar do baixo nível das discussões aqui, gostaria de parabenizar seo Pimenta.

Peço mais discussões das questões regionais.

Anônimo disse...

CORREÇÃO:
Companheiros, Ederivaldo Benedito entrou na briga, afirmando que VERGONHA é se esconder atrás de pseudônimo ou do anonimato.
Vamos assinar os comentários neste blog e mostrar a cor da nossa cara, seja ela azul, amarela ou vermelha.
Ederivaldo Benedito – CPF: 132.255.062-52, RG: 1.599.654/Bahia; Jornalista (DRT-066), Radialista (DRT 1234); Celular: 8828-0642; E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com.

Anônimo disse...

alecbiaggi@yahoo.com.br, quem baixou o núvel do Blog?
Onde está a baixaria? aponte os autores?
Por favor, se identifique.
Benedito gosta de discussão, nomais alto nível. A gente poderia discutir melhor as questões regionais, se os autores dos comentários de identicassem.
Ederivaldo Benedito – CPF: 132.255.062-52, RG: 1.599.654/Bahia; Jornalista (DRT-066), Radialista (DRT 1234); Celular: 8828-0642; E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com.

Anônimo disse...

Garotinho, o da greve de fome, estava certo. O PT poderia se chamar PB (Partido da Boquinha).

Indico boa leitura para os senhores:

www.caxassafilosofal.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo com o Bené. Autores, colaboradores e comentaristas deveriam se identificar. O anonimato reduz o valor do que aqui é produzido, apesar da inquestionável qualidade do blog. De qualquer modo, parabéns pela iniciativa!