07 março 2007

Praia, pousada. E puteiro!

"Começou mais uma novela Rede Globo que tem como pano de fundo o Sul da Bahia, mais especificamente a formosa cidade de Pedra Bonita.

Pedra Bonita? A menos que o prefeito Valderico Reis tenha decidido mudar o nome da cidade e a Câmara de Vereadores aprovado a medida, aquelas imagens da Baía do Pontal e da Catedral de São Sebastião referem-se a Ilhéus.

Pois na novela da Globo, Paraíso Tropical, Ilhéus é Pedra Bonita e uma outra cidade (seria Itacaré?) tem um nome ainda mais estranho. O Rio de Janeiro é Rio de Janeiro, Copacabana é Copacabana e até Buenos Aires continua sendo Buenos Aires e a Tailândia continua sendo a Tailândia.

Mas Ilhéus é Pedra Bonita e o sujeito que pretenda conhecer a cidade bonita que apareceu no primeiro capítulo da novela que trate de procurar uma agência de turismo.

Curioso é que em Gabriela e em Renascer (duas outras novelas globais ambientadas no Sul da Bahia) Ilhéus era Ilhéus mesmo, embora nem por isso as autoridades locais e o trade turístico tivessem conseguido fazer do boom momentâneo de turistas algo permanente."



Editorial do Diário do Sul. Para ler na íntegra, clique AQUI.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ô, meu Deus do céu! Ninguém ouviu falar em ficção? Por que não usar Ilhéus como locação? Só porque a Globo tem muuuito dinheiro tem que construir uma cidade com mar e tudo? Temos que ficar orgulhosos porque a beleza natural de Ilhéus está sendo exposta em todo o mundo. Alguém já foi em alguma agência de viagens querendo viajar para Saramandaia? Pois é, o lugar não existe! dãããããã! Aí, quando só usam o Rio de Janeiro, todo mundo critica...