19 março 2007

Se esconder ou mostrar a cara, eis a questão!

Ederivaldo Benedito
ederivaldo.benedito@gmail.com.

Ederivaldo Benedito confessa que se sentiu ofendido com os gracejos e impropérios dirigidos à Maria da Trindade Pereira Lima. A sua companheira assinou neste “Pimenta da Muqueca” um artigo, a propósito do “Jantar da Hipocrisia”, realizado sábado último, dia 17, no Restaurante da Ceplac.

Maria da Trindade apresentou uma análise corajosa do comportamento da atitude da chamada “elite itabunense” – hoje carcomida pelo tempo e perdida entre a metafísica e a dialética. E o fez porque tem legitimidade para tal: é ceplaqueana, petista militante e cidadã. Não se escondeu atrás de pseudônimo nem do anonimato. Atitude louvável a da companheira de Ederivaldo Benedito, porque abordou o tema com seriedade e respeito.

Para surpresa Ederivaldo Benedito, surgiram uns “engraçadinhos”, sob o manto do anonimato, ironizando a atitude da companheira – o que é reprovável! Foram comentários desairosos e depreciativos. Uma atitude deselegante, descortês e desabrida. Uma atitude que não contribui para nos elevar. Pelo contrário, só faz rebaixar.

Ederivaldo Benedito vem em defesa de Maria da Trindade, em respeito à companheira, aos responsáveis pelo “Pimenta na Muqueca”, aos colaboradores do blog e aos leitores. Também, porque ninguém mais do que Ederivaldo Benedito defende a liberdade de expressão, princípio básico da profissão que abraçou.

Ederivaldo Benedito gosta da polêmica e dos questionamentos. Questionar, polemizar, formar opinião, as características do Jornalismo! Por isso, defende o princípio do contraditório, o debate franco e aberto o confronto de idéias – tão propalados pelos amantes da liberdade...

Ederivaldo Benedito não concorda, em parte, com o conteúdo nem com a forma do “Pimenta na Muqueca”. Mas, defende até a morte o direito de o blog existir e de seus responsáveis e colaboradores expressarem seus pontos de vista.

Ederivaldo Benedito concorda com o francês François Marie Arouet, o popular Voltaire. Entende, entretanto, que discordar, apresentando alternativas, é salutar para a democracia.

O “Pimenta na Muqueca” é uma boa iniciativa! Tem humor, crítica, ironia. Isso é ótimo e compreensível. Valeu a pena criar o blog? “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, disse o Fernando, uma grande pessoa.

Entretanto, é preciso a gente mostrar a cara e digladiar em paridade de armas. O duelo tem que ser justo e a discussão às claras, olho-no-olho, cara-a-cara, frente-a-frente. Assim, respeitaremos o semelhante e exigiremos respeito. “O anonimato reduz o valor do que aqui é produzido”, disse um anônimo.

Agindo dessa forma – acredita Ederivaldo Benedito – iríamos contribuir para o fortalecimento da Imprensa Regional e para construção de uma sociedade mais justa. Também, prestaríamos um grande serviço aos nossos filhos, adolescentes que são, e que estão acompanhando os comentários neste “Pimenta na Muqueca”.

Do contrário, prevê Ederivaldo Benedito, nos transformaremos em ditadores, coronéis, censores, opressores, donos da verdade – essa gente que tanto combatemos, mas que alguns de nós invejam. Assim, atingiremos a vanguarda do retrocesso e sepultados vivos estaremos em vala comum, semelhante à existente no quartel da portuguesa Abrantes.

Se esconder ou mostrar a cara?

A indagação é de Ederivaldo Benedito; a decisão é do “Pimenta na Muqueca”!

Ederivaldo Benedito é jornalista e Radialista.

Clique aqui para ler o artigo de Maria Trindade Lima.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse gaiato é um senhor... Vejão só! Defende a li-ber-da-de de ex-pres-são. Hipócrita, não assume o patrulhamento...

Anônimo disse...

Ricardo Ribeiro, Davidson Samuel, Gilvan Rodrigues, Marcel Leal, Maurício Maron, Daniel Thame, Marcos Alpoim, Luis Conceição, Ailton Santos, Gerson Menezes ou quem quer que seja o responsável pelo blog "Pimenta na Muqueca":
A minha paciência se esgotou e todos terão que concordar comigo.
Se eu continuar a ser ridicularizado e ofendido publicamente por qualquer covarde irresponsável no blog – repito qualquer – irresponsável, covarde e anônimo, a exemplo deste:
"HD disse... Esse gaiato é um senhor... Vejão só! Defende a li-ber-da-de de ex-pres-são. Hipócrita, não assume o patrulhamento... " 20/03/2007 13:08:00", eu tomarei as devidas providências, trilhando, obviamente, o caminho legal.
De antemão, sugiro observar o Capítulo V, Arts. 138, 139 e 140 do Código Penal.
Entretanto, se o comentário, mesmo ofensivo, for assinado e identificado – nome, fone, e-mail – óbvio que não me furtarei a aceitar, porque estarei enfrentando uma pessoa corajosa pronta para o embate.
Os covardes são seres vis, figuras desprezíveis; sua ação é devastadora. Mas, como todo mal, deve ser cortado pela raiz.
Ederivaldo Benedito
E-mail: ederivaldo.benedito@gmail.com.
Fone: 73 8828 0642.

Anônimo disse...

O HD de Bené pifou... Tá em parafusos...

Anônimo disse...

Benedito, quero mim solidarizar-mim a sua pessoa inoxidavelmente inoxidavel.

Você é umapessoa mediocrático, retombante, cabriocárica.

Você é daquelas pessoas que vieram de nada e hoje não têm porra nenhuma também.

Pessoa essa que vive fazeno um trabalho magnífico com a sua aomildade... a sua simpricidade. Dentro da conseqüência medioválgel.

Você, Benedito, é uma pessoa estrambólica, uma pessoa batráquio.

Quero parabenizar por você ser uma pessoa rélpis, que tenta alegrar a população do nosso Itabuna.

Sei, Benedito, que você é uma pessoa estrogonoficamente sensível. merece nosso respeito tecnológico,

Muito Obrigado, Bené!