10 março 2007

Despacho na Direc

Xô macumba

Macumba, no vocábulo popular, pode ser traduzida como ebó, feitiço, coisa-feita ou mandinga. Tal prática, que resulta da religiosidade dos cultos afro-brasileiros, quase sempre é despachada em encruzilhadas, com intenções ambíguas, tanto pode servir como oferenda religiosa ou bruxaria para atrasar a vida alheia.
Na noite de quarta-feira (7), por volta das 22 horas, após um longo dia de trabalho, a professora Miralva Moitinho e sua equipe depararam com um desses ebós na portaria da Direc 7, ou seja, em plena praça Otávio Mangabeira, no centro de Itabuna. O despacho estava completo: cachaça, cigarros, farofa de dendê e outros ingredientes típicos.
A nova diretora da Direc 7, que afirma ter o corpo fechado, apenas invocou a proteção dos anjos e seguiu adiante. O ebó foi neutralizado com água, colocado num saco e jogado no lixo.

Coluna de Maurício Maron

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero ver qdo é q vão colocar dinheiros nessas macumbas e nota de 100 pra eu pegar. Qual é? Isso é coisa de gente da direita, a pior macumba é a inveja... Vá em frente Miralva.

Anônimo disse...

Bela coluna do Maurício. Pelo menos a coluna dele não é como as de costumes, com apenas "elogios".