28 novembro 2007

Baixo nível não encontra eco na comunidade acadêmica

Maurício Ferreira

Acusações infundadas; manipulação de dados; intromissão na vida pessoal; palavras de ordem xulas e de baixo calão, são algumas atitudes que os concorrentes do atual reitor, de forma desesperada, apelam e baixam o nível das eleições .
.
Porém, as notas plantadas em jornais e os boatos espalhados na Uesc não têm encontrado eco na comunidade acadêmica.
.
Tais atitudes demonstram o despreparo e a falta de conhecimento e propostas concretas para gerir a universidade. Ao invés de apresentarem propostas para a gestão do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, insistem em inventar, mentir e rebaixar o nível do debate.
.
A Uesc enfrenta problemas, da mesma forma que a maioria das universidades públicas e todas as universidades do Estado da Bahia, contudo a Uesc encontra-se em situação menos grave que as outras. Algumas, no ano passado, chegaram a ter os serviços de telefonia e outros suspensos por falta de pagamento.
.
Um dos maiores problemas da Uesc hoje é que a universidade cresceu de tal forma, em relação ao número de cursos de graduação e pós-graduação, que o número de salas é insuficiente, porém a construção de novo pavilhão não é possível com o orçamento atual.
.
A construção e ampliação de vários laboratórios permite aos pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação melhores condições para viabilizar suas pesquisas.
.
A extensão tem feito articulações, principalmente com as camadas excluídas da população, apoiando os agricultores familiares, a comunidade indígena Tupinambá e os assentementos rurais, viabilizando apoio técnico e projetos nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento social.
.
Perfil de Lourisse

Porque só agora se apresenta como alternativa? Permaneceu até o dia do registro das candidaturas sem romper com Joaquim ou fazer qualquer crítica pública à gestão.
.
Afirma que o curso de direito irá ganhar com a sua ida para a reitoria, porém esquece que "manda" no curso de Direito há cerca de 20 anos, sempre dirigindo ou apontando os Diretores de Departamento de Ciências Jurídicas e Colegiado do Curso.
.

Se o Curso de Direito está em crise, a responsabilidade seria da Reitoria?
.

Isso é impossível, pois no modelo binário, vigente desde 1994, a gestão é compartilhada e a reitoria não pode intervir diretamente nos cursos, sem a solicitação do Departamento (matéria administrativa) e do Colegiado (matéria acadêmica).
.

Oposição de utilíssima hora é oportunismo.
.

A candidatura de Lourisse é apoiada pela direitona. Inclusive o Diário dos Gomes entrou de cabeça na campanha.
.

Valter Silva:

Quem é Valter Silva e o que quer com a candidatura?
.

Professor de Matemática, com pouca experiência administrativa e nenhuma experiência em pesquisa ou extensão. Nunca participou de um Projeto de Pesquisa ou de Extensão.
.

Ataca a atual gestão, afirmando que a Uesc não tem relação com a região, nem compromisso com o desenvalvimento regional.
.

Deveria dominar a o ponto que entende como ponto fraco da atual gestão. Perguntado no debate sobre quais seriam as linhas de pesquisa e extensão (único modo de intervir na realidade local), respondeu que: "Vou construir um pavilhão pras exatas e mais dois pavilhões: um pavilhão de pesquisa e outro de extensão. Além disso vou construir um ponto de apoio para os pesquisadores pra quando forem pra Salvador buscar verbas".
.

Só faltou dizer que iria entregar umas cuias para os pesquisadores.
.

Não apontou nenhuma linha de pesquisa. Poderia ter até improvisado ou pelo senso comum ter se referido à preservação da mata atlântica; ao desenvolvimento da produção agropecuária; do Planejamento e Gestão de Cidades; Saúde; Turismo; Biocombustíveis; informática e tantas outras linhas que se identificariam com a realidade social e as potencialidades econômicas regionais.
.

Valter, no fundo, sabe que não tem condições de ser reitor, ele está utilizando a campanha de reitor para popularizar seu nome como candidato a vereador em Itabuna. Valter foi candidato a vereador em 1996, em 2000 e em 2004, sem lograr êxito, agora aparelha uma eleição séria, apenas para se projetar.
.

Joaquim e Adélia reúnem as melhores condições para gerir a instituição. Competência administrativa e acadêmica.
.

As outras candidaturas são temerárias à estabilidade da instituição. Podem afundar uma universidade que tem se firmado com muita luta e dificuldades.
.

Por isso que a chapa conseguiu unir figuram emblemáticas, com diferentes matizes ideológicas, mas com um ponto em comum: História de lutas na FESPI/UESC e COMPROMISSO INSTITUCIONAL. Dinalva Mello; Davidson Magalhães; Adeum Sauer; Rui Póvoas; Tica Simões; Margarida Fahel; Rosana Lopes; Milton Ferreira; Olivia Lisboa; Aparecida Aguir (Cida) Cornélia; Vera Menonça; Marileide; Arléo Barbosa; Herlon; Bomfim; Niraldo;Tereza Moreno; .Aliado a isso, reúne apoio dos novos professores que pesquisam e constroem ensino e exrtensão de qualidade: Ronam; Chiapetti; Max; Neilon Calazans; Júlio Cascardo; Roberto Paixão; Mércia Margoto; Roseane; Maridalva Penteado; Arituza; Sandra Abreu; Patricia Argolo; Pilligra, entre outros.

4 comentários:

Anônimo disse...

A UESC VAI IMPLANTAR O CURSO DE TURISMO ACADÊMICO.

QUINCAS PÃO PENSA EM RETORNAR À SALA DE AULA... E FAZER BREVES ESTÁGIOS NA CHINA, ARGENTINA, FRANÇA...

Anônimo disse...

"Professor de Matemática, com pouca experiência administrativa e nenhuma experiência em pesquisa ou extensão".

Gozado, Joaquim, quando foi eleito, não tinha nenhuma"experiência em pesquisa ou extensão". Sua "experiência administrativa" se limitava a administrar um restaurante que fechou.

Anônimo disse...

eu soube q Davidson apoia Joaquim pq sua situação é irregular e Joaquim prometeu regularizar, ou seja, farinha pouca, meu pirão primeiro

Anônimo disse...

Feio mesmo, foi ver pessoas com passado ético,sérias,pessoas de bem, que nunca pesou sobre elas qualquer tipo de dúvida sobre suas condutas e
em alguns instantes verem seus nomes enxovalhados por apoiarem um candidato comprovdamente corrupto, que gasta o dinheiro público dessa forma, digamos... erotizada. Professora Margarida Fahel? até a senhora????? e agora!!!!! não sabia das farras com o dinheiro público? como fica sua historia de luta na UESC, sua familia, filhos? seu nome? Esperamos um depoimento público, afinal seu depoimento ajudo a reeleger o quincas pão.