27 novembro 2007

"Os filósofos estão se revirando nos túmulos"

Caiu como uma bomba o discurso feito ontem, na Uesc, pelo professor Djalma Eutímio no curso de Direito.

Djalma questionou o slogan da candidata Lourice Salume ("Ética e Compromisso"). Segundo ele, ao atribuir a si mesma a marca da ética, a professora fez com que os filósofos se revirassem nos túmulos.

Membro do mesmo departamento ao qual pertence a candidata à reitora, o professor passou a descrever o currículo de Lourice, com jeito de quem apresentava uma folha corrida.

Entre outras ações deletérias, Djalma afirmou que Lourice utilizou seu poder como diretora do Departamento de Ciências Jurídicas para promover uma série de arbitrariedades. A contratação de uma empresa sem licitação para organizar um concurso público foi um dos desvios mencionados.

Segundo o professor, foi nesse mesmo concurso irregular que o filho de Lourice foi aprovado para o cargo de professor da disciplina Direito Internacional. À época, o jovem tinha acabado de concluir a graduação.

Demonstrando indignação e sem pedir segredo de suas afirmações, Djalma declarou que Lourice "acabou" com o curso de Direito da Uesc. "Hoje vivemos o absurdo de ter uma turma de direito agrário com três alunos da FTC e apenas um da Uesc", observou.

Também de acordo com Djalma Eutímio, há casos de professores que foram demitidos do departamento por perseguição. Outros continuariam sendo vítimas da atual vice-reitora e candidata ao título de Magnífica.

O professor salientou que seu pensamento era o mesmo de diversos membros do quadro docente da Uesc, embora nem todos se disponham a se manifestar com tamanha sinceridade. Acrescentou, porém, que os professores Carlos Valder e Geraldo Borges assinam embaixo das críticas a Lourice.

Djalma concluiu sua fala, declarando que a universidade precisa fazer uma opção segura. "Não podemos mudar como os ilheenses mudaram em 2004, elegendo Valderico Reis", comparou. O professor disse que não tem nada contra o candidato Valter Silva, mas deixou claro que o considera inexperiente para o cargo que postula.

E fez questão de frisar: "meu voto é de Joaquim".

2 comentários:

Anônimo disse...

Claro Tití é o de Jabes tambem.

Anônimo disse...

Resta saber se o Djalma votou em joaquim na eleição passada. Todos lembram que Lourice é a atual vice de Quincas.