26 novembro 2007

MEC assume Emarcs na BA

As quatro Escolas Médias de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarcs) serão transformadas em Instituições Federais de Educação Tecnológica (IFET) do Ministério da Educação, que formam atualmente uma rede de 152 escolas no País.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Ceplac, Gustavo Moura, e o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, na solenidade de formatura de 122 alunos da Emarc de Uruçuca.

Pelo projeto, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2008, as atuais escolas do Departamento de Educação da Ceplac em Teixeira de Freitas, Itapetinga e Valença integrarão o Sistema de Instituições Federais de Educação do Sul e Extremo-Sul baianos, com sede em Uruçuca.

Deverá haver concurso para a contratação de 30 professores no primeiro semestre. As escolas terão cursos de Agroecologia, Bioenergia, Matemática, Física, Química e Biologia, em nível de licenciatura e bacharelado.

Os atuais cursos técnicos em Agropecuária, Agrimensura, Tecnologia de Alimentos e Hotelaria e Turismo continuarão sendo ministrados em todas as unidades, mesmo após a criação do Sistema IFET. O investimento nas escolas no próximo ano será de R$ 6 milhões. (Com informações da Ascom/Ceplac)

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora a Embrapa assume a pesquisa e o Ministerio assume a extensão.
A CEPLAC não tem mais sentido.

Lula Almeida disse...

Parabens EMARC'S acredito na força da Educação e nessa instituição que é de grande importancia p/ o ensino da região cacaueira, isso irá melhorar tb o nosso municipio de Uruçuca, quero ainda agradecer a nobre deputada federal ALICE PORTUGAL pelo seu empenho nessa questão, honrando seu mandato pelo povo baiano, que sirva de exemplo p/ outros parlamentares.