23 novembro 2007

Zeca Espantalho para reitor da Uesc

A eleição a reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) pode dar uma zebra daquelas. Na verdade, pode dar um espantalho. Zeca Espantalho.

Este é o nome do boneco que um grupo de rebeldes (sem causa?) usou para espantar a apatia do debate entre os candidatos a reitor da universidade.

Zeca Espantalho é chapa 4.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eleições para Reitor: quem é digno de apoio dos estudantes, professores e funcionários?

A comunidade acadêmica da UESC acompanha desde o último dia 09 as controvérsias e articulações em volta do pleito ao cargo de Reitor e Vice-Reitor. A discussão e propagandas roubam a cena. Agora, Valter Silva (Chapa 1), Lourice Hage (chapa2) e Joaquim Bastos (chapa 3) apontam suas “proeminentes” propostas para a Universidade. Utilizando tapinhas nas costas e sorrisos amarelos mostram a hipocrisia típica de futuros detratores da educação baiana.
Lourice e Ângela: uma Uesc melhor para quem?
Por trás do esquálido discurso de Gestão Participativa manifesta-se a prática autoritária, cujo sentido é o desmonte da educação pública. Lourice, ao lado de Joaquim, manteve-se nos últimos anos complacente com a nefasta política educacional de ACM/ Paulo Souto e com a política de arrocho salarial dos docentes e técnicos administrativos. Em outubro de 2006 agiu, representando a reitoria, com bastante arrogância e truculência diante da exigência de isenção da taxa do vestibular pelos estudantes do Universidade para Todos, mostrando a verdadeira democracia que reivindica. Do mesmo modo que Joaquim e Valter Silva, pretende configurar a Universidade na lógica do mercado celebrando as parcerias com a iniciativa privada.
Joaquim e Adélia: privatizar para expandir
Estimulando a interação da Universidade com empresas privadas Joaquim pretende expandir a privatização da Uesc. Transformando-a em um verdadeiro paraíso para as negociatas das Fundações de Apoio e para a usurpação do patrimônio público pelo capital. Esta política está longe de beneficiar estudantes, docentes e funcionários, pois, o principal objetivo é o lucro das empresas em detrimento das melhores condições de estudo, trabalho e controle da produção científica pela comunidade acadêmica.
Valter Silva e Pedro Lopes: a presença do novo?
Tentando apossar-se das bandeiras do Movimento Estudantil e capitanear em votos o desastre representado na Gestão Joaquim Bastos, Valter Silva desponta-se como uma possível alternativa ao conservadorismo dos candidatos das Chapas 2 e 3. Todavia, este candidato não passa de mais um apêndice do Governo Estadual e se for eleito não vai concretizar nenhuma de suas promessas, pois, na prática não incorporou em suas propostas as reivindicações históricas dos setores que diz representar: estudantes, docentes e funcionários. Além disso, pretende “incentivar a captação de recursos externos junto a agências financiadoras da União, Estado e outras entidades [privadas] nacionais e internacionais, para o apoio à atividade de pesquisa científica e tecnológica desenvolvida na UESC” (Programa de Governo, 2007, p. 14, grifo nosso), ou seja, pretende entregar nossa produção científica para o Tio Sam.
Zeca Espantalho a nossa alternativa!
Diante da falta de alternativa para representar os estudantes, professores e funcionários na Gestão 2008-2011 conclamamos a comunidade acadêmica a direcionar seu voto de protesto para Zeca Espantalho. Zeca é o candidato a Reitor forjado nas lutas dos estudantes e trabalhadores. Não deposita confiança em Governos do tipo de Wagner-Lula. Acredita que a existência de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade perpassa pela derrota das políticas educacional destes Governos, cujo objetivo é transformar a Universidade pública em um verdadeiro escolão.
Para amenizar a crise da Universidade Gestão Zeca reivindica:
5% da Receita Tributária Líquida (RTL), no mínimo, para as UEBA’s;
Reposição salarial para professores e técnicos administrativos;
Criação de uma rubrica específica vinculada a Receita Tributária do Estado da Bahia para o custeio da Assistência Estudantil;
Extinção do Prodape e criação de uma Pró-Reitoria de Assistência Estudantil sob o controle dos estudantes, docentes e funcionários;
Gestão pública do Restaurante Universitário sob o controle dos estudantes, docentes e funcionários;
Controle da produção científica por estudantes, docentes e funcionários;
Reestruturação das licenciaturas;
Ampliação do acervo bibliográfico.

ZECA ESPANTALHO O CANDIDATO RADICAL – VOTE CHAPA 4
Centro Acadêmico de História Cabloco Marcelino (CAHIS-CAMA)
CONLUTE – UESC

Todo apoio aos estudantes da UFBA!
Abaixo a polícia fascista de Lula/Tarso Genro!

Anônimo disse...

Esse anônimo aí é o verdadeiro representante do PCCPC - Partido Comunista Comunista Prá Cacete. Êta posiçãozinha anacrônica essa, hein? É de fazer Mao, Stalin, Lenin e Cia darem 10 voltas no túmulo. Sai fora dinossauro!!!! Vc pensa que elegendo um boneco esse seu protestozinho vai dar em alguma coisa? É preciso, para o caso, escolher o menos ruim e exigir ação do mesmo e cobranças de perto. Onde vcs estavam quando da farra feita pelo Sr Joaquim com o dinheiro da Universidade? Preparando outro bonequinho, é?