25 novembro 2007

Vai estudar, FHC!!!

"A frase do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que escorregou no português formal ao criticar indiretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi considerada "politicamente incorreta" pela professora de português Thaís Nicoleti. No 3º Congresso do PSDB, anteontem em Brasília, o ex-presidente disse que quer "brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria".

Pela norma culta, o correto seria "mais bem educados". "Rigorosamente, deve-se usar "mais bem" antes de particípio. Porém, essa construção ["melhor educado'] é considerada aceitável, ela está no limite entre a norma padrão e o desvio dela", afirma Nicoleti.

Para a professora, o mais grave, no entanto, é o significado da frase do ex-presidente. "Todos sabem falar a sua própria língua. Não se pode usar a fragilidade da educação formal de uma pessoa para atacá-la. Como professora de português, nunca desmereço o discurso de alguém por sua forma de falar. Isso é politicamente incorreto ou no mínimo mesquinho."

Nicoleti diz que, como a língua é dinâmica, o que foi considerado errado no passado pode ser aceito no presente. "Quem sabe, no futuro, as pessoas deixem de usar o "s" [para designação do plural]. Possivelmente, quando Fernando Henrique freqüentou a escola ele aprendeu que o correto era apenas "mais bem" educado."

Por trás da discussão, a professora aponta haver certa condescendência com erros gramaticais de classes sociais mais altas. "Há registros típicos de classe mais baixa, como a falta de concordância nominal ou verbal. Nas classes mais altas, também há, como a colocação pronominal ou o uso de "melhor" no lugar de "mais bem". Essas, no entanto, são consideradas mais palatáveis." (Folha de São Paulo)

6 comentários:

Anônimo disse...

Maraviloso o comentário da colega, sem contar que FHC demonstrou ser um cara preconceituso, aqui registro: PRECONCEITO LINGUÍSTICO. Lula, não tem obrigação de falar a norma culta da língua, pois não é como FHC, um sociólogo e professor nos Estados Unidos, mas um brasileiro que demonstra para o país e o mundo que é capaz de fazer o Baril caminhar melhor...sabemos que a adminstração deveria ser mais avançada, porém depende de tantos fatores e muitos interesse...assim, como também políticos invejosos que atrapalham ao invés de ajudar a melhorar, sendo assim, estes não amam o solo brasileiro nem tampoco a sua gente!!!

Anônimo disse...

FHC, o dito príncipe sociólogo, tem vergonha de ser brasileiro. Aliás, seu partido precisa demasiadamente do poder para poder satisfazer suas necessiadades burguesas, nada mais. Uma vergonha esse senhor. Tem raiva do povo brasileiro e se corrói de inveja e desprezo pelo governo de um ex-metalúrgico que é anos luz melhor que o seu. Esse senhor quebrou o país 3 vezes só para satisfazer seu grupelho. suas vaidades e sua política econômica equivocada e incompetente. Aliás o que esse cidadão faz da vida mesmo a não ser ficar nos enchendo com sua retórica preconceituosa e chata? Eles, os Tucanos, não admitem o sucesso desse governo. Querem ver o país na lama, são os defensores do quanto pior melhor. Portanto grito com todas as minhas forças: FORA FHC, FORA TUCANA DE MERD... VIVA LULA E O PAÍS QUE É HOJE A NOSSA CARA!!!!

Anônimo disse...

O que é pior, praga de mãe ou inveja de viado?
Neste caso, uma "Tia".

Edgard Freitas disse...

Que Lula não gosta de estudar é fato confessado pelo próprio Molusco-mor da República.

Me espanta a apologia da "inguinorânça" promovida pela - cof cof - intelligentzia brasileira.... Costumavam criticar FHC pelo seu academicismo, ao mesmo tempo em que o apedeutismo de Dom Lula vira cult.

Adoro os tremeliques da patrulha "politicamente correta"

Anônimo disse...

Pô, Edgar, pensávamos que o sr. fosse criticar o português-ruim do ex-presidente...

Edgar, meu filho, não fique como a esquerda sectária.

Anônimo disse...

Seu Lula não estudou porque não quis, tempo ele teve de sobra pois aposentou aos 27 anos e nunca quis estudar, preferiu ser pelêgo de sindicato e chegou a presidente da república, que culpa tem FHC se seu sucessor não é chegado a leitura, e falar errado sem concordância gramatical para a professora é considerado normal, más para FHC é falta de cultura. Vá pregrar em outro terreiro professora, puxa saco.Detesto puxa-saquismo de qualquer forma, seja para o analfa e para o estudado.