25 novembro 2007

O preço vil da traição

“A fidelidade não tem preço.”

Esta afirmativa eu ouvi de Adervan, e nela acredito porque Adervan, ao longo da sua história política, deu provas disso. Vi Adervan manter vivo o nome de Ubaldo Dantas nas páginas do Jornal Agora, mesmo quando Ubaldo se mantinha afastado de Itabuna e dos seus “ex-amigos”.

E assisti a Adervan caminhar ao lado de Renato Costa, na última eleição municipal de Itabuna, mesmo quando os erros da campanha já demonstravam a inviabilidade do nome de Renato no pleito.

Vi também quando todos, inclusive velhos companheiros do PT que se beneficiaram diretamente do erro por ele cometido e que antes bebiam na fonte dos seus ensinamentos políticos, execrarem o nome do então deputado Josias Gomes (afirmando que não o defenderia porque seria um verdadeiro abraço de afogado) pelo seu envolvimento no caso do mensalão. Adervan, que até hoje é amigo de Josias, foi a única voz a defendê-lo.

Notícias que chegam da política ilheense dão conta de que o prefeito Newton Lima está disposto a entregar na bandeja a cabeça do seu secretário Alcides Kruschewsky, em troca do apoio do PMN na Câmara. O que vale dizer que, em troca dos quatro votos do PMN, do qual prefere ser refém, Newton rifa a cabeça do seu companheiro de primeira hora e expurga do poder o partido PSB.

O PSB, lembremos, o acolheu e deu postura política ao seu mandato, livrando-o da sanha de Alisson Mendonça. Se isso vier a se confirmar, prova que Newton aprendeu rápido as práticas nefastas da política. Ou então revelou, também muito rápido, seu verdadeiro caráter e confirmou as suas fraquezas.

Pelo que se pode ver, para alguns homens, notadamente políticos, a honra e os compromissos de fidelidade possuem preço, que não chega a ser tão alto assim, o que equivaleria dizer que vale algumas moedas de troca, desde que estas saciem a fome de poder momentâneo.

Para outros, no entanto, mesmo sendo políticos, o sentido de honra, amizade e fidelidade assume um papel importante de vida, para qual não existe preço que justifique o ato vil da traição.

Zelão, em nome da honra que ainda resta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uia seu Zelão, então seu Newton Citríca, aprendeu logo a lição de casa, e tá sendo ótimo aluno de Jabes Ribeiro, e de seu Jailson Nascimento, é o poder seu Zelão.
Ele fica livre do paxá de Olivença Pai Cidão e core para os braços de Jabes PP e Jailson PMN, e cai nas garras do gavião Isaac Albagri.Junta o diabo e Satanás. Tá feia a coisa em Ilhéus , em seu Zelão eu vou acabar é votando em Dr. Ruy, já que não tem nada melhor para escolher. Tanto fás dar na tampa ou no balaio.kakakakaka

Anônimo disse...

o prefeito só esta faltando se aliar com valderico, pois seu mandado de prefeituravel, esta uma bagunça.