28 novembro 2007

Troca de favores e politicagem na Uesc

O.P.*


Vou desabafar como estudante desacreditado. Estou extremamente decepcionado com a postura de professores nesta eleição para reitoria. Muitos deles, aos quais sempre admirei, uns que se mostraram jovens e arrojados, outros super-organizados e talentosos, todos que respeitava muito, tomaram uma decisão quase geral de apoiar o professor Joaquim para a reitoria. E quando eu pergunto por que, ninguém sabe direito explicar. Falam mais de outros candidatos do que de Joaquim em si.

Os nossos cursos estão simplesmente abandonados, as condições de sala de aula são péssimas, as condições de permanência do estudante na UESC horríveis. Mas, mesmo assim, tenho que entrar em sala de aula e ver pessoas que admiro(ava) vestindo a camisa dessa gestão que, a meu ver, foi descompromissada.

O pior é que as justificativas quase sempre envolvem "moedas de troca" que, por mais que não sejam ditas, transparecem. Professores ganharam cargos de confiança não pela competência, mas pela sua utilização eleitoral, para fazer dos DEPARTAMENTOS um "curral de votos", desculpe a expressão, e é exatamente o que está acontecendo.

Joaquim fez a troca dos cargos de confiança não por competência, pois senão já os teria colocado no início da sua gestão e não no final, como foi feito. E ele conseguiu. Foi assim com a professora Adélia e assim com outros tantos. Não sei qual será a repercussão desse e-mail, acho que nada mais posso fazer, mas esse processo eleitoral me fez ver que as pessoas não são o que parecem ser.

A partir de hoje, infelizmente, não mais levarei em conta o que os professores aconselharem sobre assuntos não acadêmicos, e juro que tentarei convencer todo estudante a isso. Infelizmente, estou com a impressão de viver no meio de pessoas que apenas pensam nos próprios interesses, que são covardes na hora de combater o que acham errado e, o pior de tudo, "compráveis". Não estou dizendo que são isso, mas é a impressão que estou tendo não tem jeito.

Não é possível que nós estudantes que sofremos nestes 4 anos(vocês sabem que sofremos), pois a gestão nunca olhou pra nós, tenhamos que ficar ouvindo professores pedindo votos para esta mesma gestão, e o pior movidos por interesses que até hoje não consigo compreender.

Prefiro acreditar que realmente os DEPARTAMENTOS votem em Joaquim porque têm a consciência de que ele é melhor, mesmo que eu considere essa uma análise rasa e absurda. Mas, enfim, é uma opinião minha. Estou realmente decepcionado com o processo, ver um local como a universidade que deveria ser o local de maior criticidade se tornar um campo de troca de favores e politicagem.

Saudações,


Nenhum comentário: