28 março 2008

Geraldo, Seagri e sucessão

Marco Wense

O jornalista Levi Vasconcelos, na sua coluna Tempo Presente, jornal A Tarde, edição de 26 de março, informa que “Geraldo Simões convenceu o governador Jaques Wagner de que é possível ganhar a eleição de Itabuna com a candidatura de Juçara Feitosa (PT)”.

De maneira incisiva e sem rodeios, Levi afirma que “Geraldo Simões enterrou de vez a idéia de disputar a prefeitura de Itabuna”. Para o analista político, a permanência do petista na secretaria estadual da Agricultura é fato consumado.

Não é bem assim. O governador sabe que a candidatura de Juçara ainda não atingiu a viabilidade eleitoral que possa garantir uma possibilidade de vitória na sucessão do prefeito Fernando Gomes (DEM).

Aglutinar outros partidos da coalizão governista em torno da sua candidatura, principalmente o PSB e o histórico aliado PCdoB, é o primeiro desafio de Juçara Feitosa.

Sem essa junção de forças, numa coligação majoritária envolvendo o PT, PSB, PCdoB, PTB, PMN e, quem sabe, o PR do senador César Borges, fica difícil a caminhada da ex-primeira dama rumo ao Centro Administrativo Firmino Alves.

Entre a sucessão municipal e a permanência de Geraldo na Seagri, correndo o risco do PT perder a eleição para o PMDB, o governador, sem pestanejar, fica com a candidatura de GS.

É bom lembrar que o pragmático PMDB é o grande adversário do PT na eleição de 2010.

A conquista da cobiçada prefeitura de Itabuna, com o neo-peemedebista Fábio Santana, é mais uma azeitona na empada do ministro Geddel Vieira Lima.

10 comentários:

Anônimo disse...

Pimenta:

Acho que Geraldo está jogando uma cartada decisiva. Ou calça de veludo ou bum-bum de fora.
Se Juçara perde, ele se acaba politicamente. Se, por outro lado ele consegue eleger Juçara e faz um bom trabalho na Secretaria de Agricultura, poderá lutar para ser o sucessor de Wagner.
Será que ele tem tanta coragem???

ATÔNITO, com a coragem de GS

Anônimo disse...

Martí atônito com o anônimo acima;


Coragem? ou covardia por saber das dificuldades que virão numa disputa onde a sua rejeição beira os 50%?

Ele ficando na SEAGRI e a Imperatriz Juçara I perdendo as eleições aqui, não é tão ruim pra ele não.

Ficaria na cena política estadual muito bem situado, com condições de influenciar as indicações da disputa de 2010.

Agora, vindo disputar e perdendo, voltaria a ser um simples deputado federal, com o agravante de só ter dois anos pela frente pra fazer o que nunca fêz pela região como parlamentar.

Ser prefeito de novo? pra que?

O trampolim prefeitura já o catapultou e o capitalizou.


PS. É hilário ver o desespero de MW ao perceber que pode ficar sem a boquinha ano que vem.

Anônimo disse...

Os três representante do Sindicato Cutista dos Motoristas e Cobradores de Campinas SP prêsos nesta quarta por extorsão a empresários em 100 mil reais são filiados ao PT.
Esse pôvo nâo tem jeito e robalheira em Brasília é nos Sindicatos.

Anônimo disse...

Pois eh, Geraldo lança Jussara I apenas como "boi de piranha" par q todos se esqueçam dele, q é o candidato de fato.
Jussara I não tem como se viabilizar e isto MW especifica muit bem.
É impossível Jussara I conseguir juntar em torno de seu nome o PSB, PC do B, PR (q não é dificil fechar com Geraldo, vide Roberto de Souza q é quem manda nele em Tabocas) eoutros menores tipo PMN, PTB (q fica com Geraldo ou Jussara I, tanto faz pois tem a boquinha da biofabrica).
Concordo com MW, se não houver estra costura, candidato é Geraldo, nunca Jussara I

Anônimo disse...

Vejo diferente.
Se a ex-primeira dama vencer as eleições, ele será secretario e prefeito, se ela perder ele continua secretario. Concordo que uma boa situação no cenário político estadual. E o GS ainda vai dizer que perdeu porque o candidato não foi ele.
Se ele fosse o candidato e perdesse ele continuava com o mandato, que não é de simples deputado, é uma posição seleta de 513 poderosos do nosso país. Ele ta jogando pra ficar com tudo, como sempre, é claro.
E outra, essa coisa de dizer que dois anos são poucos para ele se reeleger é besteira. O cara teve 15 mil votos em Salvador, onde ninguém o conhecia. Ele acredita friamente que o dinheiro compra tudo.

ツ Mr Anderson ♪ disse...

O saldoso Marco Wense tem toda a razão, juntamente com o jornal A Tarde.

É preferivel que o GS venha e enterre de vez as pretenções de seus concorrentes, pra mais tarde, também, entrar com uma forte auditoria e pegar seu maior rival o F. CUMA.

E ASSIM ITABUNA CRESCE E FERNANDO DESCE.

ツ Mr Anderson ♪ disse...

Amigo Anônimo:

Eu tb vejo como vc!

"Se a ex-primeira dama vencer as eleições, ele será secretario e prefeito".

Mas é claro e acho que Itabuna so terá a ganhar com isso!!! Tudo ficará na mão do GS e com isso ele trará os beneficios pra k sendo secretário e podendo comandar a PMI, de forma indireta. No minimo sua mulher vencendo ele sentirá a obrigação de ajudá-la, até mesmo pra fazer uma futura reeleição dela e ele continuar com seu grande voo em busca do Palácio Ondina ou o Senado em Brasília. SE ESSAS PREVISÕES SE CONCRETIZAREM, PENSEM EM ITABUNA RECEBENDO OS "PRESENTES" DA QUAL PRECISA E TERÁ EM SEU CENTENÁRIO.

AVANTE ITABUNA!!!

Anônimo disse...

mr. chocolate, suas previsões não se farão verdade, pq Itabuna está cheia de políticos corruptos. Por isso desta vez, tanto Fernando, como o cabeça de pitú corrupto serão rechaçados daqui para não ter mais volta. Mr. chocolate, você deveria ter mais o que fazer do que defender uma pessoa nefasta dessas.
Saudações de um amigo.

ツ Mr Anderson ♪ disse...

QUANTO O ANÔNIMO DE 29/03/2008 13:03:00:

JA CITEI VC AKI OUTRAS VEZES, POREM O BLOG NÃO LIBEROU O MEU POST. + UMA VEZ SEI QUE É VC VAL KRA DE PAU E PERSEGUIDOR DE CRENTES/EVANGÉLICOS.

BASTAVA VC TER CORAGEM SE IDENTIFICANDO PRIMEIRO PRA EU TE RESPONDER ANTES DE MAIS NADA. POIS ASSIM TODOS NÓS ENTENDERIAMOS O PQ DE ONDE VEM TANTA ASNEIRA. VC JA DEU O QUE TINHA QUE DAR, ALEM DISSO DEVERIA É USAR SUAS PALAVRAS PRA QUEM DE FATO É NEFASTO E NÃO QUER NADA COM ITABUNA, SEU CHEFE MAIOR QUE ESTÁ NA PMI ATUALMENTE.

Anônimo disse...

concordo com vc MR Itabuna precisa sim de quem faz por esta terra e é inegável que JUçara na Secretaia social fez muito e com o apoio do governo estadual, federal e porque não de GS fará muito mais. Itabuna não precisa de quem seja bozinho ou politiqueiro precisa de quem trabalhe