05 novembro 2007

Fernando recua de privatização pela segunda vez

Fernando Gomes cede após ameaça de ser preso por
cometer várias ilegalidades para privatizar a Emasa

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, anunciou, hoje, a desistência do projeto de concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento Ambiental (Emasa) a grupos privados. Visivelmente irritado, o prefeito fez pronunciamento, às 8 horas desta segunda-feira, em cadeia de emissoras de rádio da cidade.

O recuo se deve à forte pressão da mídia independente, da Embasa, de políticos de oposição à sua administração e ação judicial proposta pelo Ministério Público Estadual. “Eles, agora, que procurem arranjar o dinheiro para fazer o serviço de água de Itabuna, porque a concessão eu já mandei cancelar desde a quinta-feira”, disse Gomes.

Esta é a segunda vez que Fernando Gomes é forçado a recuar de projeto de privatizar a empresa, criada por ele em 1989, com bens patrimoniais da Embasa, incluindo sistemas de captação de água e tratamento de esgoto, no final do governo Nilo Coelho, que sucedeu Waldir Pires. A tentativa anterior, entre 1997/2000, também foi barrada por ações da mídia e de oposição às suas pretensões.

No discurso, o prefeito criticou opositores e se disse agredido pelo representante do Ministério Público Estadual que, em entrevista à televisão, teria dito que o processo escondia mutreta. “Há 35 anos que trabalho por Itabuna. O promotor me chamou de ladrão, porque mutreita (sic) deve ser roubo, né? Peraí, seo promotor!”, esperneou.

Gomes fez críticas à política nacional que em sua opinião não merece crédito, tendo elogiado Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Luiz Viana Filho e Paulo Brossard, que davam dignidade ao Congresso Nacional. “Hoje é mensalão, cuecão, chame-chuga (sic), o que me envergonha de ser político. Por isso, estou saindo da vida pública, não sou candidato a mais nada”, reafirmou.

Apesar de dizer que teria investido cerca de 150 milhões de cruzeiros para elevar a captação de 330 para 600 litros por segundo, entre 1989/1992, Fernando Gomes reconheceu que a cidade continuou com problemas de abastecimento. Afirmou ter deixado R$ 10 milhões, no terceiro mandato, entre 1997/2000, investidos pelo sucessor, Geraldo Simões, na expansão do sistema de distribuição da cidade.

Nos ataques ao presidente da Câmara de Vereadores, Edson Dantas, não economizou ironias: “De manhã, ele toma café comigo e à noite ele vai pra casa de Geraldo Simão (sic)”, esbravejou. “Aliás, Dr.Edson não tem nenhum serviço prestado à cidade e quer ser prefeito!”, provocou, atacando também o promotor Márcio Fahel e o apresentador de TV Ricardo Bacelar pelo mesmo motivo.

E não economizou adjetivo para o apresentador: “Ele foi à prefeitura me pedir R$ 5 mil pra não trabalhar, pra ficar como fantasma. Agora, diga que é mentira minha, canalhinha!”, desafiou. Por fim, reafirmou que o promotor público e o apresentador de TV eram mequetrefes, nada fizeram por Itabuna e tentam calar sua voz. “No mundo, ninguém cala Fernando Gomes. Só Deus” sentenciou.

5 comentários:

A Porta do Reino disse...

Nós, moradores, queremos água nas torneiras, todos os dias. A oposição que é contra a privatização, vai fazer o quê? "Cuma" bem que poderia devolver já, de verdade, o "pepino" Emasa,para Embasa. No mínimo acabava com o discurso da oposição.
Nesse embate entre o mar, ( FG ) e o rochedo, (a oposição) o peixe, ( o povo) é quem tá levando porrada.Me poupem...

Anônimo disse...

Õ seu pimenta, seu Ferrado Gomes, tá bocanco a boca no trombone, e tá dizendo os nomes dos bois que quer ferrar ele, ele já tá mesmo ferrado, e agora quer botar ferraduras em todo mundo que aparece pela sua frente, em seu Resenha e seu Pimenta ele num bota ferradura, poís nois num tem compromisso nenhum com seu Ferrando Cuma. Seu Ferrando Cuma, tá mesmo chateado coms o carcará a imprensa de Itabuna.Seu Resenha e seu Pimenta num pertence a essa raia de gente.kakakakaka

Anônimo disse...

A questão, Sr Gonzalez, se é este mesmo seu nome, não se trata de briga entre a oposição e o governo do tresloucado Cuma, ma sim da insistência deste em infringir a lei sob todos os aspectos e querer vender o que não pode e não lhe pertence. É como vc alugar uma casa e resolver vendê-la ignorando o fato de vs ser apenas o inquilino, o fato e este. Outra questão é que a EMASA encontra-se nessa situação pro total incompetência da atual administração que não fez nenhum ivestimento, nenhum mesmo, na empresa. No governo passado foram investidos 10 milhões na expansão da rede de distribuição, construídos novos reservatórios e preparada a empresa para o investimento na captação. Infelizmente o povo Itabunense, como certamente é o seu caso, optou pelo banditismo, pela corrupção e pela incompetência. Taí o resultado. Se o Sr não sabe, nunca se investiu tanto em saneamento como tem sido ibnvestido atualmente no governo Lula. Bilhóes de reais já foram liberados para o setor e a atual administração da EMASA, crendo na privatização, jamais se capacitou para ir atrás desses recursos. O momento é propício e os recursos existem e não são privados, são públicos.Portanto, o Sr precisa se informar a criar uma consciência crítica séria e verificar que não se trata só da oposição que é contra esse descalabro na EMASA, é o Ministério Público e o povo organizado. Aliás não vi manisfestação de nenhuim partido sobre o assunto, só de um candidato a prefeito, por sinal muito lúcida e esclarecedora sobre a questão da EMASA. Então o caso não é de política é de polícia mesmo, é caso de crime de lesa município de lesa cidadãos.

ツ Mr Anderson ♪ disse...

Alem disso tem que ter coragem pra investir nesse tipo de obra, que fica tudo debaixo da terra, como o prefeito anterior o fez, pois o povo so acredita em obras que enxergam, que está a mostra. Agora vem esse Ferrado Cuma dizer que o GS não fez nada pra cidade na gestão passada. Foi feita uma "alvenaria", um preparo do terreno pra depois outra continuação de investimentos termina-la. Mas como sempre vem ocorrendo, eles estão depredando nosso patrimonio e ainda vão alem achando pouco e kerendo vende-lo.
O quanto ao senhor Izaías presidente da EMASA hein??? O homem chama todos os cidadaos itabunenses de mentirosos, quando estes contam as dificuldades gerada por essa futura empresa falida.

A Porta do Reino disse...

Sr.Paulo Roberto - se é êsse mesmo seu nome - os 10 milhões foram investidos onde? Abriram alguns buracos, colocaram alguns canos - quantos? - e tudo ficou como antes. Na época, como a oposição era quase inexistente, não se apurou nada do "investimento".O resto é balela, conversa mole de petista. O fato insofismável é que "NÃO TEMOS ÁGUA NAS TORNEIRAS". Com ou sem Lula. Ah! antes que eu esqueça! Dois pecados não levarei a Deus: votar em Fernando e ACM.Em compensação, por culpa de Ubaldo Dantas, votei em Geraldo, e vou ter que prestar contas a Deus desse ato tresloucado.