10 novembro 2007

Cego perdido em meio ao tiroteio

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

É o que tudo leva a crer que seja a situação em que se encontra o prefeito Newton Lima. E diga-se a bem da verdade, que foi o próprio Newton que fechou os olhos à realidade a sua volta, por não querer enxergá-la ou por absoluta falta de apetência política para enfrentá-la, com os olhos bem abertos.

Lidando com interesses de políticos matreiros e mal assessorado politicamente, não tem sabido devolver o fogo que lhe tem sido endereçado. Não sei ao certo, mas acho que Newton se julga devedor por ter “ganho” o cargo de prefeito de Ilhéus, esquecendo que, bem ou mal, contribuindo pouco ou muito, foi eleito pelo povo, igualmente com o ex-prefeito Valderico Reis.

Justamente para ocupar o cargo em caso de impedimento de Valderico, o que acabou por acontecer. Por certo, se Newton crê que está em débito com alguém, esse alguém tem vários nomes e várias caras: é toda a sociedade ilheense que se mobilizou para dar um basta aos desmandos de Valderico.

O prefeito Newton Lima não pode se acovardar diante de Jabes Ribeiro, cujo desastre do último governo foi o principal motivo da eleição de Valderico, e por isso foi repudiado nas urnas nas últimas eleições para a Assembléia Legislativa da Bahia.

Jabes sabe que não tem voz altiva nem condições morais e éticas para coagir o Newton. Esperto o faz, justo por sentir a fraqueza de Newton em denunciar os desmandos praticados no seu governo.

Newton sabia, de antemão, que o que Jabes e Allison Mendonça queriam, era fazer da prefeitura um trampolim para os seus interesses políticos, e o que os leva hoje a atacá-lo é o fato de verem frustrados os seus planos, diante da intenção de Newton de vir a ser candidato a reeleição em 2008.

Todos, inclusive os seus “news opositores”, sabiam que Newton dispunha de pouco tempo para resolver os graves problemas de Ilhéus, que se acumularam desde o governo de Jabes e nos três anos de governo de Valderico. E isto sabia também toda a sociedade ilheense. Só Newton é que parece não saber e se apequena diante dos ataques que lhe são desferidos.

Conheço a Newton Lima, desde os tempos em que fomos colegas na faculdade de direito da UESC. Ilhéus sabe que é um cidadão digno. Só falta agora a Newton, demonstrar “tesão” e competência para ser político e administrador público.

Falta a Newton se comunicar melhor com o povo e mostrar o que está realizando, apesar das dificuldades encontradas.

Buscar o povo sem demagogia, mas pelo dever constitucional de dar publicidade aos atos do governo. Unir-se ao povo e a sociedade civil organizada e não ficará refém dos interesses inconfessáveis de poucos.

Gerson Menezes é publicitário

9 comentários:

Anônimo disse...

Fala de Jabes tudo bem, mais de Alisson, mostro desconhecer a pessoa e o politico serio e integro que ele é.Obrigado pela Publicação.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta baboseira junta. O articulista pensa que conhece a política de Ilhéus, mas está totalmente por fora. Aliás, nem a política de Itabuna ele conhece, imagine a de Ilhéus. Jabes Ribeiro nunca criticou Newton. Dizer que o governo está desarticulado é crítica construtiva. Jabes se dá bem com o prefeito, mas é só isso. Não indicou ninguem para cargos. O problema é que metade de Ilhéus algum dia apoiou Jabes, e aí ficam dizendo que fulano e beltrano é gente de Jabes. Aliás, eu mesmo ja presenciei o articuluista no gabinete de Jabes, quando prefeito. Estou mentindo?

Anônimo disse...

lembremos, pois: Newton é vice de Vardé e assistiu a tudo de camarote, satisfeito com o salário e o cargo da esposa, do irmão...
Newton não é mais honesto que Jabes, nem Vardé, nem AO...
Newton é mais um. Enquanto Ilhéus sofre com uns raciocínios equivocados daqueles que só aparecem na cidade nos finais de semana ou se encontram com o atual prefeito, na cadeira da universidade.

Anônimo disse...

Gerson ao Curisco:

Sou amigo de Jabes, desde os tempos em que trabalh�vamos juntos na Sulba, sem contudo ter a ele pedido algum favor. Admiro Jabes, pela sua capacidade pol�tica de construir grupo.
No entanto, discordo de Jabes pelos metodos que passou a aplicar na pol�tica (fruto talvez da sua conviv�ncia com o carlismo).
Quanto a ter sido visto em algum momento no gabinete do prefeito de Ilh�us,seja ele quem for,lembro que as vezes em que l� estive, foi a �poca em que era diretor do jornal Agora e tamb�m escrevia a coluna "pol�tica & pol�ticos e isso n�o d� o direito de ser julgado como "atrelado ao prefeito". De quem nunca recebi benesses, emprego ou "m�mos".
Leia no artigo do "pimenta na muqueca", que fala que Newton se tornou saco de pancadas de Alisson e de Jabes.
Pe�o que se discorda dos meus coment�rios, o fa�a ao mesmo n�vel que os fa�o. Se o senhor pertence ao pertenceu ao "grupinho jabista", de minha parte eu entendo e at� respeito: - Afinal, cada um busca o que � melhor em seu proveito pr�prio.

Anônimo disse...

è fácil conhecer Alisson "o politico sério e integro. Basta um técnico competente vasculhar as prestações mensais da Câmara, e verificaremos quanta seriedade com o dinheiro público!

Anônimo disse...

Jabes indica os cargos indiretamente atraves de seus vereadores como Jailson Nascimento basta verificar a equipe que esta comandando na saude gente de Dr. paulo e do seu querido irmão pau mandado Joabs.E ainda tem seus tentaculos "perigosos" na secretaria de financas, onde a equipe de Valde, continua mandando a valer.credores de Valde tem acesso direto aos servidores das finanças dizem que documentos sao levados para valde assinar.esses servidores são cumplices de valde. cade o newton

Anônimo disse...

Querer atingir a honra de um cidadão de bem é inaceitavel. Até que se provem o contrário, o Prefeito Newton continua sendo honrado e honesto.Querer colocar Jabes Valde e AO (saiu muito bem de bolso do ultimo mandato), junto com Newton é insensatez e demonstra o mau caráter de alguns.Só interessa aos ex e candidatos a prefeito.

Anônimo disse...

ué, se o amigo anônimo acha Newton um paladino da moralidade e vê AO como um ladrão do dinheiro público, como é que se justifica AO fazer parte do secretariado de Newton?
Ah, amigo. Desculpe. Receba apenas seu salário de bajulador e esquece qualquer possibilidade de análise política.

Anônimo disse...

ô seu anônimo bajulador:
Tambem concordo com o senhor, ser balujador e receber dinheiro, dos cofres da prefeitura não tem lá essas moral todas. E tem mais seu AO secretário, más secretário de que mesmo?Seu AO não é chegado ao trabalho, só se ele for secretário dos jogos de dominó, no pontal:
Me responda sem vacilar quem foi o pior?Valderico, Jabes ou AO.Seu Resenha espera a resposta.