21 dezembro 2007

Geraldo, sucessão e secretaria

Marco Wense

Mais cedo ou mais tarde, dentro do prazo estabelecido por lei, Geraldo Simões vai ter que decidir se continua como secretário de Agricultura ou se candidata à sucessão do prefeito Fernando Gomes (DEM).

Não sei – acho que poucas pessoas sabem – qual a posição do governador Jaques Wagner diante do dilema, digamos, geraldiano.

Acredito que Wagner vai deixar que o destino político de Geraldo Simões seja por ele mesmo traçado. O governador não quer nenhuma co-responsabilidade com um possível erro na decisão do companheiro.

É bom lembrar que a nomeação de Geraldo foi da cota pessoal do governador. O Partido dos Trabalhadores, caso o ex-prefeito deixe a secretaria, não terá força para colocar um outro petista no importante cargo.

Com a saída de Geraldo, em obediência ao instituto da desincompatibilização, a secretaria deve se transformar em um meio para fortalecer a base de apoio do governo na Assembléia Legislativa.

O governador Jaques Wagner, ex-ministro das Relações Institucionais, não quer correr o risco de ter um parlamento arredio como o Senado Federal é em relação ao governo Lula.

O PP é o partido mais cotado para indicar o substituto de Geraldo Simões. Segundo informações que chegam de correligionários do ex-prefeito Jabes Ribeiro, secretário estadual da legenda, a secretaria só seria aceita de forma verticalizada.

É evidente que a gulosa pretensão do PP, de assumir tudo de cima para baixo, não tem o aval do governador. Aliás, é bom lembrar que Geraldo Simões, deixando o cargo, volta a ser deputado federal. Não vai ficar como um “João ninguém”.

O melhor caminho para Geraldo Simões é, sem dúvida, enfrentar a sucessão municipal de Itabuna. Seu cativo eleitorado não perdoaria uma outra opção que não fosse à de candidato a prefeito na eleição de 2008.

Os milhares de geraldistas, espalhados por todos os cantos da cidade, com a desistência de Geraldo, ficariam, no mínimo, decepcionados.


6 comentários:

Anônimo disse...

isso é o que se chama de puxa saquismo explícito....., te cuida Eduardo Anunciação, vc de óculos , sem óculos, de binóculos e sem binóculos poderá perder o posto e consequentemente.........

Anônimo disse...

Marcos Nem Sempre Wense, afinal, o que você acha melhor: alimentar esse sonho de ver Jaber secretário ou tirar Geraldo da Seagri para disputar a prefeitura? Ou quer uma coisa porque quer a outra? Escreva logo que você é contra Dona Jussara e diga porque. Defenda seus intereces, ou necessidades, com altivez, Marquinho.

ツ Mr Anderson ♪ disse...

Boa Marco Wense! Agora é esperar esse prazo findar pra sabermos ao certo quem será o melhor pra Itabuna em 2008, ou termos os 100% de certeza.

Anônimo disse...

Meu Pedinha , tem até abril para decidir, más tá esperando a hora certa para isso, más se tiver negociando cargo com Jabes Ribeiro, JW, tá criando cobra para morder seu calcanhar, pois todos sabemos ser o sonho de Jabes Ribeiro é um dia, ocupar o Palácio de Ondina como governador.kakakaka só se JW for doido varrido de dar cargo de secretário a Jabes.

Anônimo disse...

Jaques Wagner já cometeu o erro de colocar Jabes Ribeiro no Conselho Politico. Se entregar uma Secretaria e verticalizada, estará montando uma REDE DE INTRIGAS capaz de derrubar seu proprio governo.

Anônimo disse...

Pior que Jabes, mas muito pior mesmo e o tal do Gedell. E vcs ficam aí atirando em cachorro morto.