19 dezembro 2007

A tampa e o balaio

Gerson Menezes


Era assim que minha avó costumava definir os iguais de forma jocosa. Era como que dizendo que, mesmo estando separados, ao se juntarem se completavam. Na sabedoria popular que a minha avó tão bem sintetizava, busco a inspiração para tecer o comentário de hoje.

Busco, ainda como complemento, a linguagem escrita do analista político Eduardo Anunciação, que diria: “De bem longe me vêm as lembranças, fatos que se transportados para os dias de hoje, de tão semelhantes, dariam para nos confundir no tempo e no espaço”.

Vi e vivi governos e desgovernos; construtores e aproveitadores, na nossa Itabuna. Vi idealistas outros que nem mesmo chegaram lá e morreram com os seus sonhos frustrados de bem governar a terra onde nasceram ou que por ela foram adotados.

O fato concreto é a candidatura do deputado-capitão Fábio Santana, na sua busca indisfarçável do apoio do prefeito Fernando Gomes. Filhos do mesmo pai político que lhes deu projeção, são assemelhados em quase tudo – digo assemelhado, pelas diferenças que colocam Fernando, pela experiência acumulada, alguns anos luz à frente de Fábio - mas, no sentido estrito.

"Fábio é um blefe"
Desde o começo da sua carreira política que o capitão Fábio tenta imitar os passos de Fernando. E, na sua visão, ser o seu legítimo herdeiro político. Nesse período de espera até “receber a herança”, Fábio fez de tudo para agradar Fernando.
.
E se insinuou, desistiu, caminhou junto e apoiou, na vã tentativa de agradar e se fazer notar, na mais deslavada subserviência. Deputado de duas legislaturas, Fábio nunca definiu a sua personalidade política.
.
Fábio nunca formou grupo político, justo pela falta de credibilidade das suas ações e propostas. Poderia se afirmar no mais puro jargão político: Fábio é um blefe! E, por ser, nunca mereceu da parte de Fernando Gomes, velha raposa, a menor consideração e respeito.

Fernando não criou filhos políticos e nem permitirá que “cópias mal-feitas” herdem o seu patrimônio político.


Gerson Menezes é publicitário

4 comentários:

Anônimo disse...

VOCE COMO COMENTARISTA POLITICO, DEVERIA VENDER PIPOCAS NA PRAÇA ADAMI.

Anônimo disse...

Mais um que adere alegremente ao PGS.

Anônimo disse...

ô seu Zelão!
Seu Gerson Menezes, com Z, tá quem nem cachoro no dia de mudança, não sabe se sobe no caminhão ou se corre atrás.Não sabe de que lado fica. Se fica com quem der m...., é a vida, ter que aguentar comentárista assim na política e tem gente que gosta de puxa-saquismo.

Anônimo disse...

Ao
Prezado,
Colunista e Publicitário,
Gerson Menezes.

1º - O motivo de minha crítica é?
O site é livre e sempre leio suas matéria ali postadas, as vezes um pouco carregadas, más gosto de ler sua coluna, e continuarei a ler, á não ser que vc não mais escreva para o site, o que é uma grande perca para seu leitores.
2º - Quem escreve está sujeito a receber e absorver ás críticas e tambem os elogios e aplausos!
3º - Minha crítica não teve o intuito de ofender a sua honra e dgnidade e , sim críticar o bispo. O Gov. Federal já tomou a decisão da transposição das águas do Velho Xico, e nenhum bispo, padre ou qualquer cidadão, vai impedir que ás águas do Velho Xico, venha a beneficiar á 4 milhões de pessoas que vivem as suas margens e padecem de sede e de fome. Só porque um bispo não quer!
4º - Conhecço sim vc, só nunca tivemos a oportunidade de conversar, pois sempre o vejo em Itabuna.
5º - Também conheço Dom Luiz Cappio, e os dogmas da igreja! E conheço o Velho Xico desde o seu nacedouro na Serra da Canastra em MG. Lá era nosso passeio predileto nos finais de semana prolongados, quando estudante em BH.
6º - Quanto ao "IRRUSTIDO", devo avisar, não sou candidato a nenhum cargo eletivo, nem puxa-saco de nenhum político, não indiquei nenhum candidato e não faço campanha eleitoral para nenhum candidato que, disputa qualquer cargo eletivo, não pertenço a nenhum partido e não sou eleitor de Itabuna!
7º - O Governo Federal não vai se sujeitar a nenhuma chantagem emocional de qualquer cidadão que seja! Seja ele bispo, padre, para isto ele conta com o aval do STF, que já deu carta branca para que ele possa continuar a sua obra, e ninguém vai paralizar as obras já iniciadas pelo Governo, no Velho Chico.
8º - Dom Luiz Cappio em sua idiota segunda tentativa de greve de fome " comeu mais melância e melão que nunca", não conseguiu moblizar e sensibilizar ninguém a não ser sua família. Até o bispo Primaz do Brasil Dom Geraldo Magela, pediu a ele para interronper sua greve de fome.Em suas alegações Dom Cappio diz ser contra a trasposição do Velho Xico, porque ela somente benefícia aos grandes latifúndios e não aos pequenos agricultores. Ledo engano do bispo, são 4 milhões de grandes e pequenos agricultores a ser benefíciados com a transposição das águas do Velho Xico, e somente 1% á 7% da vazante em tempos de cheias, da água será utilizada na transposição das águas.
Meu comentário não teve o intuito de denegrir sua imagem e honra, nem desfazer sua matéria, o comentário, foi sim de críticar sua opinião contra a transposição do Velho Xico!
Saudações,
e Feliz Natal!
Seu Resenha sem mágoa e sem ódio!