05 dezembro 2007

Mulher no comando do TJB

O bigode e o martelo cedem lugar ao "sexo frágil" no comando da principal instância do poder judiciário baiano.

Pela primeira vez - e por unanimidade -, uma desembargadora foi eleita para comandar o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB).

A eleição de Silvia Zarif (foto ao lado) era dada como certa, mas a votação surpreendeu: todos os desembargadores acabaram por escolhê-la presidente. De forma unânime, 31 votos!

O poder feminino na justiça é ainda representado pela vice-presidente eleita, Lealdina Torreão, e as desembargadoras Telma Brito e Maria José Sales, escolhidas para as corregedorias da capital e interior, respectivamente.

A mesa diretora do TJB tem cinco cargos. Destes, apenas um será preenchido por um homem, Jerônimo Santos, escolhido para uma das duas vice-presidências da corte.

Todos tomarão posse em fevereiro.


Foto Bahianotícias

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu Resenha, da os parabéns a desembargadora Silvia Zarif, por ocupar a presidência do TJB, é a conquista do sexo feminino, para cargos que era ocupado somente pelo machistas conservadores.Aproveita o ensejo , para dedicar, também os parabéns a nossa musa da Promotória Pública de Ilhéus Dra. Karine Cherubini.Seu Resenha deseja sucesso e boas vinda a nobre Desembargadora do TJB. e a Dra. Karini Cherubini.

Anônimo disse...

Veja quem é quem no comando do Tribunal de Justiça:

Sílvia Zarif - Assumiu a vaga no TJ em 2002, tendo sido indicado pelo critério de merecimento. Formada pela faculdadde de Direito da Universidade Federal da Bahia;

Lealdina Torreão - Desembargadora por antiguidade desde 2001. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Foi juíza das comarcas de Monte Alegre da Bahia, Santo Estevão, Vit´roia da Conquista e Santo Amaro;

Jerônimo dos Santos - Economista pela Ufba e bacharel em Direito pela Ucsal. É desembargador desde 2000;

Telma Brito - Formada em Direito pela Ufba, a desembargadora é magistrada desde 1977. É desembargadora há oito anos;

Maria José Sales - Bacharel em Direito pela Ucsal, foi juíza titular na Comarca de Prado no período de 1971 a 1975, passando pelas comarcas de Conceição do Coité, Itaparica e Mata de São João. É desembargadora desde 2003.


(Cíntia Kelly

*Fonte: Bahia Notícias

Risomar Lima
deixeopovotrabalharisomar@gmail.com