09 março 2007

COMUNICAÇÃO DO GOVERNO LULA É UM DESASTRE!

Ex-Blog do César Maia

01. A eleição de Lula -na verdade o fracasso da pré-campanha e da campanha do PSDB - subiu a cabeça dele e de seus assessores de comunicação. Quem não se lembra deles reclamando da imprensa? Em 2005 ele vinha ladeira abaixo com a comunicação toda equivocada. Salvo pelo gongo tucano, não aprendeu a lição, nem ele nem sua equipe.

02. Os exemplos são inúmeros. Mas vamos ficar com a ida dele ao Rio no dia 7 de março último.

03. Sua assessoria direta -ministro Dulci na comissão de frente- acham que a comunicação do presidente é colocar Lula no picadeiro e deixá-lo fazer rir o distinto público. Isso é um grave desvio de foco.

04. Lula ainda não passou da etapa da doença infantil da comunicação. Confunde a imagem do personagem com o papel da imagem para gerar memorabilidade do fato. Lembro: factóide é um fato carregado de imagem. No mundo de hoje a imagem é a linguagem que prevalece. Portanto, fatos sem imagem muito dificilmente viram notícia. Quando o presidente quer destacar um fato, certamente ele deve carregar a sua comunicação de imagem. Reagan era um craque nisso. Mas o que ficava gravado depois na imagem era o fato que este queria comunicar.

05. Uma pesquisa rápida realizada por telefone dia 8 no final da manhã -com a classe média- sobre o que fez Lula no Rio, que programa ou projetos ele apresentou, mostrou memória zero. -Ele jogou futebol no Maracanã. -Ele defendeu sexo livre. Estas foram as respostas mais ouvidas. Até disseram que ele foi inaugurar as obras do Maracanã. E que quem não reconhecia que transava com camisinha era hipócrita.

06. Ninguém soube dizer que Lula foi assinar uma medida provisória alocando mais 100 milhões de reais ao PAN e que intensificava um programa de conscientização de uso de preservativos tendo em vista o crescimento dos casos de AIDS em mulheres nos últimos anos.

07. Não restou rigorosamente nada dos fatos. Nem os enormes painéis goebellianos atrás dos palanques de Lula apareceram nas fotos e na TV. As câmeras querem o close-suado de Lula, pois sabem que dali vão colher os destaques e as imagens sonoras que virarão fatos vazios e engraçados no dia seguinte.

08. Dulci acha que é tudo um sucesso. Não é. É tudo um fracasso. É um processo de desmontagem da imagem de Lula. Intenso e progressivo.

09. Leitura recomendada ao Dulci (quase Duce): A comunicação na era eletrônica de Kathleen Jamieson. Traduzido para o português por consultorias apenas. Nos EUA é de fácil aquisição. Ou via internet.

César Maia é blogueiro, e prefeito do Rio de Janeiro nas horas vagas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é só a comunicação, meu caro amigo!