29 setembro 2007

Coisas da política!...

... Que nem mesmo um analista político experiente consegue prever, quanto mais digerir

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Justamente por ser coisa natural de acontecer na política brasileira, é que entendemos, até sem surpresas, a “cessão” do Diretório do PDT em Itabuna ao aspirante a prefeito, Dinaílton Oliveira.

De há muito sabíamos que após a morte de Leonel Brizola o PDT deixou de ser um partido com postura ética e se transformou em mais uma das muitas siglas de aluguel. A bem da verdade, mesmo antes da morte do “caudilho”, de forma camuflada, aqui em Itabuna, o diretório já fazia as suas negociações não tão políticas e nem lá tão éticas com Geraldo Simões.

O que Dinailton fez, a bem da verdade, foi negociar em esfera superior do partido. No caso, com a Executiva Estadual, a revelia dos membros do diretório municipal. A estadual julgou-se competente para fazer a negociação e o fez porque não mais estava interessada nos acordos pessoais dos membros do diretório local, que, de antemão, sabia ser “visceralmente” pró-Geraldo.

Faltou aos membros do diretório itabunense do PDT a argúcia para perceber o que estava acontecendo nos bastidores da política baiana. Ou então, se deixaram tomar por excesso de confiança. Em ambos os casos, a crença na independência política do diretório os traiu. Aliás, não são apenas os membros do diretório do PDT, que estão a se lamentar.

O mesmo aconteceu com o Diretório Municipal do PTB, frustrando o incansável trabalho e os sonhos de Moacir Lima e Adolfo Gomes (Marreco), que transformaram a imagem do partido em Itabuna e assistiram; não mais que de repente, o partido passar às mãos do deputado federal ACM Neto, uma linha de atuação não compatível com os rumos e anseios do PTB itabunense.

Tudo isso são coisas da política, que mesmo possíveis de serem previstas, são sempre dolorosas aos que fazem política por idealismo. São valorosos idealistas da política, que facilmente encontrarão espaço em outras legendas onde poderão continuar militando.

Gerson Menezes é publicitário

Nenhum comentário: