25 setembro 2007

RG Virtual


Karol Vital*
karolinevital@gmail.com


Os termos “site”, “e-mail”, “MSN”, “orkut”, “blog”, “You Tube” viraram tão cotidianos que são poucos aqueles que ficam quebrando a cabeça para saber o que significam. Pelo contrário, ao conhecer uma pessoa, já vamos trocando nossos endereços eletrônicos, indicamos comunidades interessantes, comentamos os vídeos engraçados...

Caímos na rede mundial de computadores, nos embolamos e nem sabemos como entramos. Compramos, vendemos, conhecemos pessoas, discutimos, guardamos lembranças, exibimos nossas vidas e criamos outras que gostaríamos ter.

Apesar de toda essa democratização da internet, nem todo mundo tem acesso regular ou facilidade com a interface virtual. Mas a necessidade de se integrar é tão grande e urgente que já existe um comércio para fazer com que os “excluídos digitais” também venham a fazer parte do ciberespaço.

Há Lan Houses que criam perfis no orkut e MSN por apenas R$ 1,00! Em resumo: emitem seu RG virtual. São uma mistura de Dora (a escrevedora de cartas do filme Central do Brasil) com Secretaria de Segurança Pública.

Passando toda a maravilha de observar o espírito empreendedor dos donos das Lan Houses, surge o questionamento: como essas pessoas que mal sabem abrir seus e-mails, irão administrar seus mundos eletrônicos? Ah, não faltam ajudantes! É igualzinho às locadoras de videogame. Sempre há um “rato” que sabe os macetes de passar as fases e acaba jogando um pouco às custas dos outros.

É difícil encontrar numa Lan um camarada solidário, que ensina seu pupilo a manusear o mouse, preencher os campos corretos ou efetuar buscas. Geralmente fazem, tomando os periféricos, com a maior simplicidade e rapidez: “faz assim, clica aqui e pronto”. O ingênuo forasteiro virtual fica com olhar perdido, sentindo-se mais burro e dependente que antes.

Daqui a pouco vai surgir o “alfabetizador digital solidário”. Podem até usar o slogan: atendimento personalizado, custando muito menos que um curso de informática!

Hum, será que já pensaram nisto?

Karol Vital é comunicóloga

5 comentários:

Bel disse...

Adorei a colaboração de Karol, e também a abordagem de um tema mais ameno. Às vezes "saio" daqui com a alma pesada... heheheh é bom variar!!!

Anônimo disse...

Karol, vc foi nota 10. Muito legal seu artigo e a maneira leve como vc escreve. Parabéns!!! Quando vai ser o próximo??? me avisa que eu quero ler!! Bjosss

Unknown disse...

OI KAROL... BELAS PALAVRAS E COM UM TEMA INTERESSANTE!!! PARABENS!!!

Anônimo disse...

Zelão Pra Menina Karol:


Beleza de comentário!
É bom saber que ainda existem jovens que pensam... logo existem!
éramos apenas números. Agora, somos "baites". Logo seremos apenas "nick".
É o futuro.

Unknown disse...

Karol sua abordagem foi maravilhosa, soube colocar nas linhas o que cada um pensa.
Parabéns!