25 setembro 2007

Reunião das Sete

A briga pelo comando da Rede Bahia continua. E a indefinição sobre os caminhos a seguir.

Praticamente todas as manhãs, às sete horas, a família Magalhães se reúne no prédio da Rede Bahia, na Federação, para discutir qual rumo dar ao grupo depois da morte de ACM e a perda do maior e generoso cliente, o Governo do Estado.

ACM Neto e o pai, ACM Júnior, querem dar um tom mais político às coberturas da TV Bahia e demais emissoras de televisão do grupo no estado. O outro sócio do empreendimento, César Mata Pires, busca uma linha de maior isenção e equilíbrio orçamentário das empresas.

A visão de César Mata Pires, da construtora OAS, é de empresário.

Veja um exemplo comentado entre profissionais de comunicação em Salvador. O Correio da Bahia, nestes novos tempos de dinheiro curto entre os Magalhães, praticamente concluiu a mudança do prédio da Paralela para parte das instalações do prédio do grupo, na Federação.

A antiga sede do jornal será colocada à venda.

Antes, as demais empresas do grupo faziam frente, cobriam, o déficit orçamentário do Correio, ainda segundo profissionais ouvidos por este blog. A publicação tem gastos anuais de R$ 20 milhões, mas a arrecadação em 2007 não deve superar R$ 10 milhões (receita com anúncios etc...).

A vida do Correio, inclusive, estaria a perigo, pois é dado como líqüido e certo o arrendamento (ou fechamento, ou venda) da gráfica do grupo, a Santa Helena, onde o jornal é impresso. De todas as empresas, a única que ainda não apresenta déficit é a TV Bahia.

E a leva de demissões preocupa profissionais de outras empresas da Rede, no interior. O clima na TV Santa Cruz, em Itabuna, é um exemplo. As demissões de gente com bom tempo de casa e ótima qualificação assustam. Houve mudança, inclusive, na estrutura física do departamento de jornalismo.

Ruim para o mercado de trabalho, cada vez menor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zelão Analisa:

Desentendimentos acontecem nas melhores famílias londrinas, quanto mais em uma família baiana.


KKKKKKKKKK

Anônimo disse...

É seu pimenta depois que o velho ACM partiu para o mundo espiritual e tá gosando umas férias no pugatório, por 300 anos, mode ele paga seus pecados, uma exigência de São Pedro, a família Magalhães tá se mordendo para ver quem herda, a herança política dos velho e os bens de ACM, é briga de gente grande, e poderosa e seu Resenha não vai meter a colher de pau onde não é chamado. Seu Resenha sabe muito bem onde é seu lugar. Más seu Resenha sabe que grampinho tá de olho em tudo, ele é cobra criada que nem o avô.
Seu Resenha tá fora dessa griga.
Inté logo seu pimenta.