29 setembro 2007

Sucessão municipal

Marco Wense

Na condição de ser o candidato do prefeito Fernando Gomes no jogo sucessório de 2008, o advogado Dinailton Oliveira assume o comando do PDT de Itabuna no lugar deste modesto colaborador do Diário do Sul.

Como o presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista, deputado federal Severiano Alves, é simpatizante do carlismo, a nomeação de uma nova comissão provisória não causou tanta surpresa. É bom lembrar que o parlamentar começou sua carreira política no antigo PFL.

O dirigente-mor da legenda, para não perder o controle da sigla para os democratas (DEM), vem fazendo acordos com o colega ACM Neto. Aliás, o Severiano é costumeiro em usar o PDT para satisfazer seus interesses políticos em detrimento do crescimento do partido.

O Severiano é o grande culpado pelo esfacelamento do PDT em toda a Bahia. O que faz o partido sobreviver é a lembrança do saudoso Leonel Brizola, que se vivo fosse puxaria a orelha de muita gente.

Na eleição de 2006 para o governo do Estado, pensando exclusivamente na sua reeleição, o chefe do PDT, contrariando a tudo e a todos, empurrou o partido para uma coligação que tinha como candidato o pastor Átila Brandão.

Como contrapartida ao ato de solidariedade política-eleitoral-cristã, o pastor abriu as portas da igreja para o pedetista. Os votos dos irmãos foram decisivos para sua reeleição.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Jaques Wagner, derrota Paulo Souto, dando fim a 16 anos de carlismo. Como o PDT tomou a decisão de não apoiar o petista logo no primeiro turno, os pedetistas ficaram fora do governo.

O Severiano é também um desagregador. O PDT já perdeu três deputados estaduais, dois federais e vários vereadores para outras legendas. O prefeito de Salvador, João Henrique, pulou fora. O senador João Durval vai para o PSB.

A cúpula estadual, para justificar a intervenção autoritária no PDT de Itabuna, diz que é necessário derrotar o PT de qualquer jeito, fazendo uma alusão a pré-candidatura do petista Geraldo Simões. Uma desculpa esfarrapada.

A verdade é que Severiano já pensa na eleição de 2010. Quer Dinailton como seu mais ilustre cabo eleitoral. Sonha com a possibilidade de ser uma espécie de Félix Mendonça para o prefeito Fernando Gomes.

Esse Severiano é danado. De besta não tem nada. É danadinho mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelão Pra Marco Wense o Analista Político Traído:

Sabe como é né companheiro? Todo esperto tem o seu dia de otário.

KKKKKKKKKKKKK