26 setembro 2007

Meia mentira já conhecida!

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

.

Ao anunciar o PAC do Cacau como a sua principal prioridade, o governador Jaques Wagner confessou que o fim da Ceplac é questão pra ficar em segundo plano das suas prioridades, o que se constitui em uma “meia mentira”. Assim o é desde quando o governador, para negociar o “mais uma vez prometido PAC”, teve que negociar com o Ministério da Agricultura, o fim do modelo da Ceplac e a sua não-institucionalização, conforme havia prometido lutar.

.

Vem depois o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Geraldo Simões, e, usando também de “meias mentiras”, prometendo através de sofismas, que não haverá o desmantelamento da Ceplac, quando na verdade está a dizer que a Ceplac, tal qual foi criada e sobrevive até hoje, poderá passar por profundas transformações, com base nos estudos técnicos do Ministério da Agricultura.

.

Os estudos prevêem a ida da pesquisa e extensão para a Embrapa, e as escolas técnicas (Emarcs) para o Ministério da Educação. Tirando-se o sofisma, há de se perguntar o que sobrará da atual Ceplac, se pesquisas, extensão e ensino técnico, são os seus principais objetivos? Quem sabe até, a área onde está situada a sede da Ceplac, seja transformada em assentamento agrário?

.

À véspera de uma nova eleição, em que será candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões, utiliza-se mais uma vez das suas “costumeiras meias mentiras”, para enganar o povo, a exemplo das tantas outras promessas feitas anteriormente, em nome do “falso compadrio” com o presidente Lula, que garantiria as “benesses” do governo federal para Itabuna já no seu governo passado.

.

Mentem e tentam enganar despudoradamente os produtores de cacau, os desiludidos funcionários da Ceplac e o povo, para que após as eleições a verdade surja inexorável e incontestável.

.

As vaias de que foram alvos, na Uesc, o governador e o seu secretário, longe de terem sido frutos da arrogância isolada do estudante Júlio, representaram o coro do descontentamento de toda uma região, cansada de ser usada como massa de manobra das ambições eleitoreiras de Geraldo Simões e do PT.

.

Pode-se enganar a muitos por algum tempo. Porém, não se conseguirá enganar a todos por todo o tempo.

.

Pergunte-se aos funcionários da Ceplac, os mesmos que serviram de adubo às ambições de Geraldo, se eles ainda acreditam nas promessas feitas por ele? Pergunte à maioria da população itabunense se ainda deseja assistir a um novo mandato de Geraldo Simões de Oliveira, ou do seu Fernando Gomes Oliveira, à frente dos destinos de Itabuna? São por essas e outras mentiras, que o povo cansou.

.

Gerson Menezes é publicitário

Um comentário:

Anônimo disse...

O orçamento da CEPLAC anual é de 150 milhões, né?.O débito do cacau é de 700 milhões, né?.Quer dizer que em cinco anos a CEPLAC gasta o que o cacau deve né? Desculpe a ignorancia do macaco.Eu e o ministro Stephanes so queriamos entender.