20 setembro 2007

Fernando cai; Azevedo toma posse na segunda

"Depois de uma reunião com os vereadores, o vice-prefeito José Nilton Azevedo acertou de tomar posse como prefeito de Itabuna na segunda-feira. Ele substituirá Fernando Gomes, afastado por 180 dias pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Durante todo o dia, prepostos do prefeito afastado soltaram boatos na cidade de que ele não foi afastado. Outro grupo alegava que ele foi afastado mas já tinha conquistado o direito de voltar. A verdade era outra.

Fernando Gomes tinha sido afastado em 2006 pela Câmara Especializada, por unanimidade. Na época uma liminar do presidente Gilberto Caribé suspendeu o afastamento imposto pela CE e garantiu a permanência do prefeito no cargo." (A Região)

(Clique aqui e conheça a decisão)

-------
Agora, o destaque da Tribuna da Bahia, Salvador.

Prefeitos de Itabuna e Itabela são afastados

Mais dois prefeitos baianos foram afastados do cargo pela Justiça baiana. Desta vez, foram os prefeitos dos municípios de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), e o de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva. Com a decisão da Justiça, aumenta o número de prefeitos afastados ainda este ano, que supera as estatísticas de anos anteriores.
Fernando Gomes de Oliveira (DEM), também conhecido como Fernando Cuma, foi afastado do cargo na última terça-feira, 18, por decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Benito Figueiredo. O afastamento do prefeito de Itabuna, na região sul do Estado, foi por 180 dias. Segundo informações da imprensa local, a Câmara de Vereadores daria posse ao vice-prefeito, José Nilton Azevedo, tão logo recebesse a ordem oficial. (Confira aqui)


Diário do Sul da Bahia
Tribunal não suspende liminar e Fernando continua prefeito
Política - 20/09/2007

A Secretaria Especial de Recursos do Tribunal de Justiça da Bahia julgou improcedente o recurso que pedia a suspensão da liminar que mantém o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (foto), no cargo. O assessor de comunicação do TJB, Carlos Navarro, informou por telefone ao Diário do Sul que a decisão publicada na última segunda-feira (17) refere-se ao processo de número 6630-6/2005, que tem como partes o Ministério Público, o prefeito Fernando Gomes e Jarbas Silva Veiga, produtor da banda Terra Samba.

Comentário do Pimenta: a informação do assessor do
Tribunal está bem distante da realidade, pois quem
requereu medida cautelar foi o prefeito Fernando
Gomes, como destacado na decisão tomada pelo
presidente do TJ, Benito Figueiredo (confira aqui).

Por isso, Capitão Azevedo toma posse na segunda-feira, a
não ser que Fernando consiga alguma liminar no Superior
Tribunal de Justiça (STJ) neste final de semana.

Nenhum comentário: