23 outubro 2007

O desmanche da TV Cabrália

NOTA PÚBLICA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia repudia, estranha e lamenta a iniciativa da direção da TV Cabrália, particularmente nas cidades de Vitória da Conquista e Itabuna, que desrespeitando vertente da democratização da comunicação, acabou com a produção do jornalismo regional, parcialmente em Itabuna e totalmente em Vitória da Conquista. Tal ação gerou a demissão de vários profissionais, trazendo mais desespero a um mercado de trabalho já bastante precário.

Repudia porque o encerramento das atividades em Vitória da Conquista se deu sem nenhum aviso prévio comunicado, o que configura falta de respeito aos trabalhadores e à comunidade.

Estranha, porque a atitude representa um retrocesso nos próprios passos da Rede Record, que recentemente criou, em nível nacional, um canal de transmissão de jornalismo em TV aberta 24 horas, abrindo com a sociedade brasileira uma nova relação de transmissão de notícias.

E lamenta, profundamente, o fechamento dos postos de trabalho de jornalistas, radialistas e demais técnicos, em duas regiões de reconhecido potencial comercial e de grande importância para a Bahia.

A atitude da Record, de fechar espaços de produção jornalística em regiões importantes da sexta economia do País, mostra que a iniciativa do canal de jornalismo 24 horas não passa de marketing e de aspectos da disputa que trava para alcançar a liderança do setor.

O Sinjorba solidariza-se com os colegas trabalhadores em comunicação - e seus familiares - diante do quadro de demissão, ao tempo em que torna pública à sociedade nossa luta pela transparência nos critérios das concessões de rádio e TV em nosso país e a promoção da verdadeira democratização da comunicação.


Salvador, 22 de outubro de 2007.
Diretoria do Sinjorba

2 comentários:

Anônimo disse...

A TV CABRÁLIA É UMA EMPRESA COMO OUTRA QUALQUER, SEGUINDO A FINALIDADE LUCRO. ESTRANHA-ME UM SINDICATO INOPERANTE NO INTERIOR DO ESTADO, ESPECIFICAMENTE EM ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA, CIDADES ORA CITADAS EM NOTA DE REPÚDIO, AGORA QUERER SAIR NA DEFESA DOS PROFISSIONAIS SEM JAMAIS ANTES, TER OFERECIDO SUPORTE TÉCNICO E DE CAPACITAÇÃO PARA ESTES PROFISSIONAIS, ALIÁS , DA ÚLTIMA VEZ EM QUE AQUI ESTEVE ( À CONVITE ), QUERIA PROVOCAR UM DESMANCHES NAS EMISSORAS DE TV DA REGIÃO, AMEAÇANDO ATÉ MESMO O USO DA FORÇA POLICIAL. JÁ PRESENCIEI CASOS TERRÍVEIS DE ATAQUES ÀS EMISSORAS DE ITABUNA ( TV SANTA CRUZ E CABRÁLIA ) SEM QUE O REFERIDO SINDICATO TENHA SE MANIFESTADO, COMO NO CASO DAS RECENTES DEMISSÕES NA AFILIADA DA GLOBO, ATAQUE DO PREFEITO FERNANDO GOMES EM CADEIA DE RÁDIO AO APRESENTADOR RICARDO BACELAR ( ALERTA TOTAL ) DENTRE TANTOS OUTROS.
PORTANTO, CONSIDERO TAL NOTA E O REFERIDO SINDICATO DESQUALIFICADOS PARA O QUE CHAMAM DE REPÚDIO!!!

PUBLICITÁRIO E RADIALISTA DE ITABUNA.

Anônimo disse...

Ricardo Bacelar é filiado ao Sindicato? Não.
Segundo, a TV Cabrália, desinformado, não é como qualquer outra empresa. Ela é uma concessão do Estado e, nesta condição, tem que dar satisfação à sociedade sobre os seus atos.
No mais, esta avaliação sobre o sindicato da categoria cabe aos jornalistas que dele fazem parte, não daqueles que misturam rádio-jornalismo com publicidade (algo sempre que custa muito caro). E você se identifica como filho dos dois.
Nitroglicerina pura porque são interesses que não conseguem conviver com a ética.