24 outubro 2007

Uesc discute novas tecnologias e responsabilidade social

Luiz Carlos Júnior *

Com o tema Novas Tecnologias e Responsabilidade Social, a Uesc realiza a V Semana de Comunicação, promovida pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social daquela instituição de ensino superior.

A palestra de abertura ficou a cargo do professor de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP e membro pesquisador do NuPH (Núcleo de Pesquisas em Hipermídia) da mesma universidade, Luís Carlos Petry, que falou sobre a construção de uma cultura digital e sua responsabilidade social.

Luiz Carlos Petry iniciou sua explanação exibindo vídeos produzidos por ele (em 3D) e por outros realizadores que trabalham com as novas tecnologias da comunicação. O professor relatou que muita gente dedica tempo à produção de projetos “comunitários”’ de desenvolvimento da web, cobrando muito barato ou de cuia na mão pedindo doações, configurando uma ação pela utilização coletiva de uma ferramenta (software) que contribua para a produção, exibição e transmissão de conhecimento. “A web é o que é pela sua construção coletiva”, lembrou Petry.

Como exemplo de ações coletivas, o professor ressaltou o Wikipedia e o Desciclopedia, enciclopédias cibernéticas que são atualizadas constantemente pelos próprios usuários. A apropriação das novas tecnologias pelos movimentos sociais também foi enfatizada. A Anistia Internacional, organização não-governamental conhecida mundialmente pela defesa dos direitos humanos, mobiliza usuários para derrubar projetos governamentais que atentem contra esses direitos, impedindo que o governo utilize sua caixa postal. O professor explicou que, caso uma caixa postal receba um milhão de mensagens ao mesmo tempo, ela fica bloqueada. Uma ação pacífica e eficiente. O Exército Zapatista de Libertação Nacional, grupo indígena com sede em Chiapas, no México, utiliza celulares e a internet para obter sua sustentação local e estrangeira.

Mesa redonda – Após a palestra, foi realizada mesa redonda sobre o tema apresentado, com a participação de professores da Uesc e da platéia. Questionados sobre os jogos eletrônicos, os professores foram unânimes ao considerarem que estes devem ser encarados pela universidade como fonte de conhecimento, e que precisam ser apropriados pelos educadores de todos os níveis, podendo ser utilizado, inclusive, como ferramenta de inclusão digital.

O professor Octávio Filho, de Comunicação Social, informou que pretende trazer para a Uesc o curso de Jogos Eletrônicos.

Outro tema que surgiu no debate foi o da exclusão digital. O professor Luiz Carlos Petry disse que a exclusão digital tem relação capilar com a exclusão social, vide o número de analfabetos no Brasil, e que a grande quantidade de impostos para aquisição de computadores e outras máquinas joga contra a inclusão digital.

Na defesa dos direitos autorais, os professores se manifestaram contra a pirataria, mas Petry ponderou que o preço dos softwares são abusivos, e isso estimula muita gente a se engajar na produção de cópias ilegais.

A programação da V Semana de Comunicação da Uesc prossegue até esta sexta, com a realização de mini-cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, palestras e apresentações culturais.

Confira a programação completa no site da universidade.

* Graduando em Comunicação Social

Um comentário:

Anônimo disse...

Otávio acrescentou um "C" no nome depois do doutorado??