Record News, Globo e Tevê Cabrália
A Record News, canal 24 horas de notícias, na tevê aberta, está começando a produzir impactos. O primeiro é a reabertura das escaramuças entre a Globo e a Record. Acusações mútuas.
Da perspectiva da Record, como já afirmamos, trata-se de um lance ousado. Gerou e vai continuar gerando turbulências nos índices de audiência da teve aberta. Ganha o público, inclusive pelos desdobramentos, como possível abertura de outros canais, hoje privilégio de quem pode pagar. O telespectador agradecerá se a Globo News também for acessível ao cidadão comum. Contudo, o tempo corre contra a Globo. Demorar muito significa perder. Uma encruzilhada difícil. Pode ser o começo de outras mudanças.
No plano regional, a ficha está demorando para cair. A tevê Cabrália, na prática, hoje se resume a dois programas, os dois gerados em Itabuna, Alerta Total, com Ricardo Bacelar, e Fala Bahia, com Valério Magalhães. Vitória da Conquista ficou órfã em termos de programação local. O espaço da tevê regional encurtou muito com essa mudança. Pode não ter sido uma boa notícia, contudo, para os alunos do curso de Comunicação Social da Uesc: rádio e televisão. Bem, todo fato tem pelo menos dois lados. Em geral, tem mais.
Leia mais em Política e Pesquisa, de Agenor Gasparetto.
2 comentários:
Zelão Pergunta:
Há quantas anda a lei que obriga(ria) as emissoras a manterem na sua programação um percentual de "programação local"?
Estas TV's regionais nunca foram mesmo de dar emprego pra ninguém. Dos estudantes de Rádio e TV da UESC, só explorar e pagar pouco como estagiários, os quais fazem trabalho de profissionais e, sequer, são reconhecidos. E quem leva o nome são eles...
Postar um comentário