08 novembro 2007

'Revisão' de malha aérea beneficia Ilhéus

Pelo menos entre 1º de dezembro deste ano e 15 de março de 2008, Ilhéus voltará a receber vôos partindo do aeroporto de Congonhas, de São Paulo. O município do sudeste é o principal pólo emissor de turistas para a Costa do Cacau.

Desde o dia 1º de outubro que o aeroporto Jorge Amado, na cidade sul-baiana, não recebe vôos A-320 da TAM. Isso, porque a distância a ser percorrida pelos aviões com chegada ou partida de Congonhas foi reduzida de 1.500 para 1 mil quilômetros.

A mudança se tornou possível com a decisão do Ministério da Defesa de restabelecer o limite de 1.500 quilômetros.

Além do turismo, outro setor beneficiado será o industrial. As fábricas de computadores e eletroeletrônicos de Ilhéus reclamaram bastante dos prejuízos causados com a suspensão de vôos partindo de Congonhas.

Agenda positiva
A decisão do Ministério da Defesa ocorre quase uma semana depois do titular da pasta, Nelson Jobim, curtir o feriadão de Finados na Bahia. Ele fez vistoria em aeroportos de Ilhéus e Porto Seguro.

O ministro passar o feriadão na praia de Trancoso, em Porto Seguro. A oposição acusou Jobim de fazer turismo usando avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Sem defesa e argumentos para este caso, o ministro disse que a sua agenda havia sido montado por um membro da oposição, o deputado federal Paulo Magalhães (DEM-BA).

Um deputado do próprio partido de Jobim tratou de entregar a agenda turística do ministro. Em entrevista a um programa da rádio Difusora na quarta-feira da semana passada, o deputado federal Raymundo Veloso informava que Jobim vinha a Ilhéus e passaria o feriadão em Porto Seguro.

Nenhum comentário: