25 fevereiro 2008

Geraldo Simões não é mais imbatível

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

O poder, assim como traz glórias, também corrompe e desgasta a quem nele permanece por muito tempo. A estrela política do atual secretário de agricultura da Bahia começou a brilhar por necessidade do povo em buscar uma nova alternativa ao nome de Fernando Gomes.

Ao nome de Fernando e ao carlismo, ao qual Fernando havia se aliado e o itabunense, na sua maioria não aceitava (visto que ACM sempre perdeu eleições em Itabuna). A estrela de Geraldo brilhou com mais intensidade ao receber o combustível do fenômeno “Lula”.

Fenômeno este que contaminou todo o país e elegeu Geraldo para um segundo mandato de prefeito. A estrela começou a perder brilho, quando Geraldo não teve prestígio suficiente e quase permitiu a vitória de José Serra, em Itabuna, no primeiro turno das eleições presidenciais de 2002. Serra era concorrente de Lula.

Outro ponto negativo foi a quase derrota de Lula em 2006, no primeiro turno com Geraldo Alckmin, na eleição presidencial que deu a Lula o segundo mandato. Mesmo na eleição de Geraldo Simões para o segundo mandato de prefeito, a vitória se deu muito mais pela coligação de forças que se aliou ao PT do que pela capacidade de Geraldo em vencer Fernando Gomes.

Em 2000, Geraldo formou aliança com nove partidos, dentre eles PCdoB, PSB, PSDB e PMDB. A votação de quase trinta mil votos obtidos em Itabuna, no último pleito que ajudou a eleger Geraldo, deputado federal, não pode servir de parâmetro.

Ela ficou abaixo da votação obtida por ele quando perdeu a disputa para Fernando Gomes em 2000 e por se tratar de uma eleição em que o seu nome era, talvez, a única alternativa válida e conhecida para representar Itabuna no Congresso Nacional.

Geraldo, pela sua experiência política, sabe de tudo isso. E, talvez por isso mesmo, teme deixar a secretaria de Agricultura e se lançar em uma nova aventura de se eleger prefeito de Itabuna, afastando-se do poder e do status do Governo do Estado, o que colocaria definitivamente uma pedra sobre os seus projetos futuros.

O governador Jacques Wagner já deve ter alertado a Geraldo que com a sua saída da secretaria de Agricultura estariam abertas as negociações envolvendo aquela pasta com outros partidos. Negociação imprescindível na formação da base parlamentar de sustentação do seu governo na Assembléia Legislativa da Bahia. E mais ainda: que a sua saída seria irreversível.

A tudo isso, se somam as próprias dificuldades a serem enfrentadas por Geraldo no plano político eleitoral de Itabuna. Segundo as pesquisas disponíveis, representam algo em torno de 52% de rejeição direta ao seu nome e que, com relação à possibilidade de uma disputa com Fernando, subiria para algo em torno de 62%, por conta do fenômeno “nenhum nem outro” que representa o sentimento de mudança do povo.

Ao se retirar inteligentemente da disputa, Fernando Gomes, conhecedor do desgaste, por conta da sua desastrosa administração atual, deixou Geraldo sem palanque e sem discurso. E tendo que responder pelos seus próprios erros diante da população pela impossibilidade de se estabelecer o confronto direto “Quem é o pior X O menos ruim”.

Gerson Menezes é publicitário

5 comentários:

Anônimo disse...

VOU FINGIR QUE ACREDITO SEU GERSON! SO FALTA VOSMECER DIZER QUE ZE BOTOX (ADERBOLA) VAI DERROTAR GERALDO

Anônimo disse...

Zelão Diz:

Ocê é daqueles que só acreditam "quando a... já tá dentro"?

KKKKKKK

Anônimo disse...

Certíssimo,
Geraldo esta com medo, pois se não estivesse já teria saido da SEAGRI, e estaria junto a sua base (q vem diminuindo dia a dia).
Como teme o surgimento do anti-Geraldo (e q pode até ser Adervan, pq não?), fica vendo as pesquisas demonstrarem q sem Fernando para servir de contra-ponto a sua rejeição aumenta dia a dia.
Hoje em Itabuna, quem conseguir galvanizar este sentimento de mudança, será eleito Prefeito e isto, mesmo contra o poderoso Geraldo.

Anônimo disse...

eITA, SEU pIMENTA... Com analistas como O corinthiano Allá e o propagandista Gerson, não tem como sobrar dúvidas sobre política. ô gente bem informada, sô... inda aparece esse anônimo aí, prá dizer que se Geraldo não estivesse com medo já estaria aqui com suas bases... Coisa de gente burra, mesmo.

Anônimo disse...

PIOR QUE LER ESSE COMENTÁRIO..... SÓ NÃO SABER LER....