26 fevereiro 2008

O advento do Estado-Babá

Edgard Freitas

No fim do ano passado uma notícia me chamou a atenção. O deputado Clodovil Hernandes (PR/SP) apresentou a PLC 2374/2007, pretendendo tornar obrigatório o exame de próstata em todo homem maior de 40 anos quando dos exames médicos previstos no Art. 168 da CLT. A justificativa era de que o preconceito faz com que muitos homens evitem o exame de toque retal, propiciando um aumento no número de casos letais de Câncer.

O absurdo da proposta me pareceu autoevidente. Inobstante, conversando com alguns conhecidos, descobri que muitos se manifestaram favoráveis à realização obrigatória de tal exame. A alegação era a mesma da exposição de motivos do projeto: Como os homens são preconceituosos e refratários ao exame, devem ser forçados a ele. Claro, “para o seu próprio bem”.

Tentei argumentar que, mantidos esses motivos, poderíamos pleitear que o Estado controlasse nossa exposição ao Sol, visando reduzir os índices de melanomas. Não creio que convenci alguém, apesar de o núcleo do argumento ser o mesmo, em essência, da PLC.

Leia o artigo completo no site É Direito

Nenhum comentário: