26 fevereiro 2008

Zairo e Zé, a dupla-problema

O magistrado que julgou e determinou o afastamento preventivo do prefeito de Una, Zé Pretinho, também analisará um mesmo tipo de ação civil movida contra Zairo Loureiro, de Canavieiras.

O pedido de afastamento de Zairo foi apresentado pela promotora Ana Paula Limoeiro, ano passado. Essa é a ação civil. A penal está transitando com celeridade no Tribunal de Justiça, tendo como relator o desembargador Carlos Dultra Cintra.

Tanto na ação penal originária como na civil, o prefeito de Canavieiras responde por ter manipulado licitações do lixo e da compra de ônibus para transporte escolar. A licitação do lixo beneficiou todos os cinco participantes do certame, inclusive um parente de um ex-governador baiano.

Já o caso da licitação dirigida para compra de ônibus é ainda mais grave. Antigo, o foi aplicado por empresas que têm como sócios o empresário Valderico Reis e família Carletto não só em Canavieiras.

As empresas Rota, Águia Azul e a Viação Jequié Cidade Sol apresentaram as propostas na licitação para compra de três ônibus. A promotora Ana Paula Limoeiro investigou e descobriu que todas elas pertenciam ao mesmo grupo.

"O pacote da licitação chegava pronto", diz uma fonte. Mais do que pronto, facilitava a venda a presença do ex-prefeito ilheense Valderico Reis. "Quase todos os municípios que compraram ônibus para transporte escolar aderiam ao esquema".

No município da Costa do Cacau, é dada como certa a queda de Zairo Loureiro já em março, na "Sexta-feira do Terror", no Tribunal de Justiça da Bahia. A ação penal originária contra ele (70026-2/2007) tem a frente, como acusador, o promotor Valmiro Macêdo.

O promotor é o mesmo que acompanhou desde o início a ação que resultou no afastamento de Zé Pretinho, prefeito de Una.

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelão, Revendo Velhas Partiduras:


... Esse é o Samba do Crioulo Doido!

OBS. Título dado à música, antes da expressão "crioulo" ser considerada "politicamente incorreta".