27 fevereiro 2008

Vice assume e bloqueia pagamentos em Una

Davi Cerqueira (PSB) assumiu a prefeitura de Una e determinou o bloqueio de pagamento de todos os cheques emitidos por Zé Pretinho, afastado do poder acusado de comandar a Máfia do Crédito Consignado.

Davi Cerqueira disse que até amanhã baixará decreto demitindo secretários e ocupantes de cargos de confiança, mas analisará as exonerações caso a caso.

Ainda de acordo com Davi, mais de 100 cheques foram emitidos pelo prefeito afastado nos últimos dias, alguns deles pré-datados para outubro e novembro deste ano, período eleitoral e quando Zé Pretinho tentaria a reeleição. Os pagamentos foram suspensos.

Zé Pretinho foi afastado por tempo indeterminado, ontem, acusado de desviar R$ 2,7 milhões no esquema da máfia do crédito. O esquema beneficiou o próprio prefeito, a esposa, irmãos, amigos e parentes, além de um tenente da Polícia Militar.

O esquema do crédito consignado começou a ser operado no segundo semestre de 2006 em Una, e envolvia o Banco Matone, do Rio Grande do Sul. Davi Cerqueira disse que "o prefeito caiu por culpa própria".

Beneficiários
Ele foi cauteloso ao comentar o envolvimento de políticos no esquema, mas afirmou que os boatos apontariam para dois deputados baianos. "Comenta-se muito", observou.

Os parlamentares seriam beneficiários por contar com o apoio de Zé Pretinho nas eleições de 2006. Os deputados, de acordo com Davi, seriam Paulo Magalhães (federal) e Antônio Rodrigues (estadual), ambos do DEM.

Davi reforça que seriam apenas suspeitas. "Não temos como provar isso".

A posse
Davi Cerqueira tomou posse como prefeito em solenidade simples, às 11h, no fórum ministro Eduardo Spínola, hoje. Como o presidente da Câmara sumiu da cidade, quem conduziu a solenidade foi o juiz Ricardo Medeiros Netto. O magistrado é o mesmo que afastou Zé Pretinho.

Sobre o destino do presidente da Câmara, Juvenal Trindade, o prefeito em exercício disse que ouviu "dizer que ele está com o prefeito, em Salvador".

Nenhum comentário: