21 fevereiro 2008

Concluído estudo sobre viabilidade do dendiesel

A Ceplac concluiu os estudos sobre a viabilidade da produção de biodiesel a partir do dendê. O trabalho realizado pelo órgão federal teve a parceria da Uesc e a Universidade Federal do Paraná, além de financiamento da Petrobras.

A produção de dendiesel é uma das apostas do governo federal para a diversificação econômica sul-baiana, notadamente na região do baixo-sul. O estudo reforça a viabilidade do agronegócio dendê. A observação ocorreu entre janeiro e dezembro do ano passado.

A oleaginosa será adquirida pela Petrobras. Os contratos prevêem fornecimento de mil toneladas de dendê à empresa petrolífera, no prazo de um ano, a contar do final deste trimestre.

Segundo a assessoria da Ceplac, o estudo levantou "informações sobre quantificação de carbono fixado ou imobilizado na biomassa do dendezeiro" e o "índice de acidez do óleo produzido por essa palmácea". A suposta alta acidez ainda era um dos pontos desfavoráveis ao dendiesel. Parece que caiu o mito.

As conclusões do estudo foram repassadas aos dirigentes Gustavo Moura e Geraldo Landim, pelos pesquisadores Herman Isenseé, Jonas de Souza, José Roberto Melo e Ismael Rosa. Os dados serão encaminhados ao Ministério da Agricultura e à Petrobras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zelão, da Série Perguntar não Ofende:


"Eureka!", os técnicos da Ceplac, só agora, após estudos emergenciais, descobriram que o dendê é viável no projeto "bio-diesel"?
E onde foram jogados os estudos técnicos e aplicações práticas da equipe da Ceplac, liderada por Hernani Sá, que foi testada exaustivamente em veículos da própria frota da Ceplac?

OBS: Se as inquirições ofederem a alguém, ou ao "alter-ego" de muitos, por favor as disconsiderem.

Anônimo disse...

Em me sinto envergonhado de conhecer pessoas, supostamente idôneas e de alto-nível(!!!),de instituições importantes como a CEPLAC e UESC.
Eu gostaria de apagar minha passagem pelas mesmas.
Eu fico muito triste.
Será que Êles tem filhos?
A história é INEXORÁVEL.

ASS.
HERNANI DE SÁ FILHO