Imagens que a Bahiatursa não divulga nos VTs
CHICO CASTRO JR.
ccastrojr@grupoatarde.com.br
Cordeiros é a face mais feia da festa esfregada sem retoques na cara do espectador. Toda a incômoda herança escravagista da sociedade baiana está ali – todos os cordeiros são negros, não importa se é homem ou mulher.
Ao longo de toda a sua duração, diversas imagens remetem diretamente a visões de navios negreiros – ou mesmo às galeras movidas por remadores escravos –, aqui substituídos pelos luxuosos trios elétricos a serviço da burguesia branca e bêbada.
Engana-se, porém, quem os vê como vítimas. “Eles não são vítimas.
São cidadãos lúcidos e muito articulados, condenados a essa condição de vítima por uma máquina que os silencia e os torna invisíveis“, nota Amaranta.
Para evitar esse tipo de armadilha conceitual e não vitimizar os cordeiros, a dupla precisou filmar tudo da altura do chão, evitando a imagem televisiva captada do alto dos camarotes.
Foi uma operação de guerra circular com uma câmera pela bagunça do Carnaval. “Muitas vezes, eles achavam que era pro Varela, porque quando eles vêem a câmera na frente deles, é para mostrá-los de forma sensacionalista, como vítimas”, conta.
O resultado, filmado durante três Carnavais (2004, 2005 e 2007), é uma peça de forte teor sociológico – mas não como um “alerta” ou denúncia. A sensação depois de assisti-lo é semelhante à de ter levado um (merecido) tapa no rosto.
CORDEIROS
Terça-feira, 2h30
TVE, Canal 2.
3 comentários:
Esse blog é ESPETACULAR!!Assisti esse documentário e ia mandar um e-mail p tve pedindo pra reprisar. Sempre fui p carnaval de ssa, e foi mto interessante saber um pouco dessa outra realidade!! Enfim.. prarbéns p o blog, sempre feliz ao escolher o q postar!!!
Ja estive em um carnaval em Salvador,é um Apartheid Social onde os ricos se divertem sendo ainda financiados por dinheiro público,e para os negros e pobres sobram apenas o "pipoca" e as "cordas".Os críticos dessa política hoje estão no poder e curtindo de camarote.
Mas uma vez parabenizo ao Blog por estar tão antenado. Assisti a reportagem e quis mto que outros baianos tivessem a visto. Acho q seria uma boa esse vídeo ser passado no momento da entrega de Abadás. Não sei se serveria pra conscientizar, mas pelo menos mostraria a dura realidade de quem tá ali pra proteger poucos que muitas vzs não reparam na realidade do nosso país.
Postar um comentário