Secretário confirma novo porto em Ilhéus
O secretário de Infra-Estrutura da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, confirmou que Ilhéus receberá mesmo um novo porto, nas imediações da praia de Ponta do Ramo. O anúncio da obra, no mês passado, provocou reações de grupos ligados à defesa do meio ambiente.
Pelo que o secretário disse hoje em entrevista ao programa Tabuleiro (Rádio Santa Cruz), o projeto irá à frente, apesar das opiniões contrárias. A idéia é que o porto fique mais próximo do novo terminal aeroportuário, que também será construído na zona norte da cidade.
Ainda segundo Batista Neves, o porto do Malhado continuará sendo utilizado e servirá, inclusive, para o escoamento do níquel extraído das jazidas de Ipiaú, Itagibá e Jequié. Já no novo porto será embarcado minério de ferro proveniente da região de Caetité, entre outros produtos.
4 comentários:
Zelão, Cantarolando:
... Tá tudo controlado!... Tá tudo controlado.
Em ano de eleição, os meninos do PT, que adoram uma boquinha, não iriam perder a oportunidade de através da CODEBA, reforçarem o "caixa partidário". Que o diga o hoje "milionário" ex-presidente da Codeba, Geraldo Simões.
... Tá tudo controlado!
Tá tudo nos conforme seu Zelão, vaiter dinhero sbrando de campanha que nem ladrão pode carregar.kakakakaka, em ano eleitoreiro o cara fcana miséria ou enriquece de vez!
Pra mim um porto e ainda mais uma ferrovia não se encaixam naquela região! Seria um impacto ambiental irreversível e acabaria com o potencial turístico do local!!!
O mar também é raso... o porto teria que ser longo (como o do malhado) para ter profundidade para grandes navios, ou então fazer a terrível DRAGAGEM! E vimos o que a dragagem do calado do porto do malhado fez a Praia da Soares Lopes e Cristo (quem viveu em Ilhéus nas décadas de 70 e 80 sabe do que estou falando).
O porto mais parecido que temos como referência é o porto de Tubarão (vitória-ES). A pior parte são os pátios de minério a céu aberto. Imaginem uma coisa assim na ponta do ramo. Simplesmente não combina!
http://www.transportes.gov.br/bit/PORTOS/Tubarao/potub01.jpg
Além disso ferrovia e porto apenas circulam mercadoria, com poucos ativos produtivos no local. geram alguns empregos e muita arrecadação para município, o que infelizmente quase sempre não se reverte em benefícios para o povo.
Já saiu o decreto da desapropriação! Serão mais de 17 milhões de metros quadrados. Será o fim de qualquer potencial turístico da região norte do município, fora os danos ambientais. Divulguem!
"
...
DECRETO Nº 10.917 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2008
Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra que indica e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e à vista do disposto no art. 164, inciso IV, da Constituição Estadual, e no art. 5º, alíneas “e”, “f”, “h”, “i” e n”, do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, alterado pelas Leis nos 2.786, de 21 de maio de 1956, 6.602, de 07 de dezembro de 1978, e 9.785, de 29 de janeiro de 1999, e do que consta do Processo nº 1100080000411 da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração,
D E C R E T A
Art. 1º - Fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra medindo 17.713.175,48m², localizada no Município de Ilhéus na margem esquerda da BA-001, no sentido Ilhéus-Itacaré,...."
Postar um comentário