18 fevereiro 2008

Batido o martelo, Geraldo é o candidato do PT à prefeitura

Allah Góes*

Passado o carnaval, quando de fato o ano se inicia, as dúvidas “shakespearianas” do secretário Geraldo Simões sobre: “ser ou não ser candidato a Prefeito” parece que foram dissipadas ante o alto índice de rejeição da pré-candidatura de D. Juçara I (visto em pesquisas de consumo interno), bem como ante a imperiosa necessidade do PT reconquistar a cidade de Itabuna e se garantir na sucessão de 2010.

Além dos fatores acima descritos, a decisão do ainda secretário em adiar o seu afastamento baseia-se na tentativa de realizar um movimento que visa manter sob o seu “controle” a Seagri. Sim, ele deixará a Secretaria, mas não quer deixar de ter influência sobre ela.

Visando este movimento, Geraldo trabalha nos bastidores: primeiro, tentando manter a Secretaria, que é muitíssimo cobiçada pelos partidos aliados, sob a zona de influência do PT; segundo, para conseguir ungir como novo secretário um de seus assessores.

Como já dissemos em outros artigos, é muito difícil o PT manter a Seagri, pois já existe um “acordo” pela qual esta, em saindo Geraldo, passaria ao controle de um dos partidos aliados (possivelmente o PR), isto por conta da volatilidade hoje existente na base de sustentação petista na Assembléia, mas agora existe outro complicador às intenções do atual secretário, e ele reside no próprio PT.

É que, além do grupo do deputado federal Walter Pinheiro, que pleiteia a Secretaria, o PT do Oeste do Estado, mais precisamente o de Santa Maria da Vitória, possui um suplente de deputado estadual, o professor Valdeci Oliveira, que também é pré-candidato a prefeito daquela cidade e que, a exemplo do agora deputado Isaac Cunha, do PT de Jequié, visa assumir a “deputança” para fortalecer a sua candidatura, o que, segundo eles, seria excelente para os planos do PT em 2010.

E para tanto, reuniu-se esta semana com o governador do Estado, em caravana que contou com representantes de 32 cidades do Oeste e foi capitaneada pelo deputado Federal Zézeu Ribeiro, secretário Ruy Costa e o dirigente partidário Jonas Paulo (que aguarda decisão da Nacional do PT para saber se será o novo presidente da legenda na Bahia), pleiteando a assunção da deputada estadual Fátima Nunes ao posto de secretária de Agricultura da Bahia, o que abriria vaga para o professor Valdeci.

Como se observa, Geraldo terá que se movimentar muito nos bastidores (inclusive do próprio PT), com vistas a manter sob sua área de influência a Seagri, que, juntamente com a Secretaria de Educação, lhe servem de apoio à suas pretensões senatoriais.

Assim, tem-se como certa a saída do atual secretário da Seagri, pois inviável foi o projeto de lançar sua esposa como candidata à prefeita, tentando lhe transferir o seu “patrimônio eleitoral”, isto porque o PT de Itabuna, sob pena de ter que engolir o Capitão Fábio, precisa lançar um candidato com reais chances.

E os petistas de Itabuna não iriam se sentir à vontade em ter que seguir a orientação do governador sobre a “base aliada marchar unida nas eleições deste ano, e fazer campanha para aquele que estiver melhor nas pesquisas”, pois aí, sem Geraldo, teriam que se reunir com o “grupo de Badega”, e fazer campanha para Capitão Fábio, o que somente a candidatura do atual Secretário pode evitar.

Allah Góes é Advogado Municipalista, Consultor de Prefeituras de Câmaras, Especialista em Direito Eleitoral, Consultor Jurídico Nacional da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Membro da Comissão do Advogado Iniciante da OAB-BA. E-Mail allah_goes@hotmail.com

7 comentários:

ツ Mr Anderson ♪ disse...

Certíssimo sir!

Anônimo disse...

Uma coisa que me cutuca o juízo é como uma pessoa que é da ala direita da política baiano, como Allah, assumidamente pró-Capitão Fábio em Itabuna, pode saber de tantos assuntos do próprio diretório petista e tanto sobre Geraldo, pessoa que lhe imputa extrema antipatia, pelo que já ouvi dele mesmo! Ele deve gostar de falar do que não sabe e, para mim, está bem claro: são meras conjecturas à-toa, sem sentido, hipócritas! Certa vez ele falou que Geraldo não disse para que veio, em dois mandatos... Acho que ele deveria acordar desse sono profundo e enxergar melhor a realidade de sua terra!
ZELÃO II (o falso Z!)

Anônimo disse...

“base aliada marchar unida nas eleições deste ano, e fazer campanha para aquele que estiver melhor nas pesquisas”.
O governador está muito enganado, ele não manda no PT, ele manda nos seus cargos e secretarias, mas no partido ele é um militante como outro qualquer. Ele dividiu seu governo como bem quis, mas não vai empurrar goela abaixo qualquer candidato.

Anônimo disse...

Conheço o Allah e ele nunca foi da "extrema direita pró-Capitão Fábio", já tendo, inclusive, na epoca do movimento estudantil militado junto ao pessoal do PC do B.
Acho q o anônimo acima deveria melhor se informar, e ai sim, ver q realmente Geraldo em duas administrações nada fez por Itabuna.
Eu quero é algo novo e o q o Allah mostra eu seu comentário é q Minha Pedinha vai de novo ser o candidato do PT pois não lhe resta outra saída, e isto até o diretório do PT sabe.

Anônimo disse...

Côitado de GS rssss o Futuro e Azavedo!!!

Anônimo disse...

Zelão, o verdadeiro, pro falso - anônimo disse:

cara, ocê é tão falso, quanto uma nota de trinta reais. Dizer que Alah Góes é da "direitona", é algo tão falso, quanto a sua propria personalidade vil. Isto é, se você sim, por ter vivido sempre sob o "tação" da direita, não tenha delatado Allah, quando ele militava no PCdoB.

Anônimo disse...

É mesmo, tinha esquecido q o Allah, quando estudante secundarista, militou no PC do B, época em que juntamente com ele tentamos revitalizar a UESI