31 outubro 2007

Olllhhhaaa o leitinho oxigenado...

Veloso, o rei do Photoshop

O deputado Raymundo Veloso não é garota da Playboy, mas é chegadíssimo aos recursos do Photoshop. Depois de ter usado o programa de manipulação de imagens para ficar encostadinho no ministro da Agricultura Reinold Stephanes, o nobre parlamentar agora "forçou uma aproximação" com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Todos sabem que o deputado Veloso é um bravo defensor dos interesses da região cacaueira, portanto não se admite utilizar de artifícios primários e eticamente condenáveis para simular intimidade com autoridades federais. Isso é reduzir o quilate do próprio mandato.

Com a palavra, o blog Catucadas, especializado em (descobrir) mutretas fotográficas.

Maldade jabista

Sócio-remido do clube jabista, o cacauicultor Henrique Meleca protagonizou a primeira grande gafe da passeata em defesa da Ceplac, realizada na tarde desta quarta-feira.

Meleca, que representou o presidente do Sindicato Rural, Izidoro Gesteira, proferia o seu discurso, quando tentou fazer referência ao prefeito de Ilhéus.

Primeiro, disse que gostaria de saudar o prefeito "Newton... Newton... Newton... Cardoso". Ou melhor, "Newton... Newton... Newton Silva".

Newton, que não é Cardoso nem Silva, mas Lima, abandonou logo em seguida o trio elétrico que fazia as vezes de palanque. Estava com a cabeleira mais rebelde do que de costume e saiu sem querer conversa com ninguém.

Essa turma de Jabes não é mole.

Jobim em Ilhéus

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, estará amanhã, às 10h30min, em Ilhéus.

Ele vem para fazer uma rápida vistoria no aeroporto Jorge Amado e, depois, seguirá para Porto Seguro, onde vai passar o final de semana.

Jobim é aquele mesmo que chamou os baianos de "preguiçosos".

Comunicação

Confirmada a escolha do jornalista Vítor Hugo Soares para a secretaria municipal de Comunicação, jornalistas e veículos que cobrem as atividades da Prefeitura podem se preparar para dias melhores no freqüentemente conturbado relacionamento com o Thomé de Souza. Além de competente, Vítor é experiente e sabe que jornalistas só têm um desejo: a informação. Atualmente, Vítor escreve uma coluna semanal na Tribuna da Bahia.

TRIBUNA DA BAHIA

Alisson em pé de guerra com Newton

O affair entre o presidente da Câmara de Ilhéus, Alisson Mendonça, e o prefeito Newton Lima acabou mesmo quando este entregou seu coração a Alcides Kruschewsky e ao PSB. Mas o descontentamento do vereador agora é manifestado publicamente.

Alisson esteve ontem no programa O Tabuleiro, do radialista Vila Nova, e beliscou o prefeito. Entre outras coisas, disse que o fato de estar à frente de um "governo tampão" obriga Newton Lima a ser mais ágil. "O prefeito tem que trabalhar e esquecer o governo passado. De Valderico Reis cuidamos eu e a Câmara de Vereadores", afirmou.

É claro que as críticas têm bastante a ver com o processo sucessório, que se encontra em marcha batida. Quando se filiou ao PSB, Newton se habilitou a disputar a cadeira de prefeito em 2008, o que desagrada profundamente o presidente da Câmara.

Alisson quer ser o próximo prefeito de Ilhéus, mas para isso terá antes que derrotar os outros dois nomes petistas: Ruy Carvalho e Nilton Cruz. As prévias do partido estão programadas para o próximo dia 18.

"Prefeito" Jabes

Foi no mínimo desrespeitoso o tratamento do tributarista Edvaldo Brito para com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.

Brito participou, ontem, da comemoração dos 95 anos da Associação Comercial de Ilhéus. Em seu discurso, ele ignorou absolutamente o prefeito Newton e referia-se a Jabes Ribeiro como se fosse o mandatário da cidade.

Constrangimento geral.

Na mira dos federais

Um conhecido radialista de Itabuna deverá ser indiciado pela Polícia Federal. Tudo porque desacatou alguns agentes da PF e esculhambou a instituição durante um chilique, em público.

Só não foi para o xilindró na hora por causa da idade...

30 outubro 2007

Incêndio deixa mil funcionários da Trifil em pânico

A fábrica da Trifil (Itabuna Têxtil) quase foi destruída agora há pouco por um princípio de incêndio nos setores de malharia, matéria-prima e produção de meias e lingeries.

O fogo começou por volta das 20h30min e espalhou pânico entre os quase mil funcionários do segundo turno da fábrica. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o incêndio.

Os empregados foram dispensados. Toda a área da fábrica está sob intensa fumaça e a direção da indústria ainda não se posicionou se haverá o terceiro turno ou se as máquinas ficam paradas até que tudo esteja resolvido.

Os funcionários do terceiro turno entrariam agora na fábrica. Eles se concentram na porta da unidade industrial e são orientados apenas pela presidente do Sintratec, Rose Cairo.

A presidente do Sintratec reclama que a empresa ainda não se posicionou sobre as condições de segurança para os trabalhadores que estão chegando.

A Trifil (Itabuna Têxtil) tem cerca de 2.500 funcionários e fabrica meias e malhas na unidade de Itabuna, além da linha Scala, de lingeries.

Na semana passada, segundo funcionários, houve um princípio de incêndio, logo debelado. Existem dúvidas sobre o sistema de segurança do trabalho na empresa.

Prefeito "criminoso" pode ser cassado? Opine!

O promotor de justiça, Márcio Fahel, disse em jornais e emissoras de tevê que o prefeito Fernando Gomes age de forma "criminosa", "irresponsável" e "inescrupulosa" ao tentar privatizar a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

E sustenta os seus argumentos elencando um monte de crimes cometidos pelo prefeito, como desrespeito às leis municipais e de saneamento básico, além de 'esconder' o edital da licitação da Emasa, publicando-o apenas no Diário Oficial da União. Isso, mesmo se tratando de uma licitação de caráter internacional.

Por essas e outras 'façanhas' e por querer privatizar a Emasa, o prefeito correria até o risco de ser cassado, no entendimento do representante do Ministério Público Estadual.

Na ação a que deu entrada na justiça, o promotor público Márcio Fahel diz que a concessão da Emasa é um "jogo inescrupuloso", em que as audiências públicas foram forjadas e nem o edital de licitação, nem o contrato com uma possível empresa vencedora chegaram a ser discutidos com a população.

Com base nessa discussão aberta pelo promotor, nós criamos uma enquete e queremos saber se você concorda com o promotor Márcio Fahel e, também, defende a cassação do prefeito Fernando Gomes pelos crimes contra a administração pública.

Não deixe de votar.

Enquete: você é a favor da cassação do prefeito?


O Ministério Público diz que são tão gritantes os crimes cometidos pelo prefeito Fernando Gomes (DEM), que ele pode ser cassado por passar por cima das leis para privatizar a Emasa. E você, é favorável à cassação de Fernando?

Sim, pois os argumentos do promotor são consistentes

Não, pois o prefeito está pensando na cidade...










Fifa confirma Copa de 2014 no Brasil

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, acaba de confirmar o Brasil como o país-sede da Copa do Mundo de 2014. Neste momento, o presidente Lula agradece a escolha e destaca os investimentos que estão sendo feitos e as propostas para sediar a principal competição esportiva do mundo.

29 outubro 2007

Futurologia política

José Nazal*

Nas eleições de 1996 a disputa se deu entre duas correntes políticas: Jabes e Roland. Participaram do pleito 18 partidos, 8 apoiando Jabes e 7 apoiando Roland. Os outros 3 ficaram com Jedida e Valadares. Na eleição proporcional ocorreu coligação apenas com o PMN-PPS-PCdoB, PFL-PPB e PTdoB-PRP.

No ano de 2000
, repetiu-se a disputa entre Jabes e Roland, mas dessa vez o PT ficou em terceiro lugar com Nelson Simões, seguido de Cosme Araújo, Maria Adise e Oldeck Marques, tendo a participação de 21 partidos. Na proporcional foram formadas as seguintes coligações: PPB-PSD, PT-PPS-PSB-PCdoB, PTB-PST, PL-PFL, PSDB-PSDC, PAN-PHS.

Em 2004
, 26 representações políticas disputaram a eleição, inicialmente com 7 candidatos a prefeito: Valderico, Ruy, Ângela, Soane Nazaré, Roland Lavigne, Magno Lavigne e Antônio Correia. Na reta final Roland desistiu para apoiar Ruy. Dessa vez, a disputa ocorreu entre 3 candidatos: Valderico, Ruy e Ângela. Na proporcional foram formadas as seguintes coligações: PP-PSL-PRP-PTN, PDT-PPS, PT-PSB-PCdoB, PMN-PTB, PFL-PRONA-PSC, PL-PTdoB, PAN-PSDC-PV, PSDB-PRTB e PTC-PHS.

Para o próximo ano
, 8 correntes políticas ensaiam candidatura. Quantos realmente disputarão? Como se aglutinarão os 26 partidos políticos com representação em Ilhéus? Quantas vagas terá a Câmara: 13, 19, 21?

Essas
, e outras indagações, alimentarão o cenário político até o final de junho de 2008, limite legal para a realização das convenções onde serão definidas as coligações.

Tente fazer um quebra cabeça com as legendas partidárias e seus comandantes.

* Blog Catucadas

PAC do Cacau vai recuperar sul da Bahia, diz Lula

Da Redação
leiaopimenta@gmail.com

O presidente Lula disse hoje, em Salvador, que a economia brasileira está sólida e isso dá ao país condições para discutir novos rumos e recuperar a indústria cacaueira baiana, "um setor extraordinário de uma região extraordinária (o sul da Bahia) deste estado". A afirmação ocorreu durante a inauguração de uma unidade do Cimatec/Senai, na capital baiana, na manhã desta segunda, 29.

Ao lado de personalidades políticas baianas e de boa parte do PIB do estado, o presidente fez deferência especial a Itabuna e ao ex-prefeito Geraldo Simões e destacou que o governo está trabalhando propostas para acabar com a fase do "antibiótico" e recuperar a região.

"A economia está sólida, e a economia estando sólida permite que a gente possa discutir os novos passos. Por exemplo, como recuperar a indústria cacaueira na Bahia, como fazer uma combinação para recuperar um setor extraordinário de uma região extraordinária deste estado que há muito tempo vem sobrevivendo às custas de muito antibiótico? Nós estamos construindo um programa para recuperar (a lavoura e a região)", disse o presidente.

O programa é chamado de PAC do Cacau e poderá ter o seu lançamento antecipado para o próximo mês de novembro. Segundo explicou o presidente no discurso, o Programa será desenvolvido combinando ações que envolvam culturas e regiões que produzem cacau, seringa e dendê.

O PAC do Cacau prevê investimentos de R$ 2 bilhões no sul da Bahia e contempla a diversificação da economia. A proposta acaba por reduzir até a área plantada de cacau, antes de aproximadamente 600 mil hectares.

Pelas discussões até aqui, essa área seria reduzida para 400 mil hectares e recursos seriam aplicados para aumentar a produtividade de cacau por hectare, hoje limitadas a uma média de 20 arrobas (300 quilos) de cacau por hectare. No passado, chegava a 100 arrobas.

O presidente destacou os investimentos no PAC do Cacau após citar em discurso Itabuna e o ex-prefeito e hoje secretário de agricultura do estado, Geraldo Simões. Leia nota abaixo.

Geraldo e Itabuna lembrados por Lula

Três figuras da política baiana foram destacadas pelo presidente Lula durante o discurso da unidade do Cimatec, em Salvador, hoje pela manhã. Naturalmente, o primeiro deles foi o governador Jaques Wagner. Os demais foram o deputado federal Zezéu Ribeiro e o ex-prefeito de Itabuna e atual secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões.

"Meu caro Geraldo (Simões), eu queria dizer meu caro, já que você veio de Itabuna para Salvador, dizer o seguinte: quando nós em 2010 estivermos fazendo a última prestação de contas para este País, nós vamos estar entregando ao País, 10 universidades federais novas, vamos estar entregando ao País 214 escolas técnicas profissionais espalhadas por todo o território nacional e estaremos entregando ao País 48 novas extensões universitárias, levando as universidades para o interior do nosso País."

( Clique aqui) para ler o discurso do presidente ou (aqui) para ouvi-lo

Mazzei de volta?

Jornalista de vasta experiência, Raymundo Mazzei, está sendo cogitado para substituir Jair Mendonça na secretaria de comunicação da prefeitura de Salvador.

Mazzei está coordenando projetos na agência de notícias do governo angolano e dá aulas num centro de formação de jornalistas na capital do país africano, Luanda.

A informação foi ventilada pelo blog Política Livre. Mazzei já ocupou o cargo de secretário de comunicação da prefeitura de Salvador, na gestão de Fernando José. Ele ainda foi assessor da Bahiatursa, correspondente do jornal O Globo em Salvador.

Na terrinha, chegou a ser secretário de turismo de Ilhéus, entre 2005 e o ano passado, quando entregou o cargo ao prefeito-atrapalhado-cassado Valderico Reis, e partiu para Angola.

Briga de onças

Só a 'amável' intervenção do prefeito Fernando Gomes para acabar a briga entre as escudeiras Cleide Oliveira (secretária de governo), Maria Rezadeira (Marimbeta) e Maria Alice (faz-tudo-do-prefeito).

Cada uma defende os seus interesses. Cleide quer o nome de Dinaílton Oliveira para prefeito. Alice quer todo o apoio do governo ao esposo Abílio Pereira. Já a Rezadeira quer que o governo "abra os caminhos" para a sua candidatura a vereadora.

Benzedeira, aliás, defende o nome de Capitão Azevedo para prefeito, assim como Maria Alice. Esta última sabe que tem controle total sobre Azevedo.

O CACAU PÓS-MODERNO

Gustavo Atallah Haun

O cacau acabou. Já não há mais a menor possibilidade de retornar à mesma glória do passado plantando e colhendo o fruto do chocolate. Pelo menos não como antes. Agora, ele faz parte dos livros de história da região sul baiana, só não enxerga quem ainda quer se iludir e ter ocas esperanças.

Percorrendo a bela estrada Ilhéus-Itabuna percebemos que as árvores que outrora geraram muitas riquezas, rareiam, algumas ainda teimam aqui ou ali, mas os grandes pastos já se tornaram comuns na paisagem.

O sonho épico do desbravamento, da vinda de pessoas dos quatro cantos, dos jagunços e dos coronéis pode ser revivido nos livros de Jorge Amado, Adonias Filho, Ciro de Mattos ou Hélio Pólvora. Os poemas evocando as delícias dos cacauais viraram peças de museu, ancorados no estro de Valdelice Pinheiro, Telmo Padilha e tantos outros.

Duas lições belíssimas retiramos da nossa derrocada cacaueira: a primeira, que nunca devemos nos prender a uma só cultura agrícola. Nenhuma região do planeta sobreviveu sem diversificar, sem cultivar outras opções. A monocultura é a maior burrice do ser humano. A segunda, que é necessário ser humilde sempre. Ontem arrotávamos caviar, viajávamos para a Europa como quem ia tomar café na esquina, acendíamos charuto nas notas de dinheiro. Hoje, só resta a melancolia e as dívidas com os bancos, que podem não ser abatidas das contas dos devedores, pois não há solução em curto ou médio prazo para o problema.

A única saída para essa desgraça coletiva, assim como para qualquer outra da nossa vida, é a sublimação através da Arte, como bem pensava Arthur Schopenhauer (1788-1860). Aliás, se os nossos cacauicultores lessem o filósofo alemão, lá da Prússia, das duas uma: ou se suicidariam em massa ou alcançariam as respostas através dos artistas e suas representações.

E por isso devessem investir em Arte, formassem platéia, pensassem na possibilidade de, daqui para frente, ouvir uma boa música cantada com alma, e se transportar para um mundo em que é momentaneamente feliz. Ou perscrutar todas as idéias de um escrevente solitário que quer se expressar recriando, reinventando, reproduzindo situações em que vive ou imagina viver. Quem sabe se deliciando em frente a uma tela ou uma escultura, como se estivesse em um jardim belo e magnífico, ali encontrando a paz de espírito tão acalentada. Até mesmo assistindo a um espetáculo teatral e purgando os seus sentimentos e emoções numa catarse máxima das situações cotidianas em que experiencia. Talvez dançando e expulsando seus demônios interiores nas coreografias poéticas da criatividade.

Não seria de se estranhar que assim surgisse uma nova população grapiúna, mais rica culturalmente, mais politizada, que encontrasse soluções mais razoáveis para os seus problemas e fosse mais crítica em relação à existência. Quiçá, poderia até se ver nas telas dos cinemas, a sétima arte, mas sem ter que matar algum irmão ou parente por conta da sua fortuna material.

Sem pregar palavras ao vento, as grandes crises, como a do cacau, são momentos enriquecedores, para aqueles que têm consciência desperta para a sua própria elevação. Na felicidade e na abundância sequer nos lembramos do vizinho, esbanjamos e temos um rei na barriga. O orgulho é parceiro e a arrogância companheira inseparável.

Somos vazios porque achamos que temos o mundo. Já nas tempestades e tragédias somos coletivos, agimos com fraternidade e pensamos nos outros antes de nós mesmos. Tiramos o olho do próprio umbigo, porque agora necessitamos da força de todos, da experiência alheia. Dessa forma, a arte age com profundidade, com criatividade e com força incalculável.

Gustavo Atallah Haun é professor
*Texto também publicado no Diário de Ilhéus

"TAPA DE ELITE"

Desencanto?

Segundo matéria publicada hoje no jornal A TARDE, o número de eleitores na faixa dos 16 aos 18 anos caiu significativamente na Bahia, assim como em diversos estados brasileiros.

No território baiano, havia 299.256 jovens eleitores em 1992. Já no mês de setembro de 2007, eram 135.915.

Fatores como corrupção e ausência de políticas públicas mais efetivas são apontados como causa do desestímulo.

Aeroporto

O presidente Lula assina hoje em Salvador o protocolo de intenções para a construção do novo aeroporto de Ilhéus.

A expectativa é de que o projeto esteja concluído em 2011.

28 outubro 2007

SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICAS: CAOS SEMELHANTES E ININTERRUPTOS

Marcos Bispo Santos *
educadorpolitico@hotmail.com


No tempo de Cristo havia os Vales dos Leprosos, um lugar onde eram depositados os doentes com lepra (hoje hanseníase), tão bem(mal) apresentado no filme “Ben-Hur”, ganhador de 7 oscars e até hoje uma das melhores produções cinematográficas sobre aquele período, talvez pela maneira discreta com que trata a questão religiosa e mística do cristianismo, sem doutrinamento fundamentalista. Naqueles lugares, não se podia entrar ninguém que não tivesse a lepra. As pessoas “saudáveis” que precisassem ir ver algum familiar ou amigo possuidor da doença, tinham que ficar a muitos metros de distância, deixando alimentos, roupas ou quaisquer outros provimentos na entrada do Vale, aonde os próprios leprosos tinham que, a despeito da doença, ir buscar tais coisas.

No filme, Ben Hur supera este preconceito, descumpre a regra estabelecida e vai ao encontro de sua mãe e sua irmã, leprosas e habitantes do Vale. Brasil, 2007 d.C., já no 2º governo Lula e passados 5 anos de dois desgovernos do PSDB; já com 10 meses de governo Jaques Wagner na Bahia e após 20 anos de ditadura do grupo de ACM e numa cidade desgovernada pela 4ª vez por um prefeito do DEMO, temos aqui, como em inúmeros hospitais públicos do Brasil, notadamente nos piores de cada cidade deste país, verdadeiros Vales de Leprosos. Nestes hospitais, as côrtes de Brasília, de Salvador e das prefeituras, só vão quando é para algum ato político, quase sempre em campanha. E a sociedade também prefere ficar distante e não lembrar que existem, como os contemporâneos do Cristo faziam com seus Vales de Leprosos.

Esta semana, meu pai foi internado no maior hospital público da região cacaueira, também este um Vale de Leprosos. Alfredo Antonio dos Santos é o seu nome, um senhor de 71 anos de idade, portador de diversos problemas de saúde, próprios de quem teve de trabalhar com o pai na roça, desde os 12 anos de idade. Sr. Alfredo, ainda antes dos 18 anos, ao ter o pai doente, passou a trabalhar muito mais e sozinho, para sustentar mais de 10 irmãos nas regiões de Amargosa e Jequié, aqui na Bahia. Ele está internado no Hospital Regional de Base Luís Eduardo Magalhães, que fica na cidade de Itabuna. Sr. Alfredo tem diabetes, uma hérnia imensa na virilha, problemas de próstata e não tem podido operar e cuidar de nenhum dos seus males porque está também com um crescimento acelerado do coração.

Eu acredito e defendo isto há muito tempo, que dirigente público de Educação e Saúde teria que vincular sua posse à frente de órgãos desta natureza, à condição de que os seus familiares, ao menos os de dependência direta, a partir de seis meses da posse, devessem ser atendidos apenas no Sistema Público. É inaceitável este estado de coisas que vemos e vivemos na Saúde e Educação Públicas. Os dirigentes, todos eles, fazem discursos vazios de melhoria do Sistema, chegando às vezes à afirmação puramente falaciosa de que estão perto da perfeição, mas afastam seus familiares destes verdadeiros Vales de Leprosos de hoje em dia. E esta metáfora cabe, por mais dura que seja, mais intensamente, para os hospitais públicos do Brasil. Todavia, muitas escolas públicas também os são. Com raríssimas exceções, que no universo dos 5.500 municípios brasileiros, não acredito que cheguem a 100, não há dirigentes públicos, do município, do estado e muito menos da União, que admitam que um dos seus freqüentem Escolas Públicas e dependam do (péssimo) atendimento da imensa maioria dos hospitais públicos.

Lamentavelmente, meu pai está internado em um destes Vales de Leprosos. Já havia tentado sem sucesso incluí-lo como dependente do meu plano de saúde (que tenho por ser professor concursado do Estado da Bahia) e voltei a tentar esta semana, no dia seguinte ao seu internamento, e de novo não consegui. Alegam que ele não é meu dependente direto. No Hospital Regional de Base Luís Eduardo Magalhães, aqui de Itabuna, como no Hospital Geral de Salvador ou no Hospital Miguel Couto, do Rio de janeiro, voltamos ao tempo de Cristo. Pessoas ficam por seis horas ou mais, aguardando atendimento em cadeiras idênticas à de bares de periferia, sem qualquer conforto, num ambiente de muito mau-cheiro e dependendo de funcionários que, em sua maioria, demonstram estar ali pela simples necessidade de ganhar dinheiro, qualquer dinheiro, até porque, em lugares assim, salários altos, só para quem menos trabalha. Vi no primeiro dia em que lá estive, esperando durante 8 horas para o atendimento e internamento do meu pai, várias “patricinhas”, egressas de Faculdades Particulares, disfarçadas de enfermeiras, que nem mesmo cumprimentam as pessoas que estão nos corredores por onde passam. Uma delas, até usava um MP3 com fones de ouvido e cantava desconexamente à situação que urgia em seu redor.

Nos dias que se seguiram ao internamento do meu pai, o que tenho constatado é que o Socialismo idealizado pelo médico Ernesto Che Guevara há 40 anos atrás está cada vez mais distante de terras brasileiras e que a mesma situação de abandono e de transformação de seres humanos em párias da sociedade, que Che constatou no Peru (e que pode ser vista no filme “Diários de Motocicleta” do diretor brasileiro Walter Sales) da década de 1950, não só não se reverteu, como se espalhou por toda a América Latina, e no Brasil continua gerando multidões. No Hospital Regional de Base Luís Eduardo Magalhães aqui de Itabuna, o que tenho visto são camas enferrujadas, falta de lençóis, ausência de qualquer acomodação apropriada para os acompanhantes (não há onde sentar, nem dormir, quando é necessário ficar junto ao paciente), pias e banheiros com encanamentos com defeito (TV e som ambiente então, nem pensar) e inúmeras auxiliares de enfermagem (que fazem o que podem e com muita dedicação) onde deveriam estar Enfermeiras. Isso para não falar dos médicos, que salvo nos dias (um ou dois por semana) em que dão plantão, passam em cada enfermaria por minutos, ficando na Unidade Hospitalar por, no máximo, uma hora.

No primeiro dia, por ter chegado ao hospital após as 8h da manhã, não encontrei ninguém que pudesse me informar com precisão o prontuário do meu pai. Fiquei lá por 1 hora e meia e a Enfermeira-Chefe daquela enfermaria, não apareceu. As auxiliares de enfermagem até tentaram ajudar, mas não conseguiam decifrar as informações sobre os exames cardíacos a que meu pai havia sido submetido (???)... Ao sair do HBLEM, escuto no rádio do carro que haverá show no Parque de Exposições da cidade. A atração daquela noite seria Marcelo Marrone, um “cantor” que tem como hit a música “Beber, Cair e Levantar”, o novo ideal de imensa parte da juventude dos anos 2000 e até de quem já passou muito dessa faixa etária. Vejo vários bares cheios. Neles ninguém quer saber da prorrogação da CP(provisória?)MF, nem da transformação de hospitais públicos em Vales de Leprosos. O que vale é ouvir, cantar e tornar real o que propõe Marcelo Marrone, “Beber, Cair e Levantar”.

* Prof. Marcos Bispo Santos, Educador Popular do PreAfro – Pré-Universitário para Afrodescendentes, atuando na Área de Literatura Brasileira; diretor do Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, Pau Brasil – BA. Colaborador da Revista Viração: www.revistaviracao.com.br

Me engana que eu gosto...

Quem viu a forma como a assessoria de imprensa da prefeitura de Itabuna divulgou a inauguração da ponte na avenida Amélia Amado, ficou com sérias dúvidas sobre a inapetência eleitoral do prefeito Fernando Gomes.

Cuma fez dicurso inflamado e abraçou correligionários, como se estivesse em plena campanha. E as fotos, claro, foram divulgadas pela assessoria da viúva.

Você conhece o Mário?

O grupo da deputada Ângela Sousa jura com a mão direita sobre a Bíblia que ela não será candidata a prefeita de Ilhéus em 2008. Assegura também que o nome indicado pela parlamentar será o do seu filho, o médico Mário Alexandre (foto), filiado ao PSDB.

Mário é nome novo na política e, apesar de pouco conhecido da maior parte do eleitorado, aposta no próprio carisma e na força da genitora.

Muitos ainda acreditam que a deputada pode estar escondendo uma carta na manga e que seu nome será confirmado no devido tempo. Ângela, porém, descarta a possibilidade e promete que levará seu mandato na Assembléia até o final.

ô coitado!

Um bendito jornalista de reduzida credibilidade utilizou nota do Pimenta para tentar indispor o secretário Geraldo Simões com este blog.

A nota em questão foi justamente uma sobre certo promotor de eventos que anda sempre metido em confusão e ainda pode complicar seriamente a vida de quem lhe faz companhia.

Ao mané, invejoso e leva-e-traz, o Pimenta avisa que não tem rabo preso com Geraldo. Portanto, ele pode mostrar as notas que quiser.

Lamentável e deprimente é ver alguém descer a nível tão baixo... Dá pena!

27 outubro 2007

Gusmão e o povão: qual a cara da Câmara?



Confira isso e muito mais no Blog do Gusmão.

Mama mia! Emasa, um negócio da China

Não entendeu nada, então aguarde. Comenta-se que o prefeito Fernando Gomes está com água na boca diante de dois pratos saborosos. Não sabe se devora um talharim ou cai matando num bolinho primavera.

Se bobear, come os dois...

Cuidado!!! Gato na área

Badega: "Saí do PT porque Geraldo me tratou como inimigo"

EXCLUSIVO

Nunca antes na história dessa cidade, um petista havia sido eleito vereador em Itabuna. Até que um agente administrativo da Ceplac, figura simples conhecida como Badega, conseguiu quebrar o tabu em 1992.

Badega hoje está rompido com a maior liderança do PT local, o secretário estadual da Agricultura, Geraldo Simões de Oliveira. Decepcionado com posturas que considera caciquistas, partiu de malas e bagagens para o PMDB de Geddel Vieira Lima.

O ex-petista foi lembrado na manhã deste sábado, no programa Resenha da Cidade, de Roberto de Souza, que entrevistou Geraldo. Questionado sobre a filiação do velho companheiro ao PMDB, o secretário disse que ajudou Badega a se eleger vereador e que ele mudou para pior.

O agente administrativo da Ceplac, naturalmente, não concorda e diz que Geraldo foi quem mudou. "Eu continuo no mesmo cargo na Ceplac, estou do mesmo jeito", afirma, acrescentando que "Geraldo é que ficou rico, depois de ter usado e abusado de todos nós".

Badega acusa GS de ter "dado as costas" para muitos dos seus velhos amigos, inclusive ele próprio. "Geraldo trata como inimigo todos aqueles que têm a menor divergência política com ele, não quer ouvir opiniões alheias, exige que as pessoas simplesmente acatem suas ordens", critica.

O novo membro do PMDB assegura que a forma como GS conduz o partido foi responsável pela sua saída. Ainda segundo Badega, o secretário é hoje mal-visto também entre os funcionários da Ceplac. "Acredito que 90% não querem saber dele", calcula. Badega citou companheiros que estariam sofrendo perseguições, a exemplo de Eliezer Correia e Everaldo Anunciação.

"Se Geraldo diz que eu mudei para pior, podemos entender que o presidente Lula também mudou para pior, já que seis ministérios do seu governo estão com o PMDB e o partido é também o principal aliado de Jaques Wagner. Será que o governador também mudou para pior?", indaga.

Sobre a possibilidade de aliança futura entre PMDB e PT em Itabuna, Badega demonstra ceticismo. "Nós temos um pré-candidato, que é o Capitão Fábio, que terá seu nome fortalecido na convenção marcada para 10 de novembro, onde estarão presentes toda a bancada do partido na Assembléia, lideranças nacionais e o ministro Geddel".

Veridiano "mudou pra pior"

O ex-prefeito Geraldo Simões abordou a debandada de petistas históricos, como José Carlos Veridiano, o Badega, ao ser questionado pelo apresentador do Resenha na Cidade, Roberto de Souza.

- A gente muda de religião, de mulher e por que não pode mudar de partido? Às vezes, se muda para pior.

E Veridiano mudou para pior? - perguntou Roberto de Souza

- Mudou, mudou para pior. Nós ajudamos a eleger Veridiano como vereador, tinha um bom salário na Ceplac... - respondeu Geraldo.

Não traiu

Um ouvinte do programa Resenha da Cidade, de Roberto de Souza, perguntou ao ex-prefeito Geraldo Simões se ele não traiu os 35 mil eleitores itabunenses ao preferir abandonar o mandato de deputado federal para ser secretário de agricultura do estado.

Geraldo respondeu:

- A vida inteira nós reclamamos da falta de secretário do sul da Bahia no governo (do Estado). Eu avaliei, refleti e achei que contribuiria mais com a região sendo secretário de agricultura. Sirvo mais como secretário de estado do que como deputado federal.

A entrevista está sendo concedida ao vivo, na Rádio Jornal 560 AM, que hoje completa 40 anos de fundada e sobrevivente a muitos percalços...

Katikero

Um dos bares mais famosos de Itabuna, o Katikero, completa hoje 30 anos.

Localizado no Pontalzinho, atrai jovens, adultos, idosos, políticos, empresários e toda gente que quer saber o que acontece em Itabuna.

Zequinha, do Katikero, está em estado de graça.

Big Brother Itabuna

"Um projeto de monitoramento das ruas do centro de Itabuna com câmeras, apresentado pela Polícia Militar, está sendo discutido por comerciantes e clubes de serviços.

Na primeira etapa ele vai cobrir o centro, levando em consideração as vias mais movimentadas, como Avenida Cinqüentenário, Rua Paulino Vieira, Calçadão Rui Barbosa e as ruas paralelas.

Serão 16 câmeras móveis de 360º mais duas fixas, seguindo o modelo adotado em Vitória da Conquista e no carnaval de Salvador. As câmeras verão a 300m de distância para cada lado, com qualidade." Leia mais em A Região.

26 outubro 2007

Fernando ataca MP, Fahel e apresentador de TV

O prefeito Fernando Gomes inaugurou há poucos minutos a "ponte de 300 mil reais" na avenida Amélia Amado.

Durante o discurso da "grande obra" com recursos federais, o prefeito sinalizou que não vai desistir da privatização da Emasa. E fez duros ataques ao Ministério Público Estadual, que, segundo ele, "nunca fez nada por Itabuna".

O prefeito disse que tem 35 anos de vida pública e o MP não irá calar a sua voz, num recado direto ao promotor público Márcio Fahel, que acusou o prefeito de agir sem escrúpulos e irresponsável e criminosamente no episódio da concessão da Emasa.

Fernando ainda atacou o apresentador de tevê Ricardo Bacelar. "Tem um molequinho que vive me atacando, mas mim pediu quatro mil reais" pra parar de bater.

Não se sabe se é apenas cirquinho, mas os ataques de Fernando devem jogar por terra a informação de que ele teria desistido de privatizar a Emasa, após os duros ataques do Ministério Público às irregularidades do prefeito neste processo.

Contratados via Reda recebem calote do Estado

O Governo do Estado literalmente está dando calote em milhares de professores e auxiliares de alimentação e serviços gerais e assistentes-administrativos contratados via Reda.

Os profissionais foram selecionados entre maio e junho, foram contratados em seguida e até hoje não viram a cor do dinheiro.

Existem casos de professores e servidores que estão trabalhando há cinco meses e nada receberam.

Será que o governador sabe disso?

Bradesco abocanha salários

O Bradesco está sendo acusado de fazer descontos indevidos nos salários dos servidores públicos estaduais. Segundo informações, os funcionários que possuem contratos de empréstimo tiveram todo o valor vencido e a vencer retirados de suas contas. Houve gente que ficou com o contracheque literalmente zerado.

O dissabor teria atingido os servidores com empréstimos desvinculados do salário. Já os empréstimos consignados serão descontados normalmente pelo Banco do Brasil, novo dono das folhas de pagamento do serviço público estadual.

Resta saber o que o Procon tem a dizer a respeito da medida radical do Bradesco.

Ednei não será candidato

A família do empresário Ednei do Espírito Santo usou argumentos fortes para demovê-lo da idéia de sair candidato a prefeito de Ilhéus pelo PRB. Figura bem-sucedida na área de hotelaria, Ednei estava doidinho para comandar o Palácio Paranaguá.

O que os parentes fizeram foi demonstrar a derrocada política, moral e familiar do prefeito cassado Valderico Reis. Assim como Ednei, Valderico é empresário e em determinado momento de sua vida achou de botar na telha a idéia de governar Ilhéus. Para a esmagadora maioria dos ilheenses, foi a pior idéia que Valderico teve em toda a sua existência.

Pois bem, os familiares de Ednei compararam-no com Valderico. Projetaram o que poderia acontecer com os Espírito Santo caso o patriarca fosse eleito, partindo do exemplo do alcaide defenestrado do palácio. Alguns dos argumentos: envolvimento em escândalos de corrupção, dificuldades no traquejo político, impossibilidade de atender a todas as demandas, desagregação familiar, divórcio, saúde debilitada.

Depois de ouvir prognóstico tão severo, o empresário fez uma reflexão profunda e decidiu que continuará no comando dos seus hotéis. Mas, por enquanto, ainda finge interesse pela política.

25 outubro 2007

TSE salva 'infiéis' majoritários

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira que a regra da fidelidade partidária para cargos majoritários --prefeitos, governadores, senadores e presidente da República-- deve ser aplicada a partir de 16 de outubro. Essa é a data do julgamento do TSE que estende a fidelidade para os ocupantes desses cargos.

Para os políticos eleitos pelo sistema proporcional --deputados estaduais, deputados federais e vereadores--, a fidelidade é valida desde 27 de março.

Por essa regra, o TSE entende que o mandato pertence ao partido, e não ao eleito. Com isso, os "infiéis" que trocaram de partido após essas datas estão sujeitos à perda de mandato.

No caso da fidelidade para cargos majoritários, o marco temporal fixado pelo TSE livra todos os senadores "infiéis" desse risco. É que eles trocaram de legenda antes de 16 de outubro. (Folha Online)

Tá difícil

Rapaz, hoje o negócio tá difícil. Nossas desculpas, caro leitor. O Gerdan Fujão não é do PTN, mas do PTC.

O que não faz muita diferença. Trata-se de dois partidos nanicos, fadados a desaparecer em pouco tempo...

Gramacho sofre

Ser líder de um governo como o de Cuma não é nada fácil e o vereador Milton Gramacho que o diga.

Esta semana, o vereador foi pra cima dos oposicionistas, mas sofreu um daqueles contra-ataques acachapantes.

Primeiro, Gramacho atacou o vereador Emanoel Acilino, a quem acusou de acumular os salários da Câmara de Vereadores e da Ceplac. Quem assumiu a defesa foi o vereador Roberto de Souza.

Roberto esclareceu que Acilino abriu mão do salário da Câmara e recebe apenas pela Ceplac. Mesmo com o esclarecimento, Gramacho não se conteve e deu um xilique no plenário.

O mesmo Roberto de Souza não poupou o colega.

- Excelência, é melhor o senhor se controlar para que isso aqui não acabe se transformando em um circo - beliscou o homem do Resenha.

É do PTN

Leitor esclarece que o advogado Rafle Salume não está filiado ao PV, mas sim ao PTN, comandado na Bahia pelo deputado João Carlos Bacelar e que, entre outras heresias, pretende lançar o radialista Gerdan Rosário (o Marcelinho Fujão) como candidato a prefeito de Salvador.

Rafle escapuliu do PV depois que a legenda confirmou o nome do também advogado Barbosa como pré-candidato.

Enfermeira demitida

A enfermeira Carmem, que comandava a unidade de saúde do bairro Nova Itabuna, foi sumariamente demitida pelo prefeito Fernando Gomes. Tudo porque se filiou ao PR, de Roberto de Souza e César Borges.

Carmem já foi candidata a vereadora e possui uma base eleitoral expressiva. Mas FG se irritou quando a viu cair nos braços do vereador-radialista, por quem o prefeito não morre de amores. Muito pelo contrário!

GS no Alerta

Além da entrevista no Resenha da Cidade, o secretário Geraldo Simões poderá estar hoje ou amanhã no programa Alerta Total, apresentado por Ricardo Bacelar.

Aliás, no campo dos chutes eleitorais há até quem aposte em uma chapa GS-RB, respectiva e logicamente, para prefeito e vice em 2008.

Telespectadores, interpretem os olhares.

GS no Resenha

O programa Resenha da Cidade deste sábado fará uma entrevista ao vivo com o secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões.

Na pauta, além dos naturais pepinos (é a área do homem), informações sobre a Expoita, as ações da Seagri e, principalmente, o quadro sucessório em Itabuna.

Roberto de Souza promete uma entrevista quente.

Vitamina Verde

O Partido Verde, que em Itabuna é o Partido do Val (Cabral), quer garantir pelo menos uma vaga na próxima composição da Câmara de Vereadores. Para alcançar esse objetivo, entrará na disputa com três nomes que já fizeram parte da casa.

São eles o ex-pastor da Igreja Universal Reginaldo Silva, o corretor Paulo Luna e o Doutor Eliezer, que já andou pelo PSB e pelo PT.

Agora, só falta mesmo o PV decidir quem será seu candidato a prefeito: Rafle Salume ou Barbosa, ambos advogados e em plena campanha pelo Centro Administrativo.

Nacional

O jornalista Ederivaldo Benedito assumiu o comando do noticiário da Rádio Nacional de Itabuna. Dirige uma equipe formada por gente boa, a exemplo dos "Fábios" Roberto e Luciano.

Bené é polêmico e competente, mas não gosta de Pimenta.

Tudo bem... Como dizem os humildes, nem Jesus Cristo agradou a todos.

Divórcio antes do casamento

O empresário Rafael Espírito Santo, do Canabrava, acaba de pular não uma fogueira, mas um incêndio inteiro. Ele estava prestes a fechar parceria com um empresário do ramo de entretenimento de Itabuna. Juntos, realizariam a festa Batuba Indoor, no Centro de Convenções de Ilhéus.

A harmonia do noivado acabou quando Espírito Santo descobriu que a "ex-futura esposa" levava uma vida, digamos... promíscua. A descoberta ocorreu durante uma festa no Jardim Atlântico, no dia 12 de outubro.

Segundo testemunhas, o empresário de Itabuna (a noiva torta) aplicou um golpe nos organizadores da festa no JA. Foi pego com a boca na botija e, depois de muita pressão e ameaça de que a polícia seria acionada, o cidadão entregou R$ 6 mil que teria auferido com a venda de ingressos surrupiados.

Com medo de ser a próxima vítima, Espírito Santo pulou fora... Outros, Tão Felizes e Tão Fascinados, continuam sob o encanto da noiva.

Prefeitos reclamam do IBGE

A contagem populacional feita pelo IBGE nos municípios baianos com menos de 170 mil habitantes ainda rende polêmica. Hoje é o último dia para as prefeituras apresentarem recurso contra o censo, para evitar a perda de valores do FPM.

Há casos estranhos, como o do município de Vera Cruz, onde existem mais de 37 mil inscritos no Bolsa Família e o censo apontou a existência de 35.050 habitantes.

Em Caatiba, região de Itapetinga, a estimativa do próprio IBGE era de que a população chegaria a 22 mil pessoas em 2007. A contagem registrou pouco mais de 10 mil.

Os prefeitos alegam que os recenseadores bateram nas portas em horário inadequado, quando os moradores estavam trabalhando.

Com informações do Jornal A Tarde

24 outubro 2007

Uesc discute novas tecnologias e responsabilidade social

Luiz Carlos Júnior *

Com o tema Novas Tecnologias e Responsabilidade Social, a Uesc realiza a V Semana de Comunicação, promovida pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social daquela instituição de ensino superior.

A palestra de abertura ficou a cargo do professor de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP e membro pesquisador do NuPH (Núcleo de Pesquisas em Hipermídia) da mesma universidade, Luís Carlos Petry, que falou sobre a construção de uma cultura digital e sua responsabilidade social.

Luiz Carlos Petry iniciou sua explanação exibindo vídeos produzidos por ele (em 3D) e por outros realizadores que trabalham com as novas tecnologias da comunicação. O professor relatou que muita gente dedica tempo à produção de projetos “comunitários”’ de desenvolvimento da web, cobrando muito barato ou de cuia na mão pedindo doações, configurando uma ação pela utilização coletiva de uma ferramenta (software) que contribua para a produção, exibição e transmissão de conhecimento. “A web é o que é pela sua construção coletiva”, lembrou Petry.

Como exemplo de ações coletivas, o professor ressaltou o Wikipedia e o Desciclopedia, enciclopédias cibernéticas que são atualizadas constantemente pelos próprios usuários. A apropriação das novas tecnologias pelos movimentos sociais também foi enfatizada. A Anistia Internacional, organização não-governamental conhecida mundialmente pela defesa dos direitos humanos, mobiliza usuários para derrubar projetos governamentais que atentem contra esses direitos, impedindo que o governo utilize sua caixa postal. O professor explicou que, caso uma caixa postal receba um milhão de mensagens ao mesmo tempo, ela fica bloqueada. Uma ação pacífica e eficiente. O Exército Zapatista de Libertação Nacional, grupo indígena com sede em Chiapas, no México, utiliza celulares e a internet para obter sua sustentação local e estrangeira.

Mesa redonda – Após a palestra, foi realizada mesa redonda sobre o tema apresentado, com a participação de professores da Uesc e da platéia. Questionados sobre os jogos eletrônicos, os professores foram unânimes ao considerarem que estes devem ser encarados pela universidade como fonte de conhecimento, e que precisam ser apropriados pelos educadores de todos os níveis, podendo ser utilizado, inclusive, como ferramenta de inclusão digital.

O professor Octávio Filho, de Comunicação Social, informou que pretende trazer para a Uesc o curso de Jogos Eletrônicos.

Outro tema que surgiu no debate foi o da exclusão digital. O professor Luiz Carlos Petry disse que a exclusão digital tem relação capilar com a exclusão social, vide o número de analfabetos no Brasil, e que a grande quantidade de impostos para aquisição de computadores e outras máquinas joga contra a inclusão digital.

Na defesa dos direitos autorais, os professores se manifestaram contra a pirataria, mas Petry ponderou que o preço dos softwares são abusivos, e isso estimula muita gente a se engajar na produção de cópias ilegais.

A programação da V Semana de Comunicação da Uesc prossegue até esta sexta, com a realização de mini-cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, palestras e apresentações culturais.

Confira a programação completa no site da universidade.

* Graduando em Comunicação Social

MP diz que privatização da Emasa é "criminosa"

Depois de meses de investigação e das dificuldades encontradas em todo o processo, o promotor público Márcio Fahel disse que não há dúvidas: é "criminosa" a forma como a prefeitura de Itabuna quer transferir para a iniciativa privada o controle da Emasa.

Ele voltou novamente a afirmar que todo o processo não ocorreu com transparência.

- O que temos aqui é notícia de site (da prefeitura de Itabuna). Documentalmente, nós não recebemos nada. Ora, se se pula a cerca desta forma, não tenho dúvidas que é possível se falar em infrações político-administrativas e até gerar uma cassação (do prefeito Fernando Gomes) e crime de responsabilidade de (julgamento de) competência do Tribunal de Justiça.

Pela primeira vez, se vê o promotor público falar de forma tão veemente sobre as diversas irregularidades no processo de concessão da Emasa. Sobre o assunto, leia mais em notas abaixo.

Transparência fernandiana

Os interessados em participar do processo seletivo para contratação de agentes de saúde e de combate a endemias estão com uma pulga atrás da orelha.

A prefeitura de Itabuna havia prometido para ontem a publicação da íntegra do edital, na internet. O que existe na página disponibilizada no site da prefeitura é apenas um extrato do edital.

Em tempo: as inscrições vão até a sexta-feira, 26, no Caic Jorge Amado, ao lado da igreja católica do Jardim Primavera. Os candidatos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Segura, peão!

O secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, está em Itabuna, onde abre, oficialmente, a 25ª Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita).

Neste ano, o Sindicato Rural de Itabuna corre atrás para ver se recupera o prestígio da exposição, que movimentou muito dinheiro na década de 80 e, depois da vassoura-de-bruxa, nos últimos anos apenas patina.

Em 2006, a exposição chegou a ser suspensa por causa de desentendimentos entre a prefeitura e o sindicato rural. A Expoita vai até o próximo domingo.

Dificuldades

Fábricas do pólo de informática em Ilhéus estão reclamando dos prejuízos sofridos após a operação Persona, da Polícia Federal.

Fornecedores e clientes ameaçam suspender negócios fechados antes da operação.

É um clima de fim-de-feira, mas apenas quatro das 57 empresas do pólo estão envolvidas no Caso Cisco.

O caso envolve a multinacional da área de informática Cisco Systems, e a Mude. A polícia acredita ter descoberto um esquema de sonegação fiscal da ordem de R$ 1,5 bilhão de reais.

A lamúria dos empresários do pólo foi contada em reportagem da Folha de São Paulo, hoje.

Em Ilhéus, dois executivos foram presos na operação Persona,

Siga-me

"Depois do americano "New York Times", ontem foi a vez do jornal espanhol "El País" anunciar mudanças em sua política de difusão pela internet: a partir de 15 de novembro, todo o conteúdo do diário e ainda seu arquivo de textos terão acesso grátis na rede.

O jornal, que anunciou na semana passada plano para se tornar referência "global" em língua espanhola, justificou a decisão argumentando que ela "aspira promover a renda publicitária derivada de uma maior audiência na rede".

Folha de São Paulo (se for assinante, clique aqui e leia mais)

Madre Thaís divulga resultado de vestibular

A Faculdade Madre Thaís divulgou hoje o resultado do vestibular para o curso de enfermagem. O curso foi autorizado recentemente pelo Ministério da Educação.

A lista com o nome dos aprovados pode ser conferida no site da faculdade (clique aqui para ter acesso).

O prazo de matrícula vai do dia 26 a 31, das 16h às 21h30min, na faculdade, instalada no Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Dr. Enxuga, o mudinho

Lembra de Dr. Enxuga, o diretor da TV Cabrália? Pois o homem que é bravo para demitir pessoal, fica mudo quando fala com algum veículo de comunicação sobre a política "bota-fora" da Rede Record, que demitiu mais de 50 profissionais na sucursal da emissora em Conquista e na sede em Itabuna. Confira, abaixo, matéria do jornal A Região On-line:


"As demissões na tevê Cabrália colocaram em pé-de-guerra a direção da emissora e o Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia).

O sindicato denuncia que a emissora de tevê demitiu todos os profissionais da sucursal em Vitória da Conquista, após se transformar em retransmissora da Rede Record News, o canal de notícias da rede Record.

As demissões, afirmam os dirigentes do Sinjorba, não se restringiram à sucursal de Conquista, que acabou. Na sede em Itabuna, vários profissionais da produção de jornalismo teriam sido demitidos.

Com as mudanças, a TV Cabrália limita-se a produzir dois programas locais, o Alerta Total e o Fala Bahia. Nossa produção entrou em contato com o diretor da TV Cabrália, André Luís Ferreira.

Ele afirmou desconhecer o conteúdo da nota pública do Sinjorba e disse que qualquer posição sobre o caso deveria ser anunciada apenas pela direção da Record News, em São Paulo."

Confira mais em www.aregiao.com.br

Pá-de-cal na privatização da Emasa

O prefeito Fernando Gomes está uma arara, nervoso, segundo fontes próximas.

Não é para menos. O Ministério Público Estadual (MPE) jogou uma verdadeira pá-de-cal sobre a privatização da Emasa, ao acusar a prefeitura de forjar várias etapas do processo, desde as audiências públicas à publicação do edital de concessão da empresa e, ainda, afirmar que a concessão agride o interesse público.

A concessão da Emasa turbinaria os cofres municipais. Também, era a última cartada de Fernando para entrar no páreo da sucessão em 2008. Sem o 'extra' da privatização, cumprirá a promessa de não mais candidatar-se a prefeito.

Marido traído

Uma briga de foice se instalou em Ibicaraí entre o ex-presidente da Câmara de Vereadores, "Van", a prefeita Monalisa Tavares e o deputado federal Raymundo Veloso (PMDB).

Van, junto com outro vereador, o Horleandes, trabalhou a campanha do deputado no município, em 2006, quando todos desconfiavam das possibilidades de eleição de Veloso.

Agora eleito, o parlamentar anunciou R$ 700 mil em recursos para urbanização da cidade, posando para fotos ao lado da prefeita Monalisa Tavares.

"Van", na oposição à prefeita, foi deixado de lado e queixa-se do comportamento do deputado, segundo dizem as más-línguas.

Monalisa pertencia ao PR e apoiou o deputado federal José Carlos Araújo, na campanha passada. Ela mudou-se para o PMDB de Veloso, em setembro.

Ao edil que vitaminou a prefeita-do-arrocha, restará apenas fiscalizar as obras.

Blá-blá-blá

O prefeito Fernando Gomes, sem obras e com muitos pepinos pra descascar, anda espalhando que o governo do estado está retaliando a sua administração.

Será, prefeito?

Basta ver os recursos para a saúde, que não pingavam na administração anterior.

Geddel dá ultimato ao PCdoB

Os comunistas lançaram a vereadora Olívia Santana como pré-candidata à prefeitura de Salvador e o ministro Geddel Vieira Lima subiu nas tamancas.

Em conversa com o vice-presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida, Geddel afirmou que a pré-candidatura é incompatível com a participação dos comunistas na administração de João Henrique.

A resposta de Daniel foi mais ou menos a seguinte: "então, o que você me diz do PSB, que faz parte do governo de João e cogita lançar a deputada Lídice da Mata? E o PT, que trabalha os nomes de Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino?".

A briga promete.

23 outubro 2007

A famigerada turma da cozinha

Ricardo Ribeiro*

Concordo com os que preferem a cozinha, acima de qualquer outro cômodo de uma casa. De fato, é no aconchego da “beira do fogão”, em torno de uma mesa alegre, que todo mundo se sente mais à vontade.

O mesmo não vale, porém, para a cozinha dos políticos, normalmente freqüentada por uma gente de procedência altamente duvidosa. Claro que não são todos os freqüentadores, mas principalmente aqueles que os eleitos levam da cozinha para os gabinetes, alçados que são a aspones ou fiscais ad hoc do que não lhes é da conta.

Muitos os chamam de puxa-sacos, mas eles se definem com frases do tipo: “eu fiz caminhada, subi em poste, arrumei briga e agora tem um monte de gente que pegou carona e tá ganhando mais que eu” ou a tradicional “sou da cozinha do prefeito”. É irritante ver esse espécime em secretarias de prefeituras ou inspecionando obras e até dando esporro em secretário.

A verdade é que não falta quem morra de medo da turma da cozinha. Teme-se sua língua venenosa, sua predisposição para a intriga, seu despeito, falta de caráter e “dedo-durismo”. O que os torna perigosos é o fato de que são ouvidos pelos chefes, aos quais adulam com bajulação e interessada subserviência.

É lamentável como essa turma atrapalha qualquer administração ou mandato legislativo. Separa mais que ajunta, desagrega, desorganiza, desestimula. Enfim, é dessa forma que age a famigerada turma da cozinha. E não tem choque de gestão que sobreviva a praga tão tenaz.

* Jornalista e bacharel em direito

"Tudo arco-íris para Daniela Mercury"

"Um boato daqueles de cair o queixo: Daniela Mercury estaria namorando... uma mulher. Isso mesmo. Não se fala em outra coisa na classe artística de Salvador. A sortuda seria uma arquiteta que mora em Nova York.

A coluna procurou a assessoria de imprensa da baiana para confirmar a informação e, horas depois, recebeu a seguinte resposta: “Não falamos da vida pessoal da cantora”. A coluna, então, questionou que os leitores poderiam interpretar essa declaração como praticamente um sim, já que Daniela poderia apenas negar os boatos. A assessoria de imprensa foi enfática: “Não tem problema. O leitor pode interpretar como quiser. É essa a posição que escolhemos adotar”.

Enquanto ela não se pronuncia, a única certeza que liga a cantora de 42 anos ao mundo gay é que Daniela é cada vez mais querida pelo público GLS. No próximo carnaval, os “órfãos“ do antigo bloco gay Os Mascarados sairão no Crocodilo, bloco da cantora. Daniela foi casada por 12 anos e tem dois filhos."

Retratos da Vida, jornal Extra

He-Man 'baiano'

O vereador Emanoel Acilino denunciava, na sessão de hoje, o uso do dinheiro da saúde de Itabuna para a compra de supostos anabolizantes, popularmente conhecidos como "bomba".

O vereador Roberto de Souza pediu um aparte:

- Acelino, pra que servem esses remédios de nome estranho?

- É 'bomba' - respondeu Acilino.

E Roberto de Souza emendou:

- Oxente, não sabia que Fernando estava querendo se transformar em He-Man.

Nem o vereador e líder de governo, Mílton Gramacho, resistiu. E se 'pocou' na risada.

MP 'mela' privatização da Emasa

O Ministério Público Estadual entrou na Justiça com pedido de suspensão do processo de concessão da Emasa. O MP aponta uma série de irregularidades no processo de concessão da empresa.

O promotor público Márcio Fahel (foto) ainda prepara uma ação civil pública para derrubar a privatização e aponta que a prefeitura forjou transparência no processo.

As audiências públicas, por exemplo, foram para "italiano" ver e o promotor as apontou como "unilaterais", ou seja, não tiveram a ampla participação do povo. A ação decorre de um inquérito civil público instaurado para investigar todo o processo de concessão.

A oposição agora ganha um aliado de peso para barrar a privatização, que somente sairá se a justiça deixar. O processo será julgado pelo juiz Antônio Laranjeiras, da Segunda Vara Cível e da Fazenda Pública, em Itabuna. O MP afirma que a concessão fere o interesse público.

Desta vez, a coisa degringolou de vez e o prefeito terá que buscar força auxiliar para fazer a privatização sair do papel. Por enquanto, o edital de concorrência de concessão da Emasa tem abertura de propostas marcada para o dia 8 de novembro, às 9h, na prefeitura.

Rei do gado

O prefeito de Coaraci, Joaquim Gally Galvão, o Gima, conseguiu abafar uma comissão de inquérito em que seria investigado por indícios de enriquecimento ilícito.

Para 'matar' a CEI na Câmara de Vereadores, dizem, ele ficou um pouquinho menos rico...

A agilidade da justiça

O Tribunal de Justiça da Bahia pediu prazo aos vereadores itabunenses para julgar a questão do afastamento de Fernando Gomes do cargo de prefeito.

O presidente do TJ, Benito Figueiredo, pediu de 15 a 20 dias para julgar o recurso impetrado pelo prefeito contra o seu afastamento.

Isso foi em 20 de setembro. Já estamos em 23 de outubro e nada de sair o resultado da análise do embargo declaratório apresentado pelos advogados de Fernando, contra o afastamento do cargo por 180 dias.

O processe se refere ao superfaturamento em 460% na contratação da banda TerraSamba, para o carnaveillon do ano 2000.

E os vereadores, já cobraram o presidente do TJB, que pediu um prazinho para julgar o caso e liberar a carta de ordem para dar posse a Azevedo?

Pedrão diz que seu mandato não corre risco

O prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, "Pedrão", afirmou a este blog que o seu mandato não está ameaçado, como dissemos ontem, em nota abaixo.

Ele explica que nunca foi filiado ao DEM, mas ao antigo e extinto PFL, motivo pelo qual dificilmente perderia seu mandato ao ingressar no PMDB.

Pedrão se vale de grandes juristas e de consulta, gratuita e on-line, ao advogado César Assis.

Abaixo, comentário de Pedrão.

"Parabenizo o blog, agradeço as palavras de incentivo. Informo que nunca fui filiado ao DEM e sim ao PFL que foi extinto motivo pelo quial meu mandato não corre NENHUM RISCO.

um abraço

Pedrão."

E eles ainda disseram sim

Karol Vital

Visualizem uma cerimônia de casamento: igreja ornamentada, noivo ansioso, música suave, pais orgulhosos, uma noiva enfeitada e emocionada. Nada de mais, não é? Mas o que se espera do celebrante? Palavras de incentivo, bênçãos e votos de felicidade perpétua, certo? Pois é, não foi bem isto o que eu presenciei.

Há alguns dias fui convidada para um casamento. Não sou daquelas que se debulham em lágrimas, mas é sempre bom estar entre pessoas felizes, comemorando uma união a qual se espera durar “até que a morte os separe”. Mas parecia que o padre não concordava muito com este conceito de alegria, fazendo considerações totalmente inversas ao imaginável.

O sacerdote não conteve suas piadas machistas e superficiais a respeito do matrimônio e até disse que preferia estar entre os seus livros que casado. Começou a cerimônia com a seguinte anedota: “Sabiam que a visão do homem vai diminuindo depois dos vinte anos? É para não ver a mulher envelhecendo”. Alguns homens riram, as mulheres nem tanto. Já os noivos, espero não terem absorvido esta tolice, uma vez que o líder espiritual estava ali para dar as últimas orientações para o sucesso do enlace.

Após uma série de comentários indelicados, o padre deu sua dica básica para o sucesso de qualquer casamento: “Ir à missa todos os domingos”. Se for uma celebrada por ele, aí é que a união afunda de vez! Imaginem cada domingo ouvir um: “nossa, sua mulher está um caco” ou “como está suportando esta menina feia?”.

Por mais que seja brincadeira (de gosto duvidoso), considero que existam palavras mais adequadas para um momento tão único e solene. O casamento é um mandamento divino. Está em Gênesis 2: 24: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”.

Talvez o padre não soubesse que, além de ser um mandamento de Deus, há mais bênçãos no casamento do que apenas ter filhos. Como ele poderia saber o que é escolher alguém para se unir e virar um único ser? Como um cara que nunca casou vai saber o que é dormir aninhado, acordar sabendo que tem do seu lado uma pessoa que estará contigo em qualquer luta? Como ele poderia falar sobre paciência, companheirismo, altruísmo e sexo? Ora, é preciso ter satisfação em todas as áreas! Mas, como esperar conselhos matrimoniais daquele que diz preferir seus livros?

A maioria das palavras de bênçãos proferidas durante o casamento foi lida, quase de maneira atropelada. O padre balbuciou o que estava escrito no seu “manual” e encerrou a cerimônia sem deixar uma mensagem espontânea positiva. Passou apenas o básico: amar e respeitar até que a morte os separe.

E, depois disso tudo, os noivos ainda disseram sim.

Karol Vital é comunicóloga.

Bomba

É impressionante o que se tem comprado com o dinheiro da saúde em Itabuna. Na verdade, o dinheiro serve para tudo, embora falte remédio nos postos e hospitais.

Outro dia, o vereador Emanoel Acilino denunciou a destinação de grande soma para a aquisição de doces e chocolate Sonho de Valsa.

Nesta quarta-feira, o mesmo vereador fará outra denúncia. Esta, literalmente bombástica.

Uma pista: o caso vai abalar o mercado local de anabolizantes.

Larápio

Conhecido artista plástico grapiúna tem o péssimo hábito de dar sumiço em imagens sacras. Profundo entendido dessas obras, ele é freqüentemente chamado para organizar acervos e se aproveita da confiança alheia para desaparecer com os "santos".

Segundo comentários, algumas das imagens - cujo valor muitas vezes os próprios donos desconhecem - são vendidas por uma boa grana no mercado clandestino de obras de arte.

Aí tem...

Em Ilhéus, muitos ainda questionam o motivo que levou o servidor público Tarcísio da Paixão a abrir mão de ocupar a vaga da vereadora Maria de Lurdes.

A vereadora deixou o cargo há alguns meses, alegando motivo de saúde. Tarcísio, que é o primeiro suplente, não assumiu. Em seu lugar, entrou o ex-vereador Edson Silva, que permanece no cargo até hoje.

A recusa de Tarcísio da Paixão não pode ser entendida como falta de apetite político, já que o "bom samaritano" é candidatíssimo a vereador em 2008. Sua base eleitoral está concentrada no bairro Salobrinho.

O desmanche da TV Cabrália

NOTA PÚBLICA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia repudia, estranha e lamenta a iniciativa da direção da TV Cabrália, particularmente nas cidades de Vitória da Conquista e Itabuna, que desrespeitando vertente da democratização da comunicação, acabou com a produção do jornalismo regional, parcialmente em Itabuna e totalmente em Vitória da Conquista. Tal ação gerou a demissão de vários profissionais, trazendo mais desespero a um mercado de trabalho já bastante precário.

Repudia porque o encerramento das atividades em Vitória da Conquista se deu sem nenhum aviso prévio comunicado, o que configura falta de respeito aos trabalhadores e à comunidade.

Estranha, porque a atitude representa um retrocesso nos próprios passos da Rede Record, que recentemente criou, em nível nacional, um canal de transmissão de jornalismo em TV aberta 24 horas, abrindo com a sociedade brasileira uma nova relação de transmissão de notícias.

E lamenta, profundamente, o fechamento dos postos de trabalho de jornalistas, radialistas e demais técnicos, em duas regiões de reconhecido potencial comercial e de grande importância para a Bahia.

A atitude da Record, de fechar espaços de produção jornalística em regiões importantes da sexta economia do País, mostra que a iniciativa do canal de jornalismo 24 horas não passa de marketing e de aspectos da disputa que trava para alcançar a liderança do setor.

O Sinjorba solidariza-se com os colegas trabalhadores em comunicação - e seus familiares - diante do quadro de demissão, ao tempo em que torna pública à sociedade nossa luta pela transparência nos critérios das concessões de rádio e TV em nosso país e a promoção da verdadeira democratização da comunicação.


Salvador, 22 de outubro de 2007.
Diretoria do Sinjorba

Briga no PT ilheense

Os partidários de Ruy Carvalho e Alisson Mendonça devem torcer para que chegue logo o mês de dezembro, quando ocorrem a eleição para escolha dos membros do diretório municipal e a prévia para definir o candidato que disputará a sucessão do prefeito Newton Lima.

Enquanto as eleições não chegam, apoiadores de ambos os lados se engalfinham para dizer que Alisson é melhor que Ruy, e vice-versa, num processo autofágico que ameaça destruir as chances de qualquer um dos dois em outubro de 2008.

O processo fica ainda mais conturbado com as disputas envolvendo gente grande do partido. O ex-prefeito de Itabuna e secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, é favorável à candidatura do presidente da Câmara de Ilhéus, Alisson Mendonça, ou do apagado Nilton Cruz. Ruy Carvalho conta com a simpatia do presidente estadual do PT, Marcelino Gallo.

E, à distância, Jabes observa tudo com natural e grande interesse. A bordo de uma possante caminhonete emprestada pelo 'amigo' e empresário Roberto Barbosa, Jabes visita o interior do município fazendo a sua campanha. E, também, estimulando a cizânia entre os opositores.

Mas tudo poderá ser resolvido se derem um bom cargo a Jabes no governo estadual. As conversas são intensas. Alguns dão como certa a saída de Geraldo Simões do cargo de secretário estadual, em dezembro, para concorrer às eleições municipais em Itabuna. E seria substituído no cargo pelo 'amigo' Jabes, seguindo acordo do governador Jaques Wagner com o PP.

22 outubro 2007

Olha quem está falando

Na convenção do diretório itabunense do DEM, o prefeito licenciado Fernando Gomes criticou o aumento de criminalidade em... Salvador.

Pronto, será que ele mudou o título eleitoral e agora quer ser prefeito da capital?

Poderia falar da violência no sul da Bahia, da impunidade que permite deixar à solta os assassinos do vaqueiro Alexsandro Honorato. Ou do jornalista Manoel Leal.

++

Amigos dizem que a convenção do DEMo mais parecia um velório. A descontração foi quando o ex-governador Paulo Souto disse que o DEM iria ressuscitar nas eleições de 2008, e que está organizado em 400 municípios.

Falar em ressurreição de uma legenda de apenas cinco meses é demais, não?

Ameaçados

Ao mudar de partido, pelo menos dois prefeitos sul-baianos estão ameaçados de não terminar o mandato. Pedrão, de Itapé, trocou o DEM pelo PMDB. Monalisa Tavares bandeou-se do PR para o PMDB.

Os dois estão aflitos com a possibilidade de perda de mandato a partir do julgamento da fidelidade partidária pelo TSE, na semana passada.

Em Itapé, a administração de Pedrão é louvada. Já em Ibicaraí, Monalisa é pouco trabalho e muito arrocha, arrocha, arrocha...

A lista de possíveis punidos pelo troca-troca é sem fim. Até Newton Lima, de Ilhéus, está ameaçado. Ele assumiu a prefeitura ainda no PMDB, mas mudou-se para o PSB.

Libido´s

Leitor espirituoso nos liga e diz que a reunião do DEMo não ocorreu no gabinete do prefeito, mas no 'matadouro', conforme explicita a foto

Deu pra entender?

Prefeitura de Itabuna vira comitê do DEM


Reunião do DEMo Jovem no gabinete de prefeito. Do lado
direito, superior, um painel com as 'obras' do atual governo


A dificuldade em discernir o público do privado afetou o pessoal da prefeitura de Itabuna, e até as lideranças jovens do DEM na Bahia.

Na semana passada, gente grande do DEM Jovem usou o gabinete de prefeito, no centro administrativo Firmino Alves, para fazer as suas reuniões.

Fotos e texto do encontro foram enviados pela assessoria da prefeitura para redações de jornais.

Recomenda-se que, da próxima vez, procurem o comitê do partido!


Foto extraída do jornal Agora, edição fim-de-semana.

3 perguntas para JW

Primeiro governador da Bahia não apadrinhado
de ACM em 20 anos, Jaques Wagner afirma
que só agora, dez meses depois de tomar posse,
conseguiu rearrumar o Estado. “O PFL
(atual Democratas) era muito bom de
marketing, mas péssimo na gestão
do social”, afirma

Este começo de governo está mais difícil do que o senhor imaginava?
Está. A história de que eles (os ex-governantes do DEM) eram bons gestores era puro mito. Tem escola sem carteira, hospital sem remédio... Assumimos em janeiro, e passamos nove meses sem fazer publicidade. Isso tem um efeito nas pesquisas.

Qual é a principal reclamação?
Muita gente imaginava que, por eu ser amigo do presidente Lula, ele iria descer aqui com um helicóptero cheio de dinheiro. E não é assim que se governa.

Por que seu governo cortou verbas da Fundação Casa de Jorge Amado?
São 20 anos de milhares de convênios que estão sendo revistos. Não vamos permitir o fechamento da fundação, mas queremos que eles não dependam só do governo da Bahia. (Janela Indiscreta, Época)

Negócio da hora

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.

Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida.

A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção.

Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

Calma gente, trata-se apenas da sinopse do filme Saneamento Básico.

Novo foco

Os comentários no meio político itabunense dão conta da mudança de foco do empresário e investidor Helenílson Chaves.

Sem abandonar o Jequitibá Plaza Shopping e o agronegócio, ele estaria em condições privilegiadíssimas para investir em saneamento básico.

Aqui, vai uma sugestão deste modesto blog: a Emasa é um negócio da hora. Bastaria associar-se a algum mega-empresário, pode ser italiano, e formar um consórcio. Pronto. Estarão criadas as condições para disputar a Emasa.

E Fernando, hein? Até onde ele vai com esse negócio de privatizar a nossa empresa municipal de água e saneamento? Que fixação!!!

Terrorista é candidato

O terrorista biológico Luiz Franco Timóteo será candidato a vereador, com o apoio do PP de Roberto Barbosa, pré-candidato a prefeito de Itabuna.

Timóteo é aquele que confessou ter espalhado a vassoura-de-bruxa nas fazendas de cacau do sul da Bahia, no final da década de 80.

Aliás, Roberto Barbosa anda bem acompanhado. De Franco Timóteo ao delegado regional Moiséis Damasceno, que compareceu ao jantar do empresário, logo após a convenção do PP, mês passado.

Flexpower: gasolina, álcool e... solvente

Se a Agência Nacional de Petróleo (ANP), do baiano Haroldo Lima, resolver fiscalizar os postos de combustíveis em Itabuna, vai ser um 'pega pa capá' geral.

Até uma tradicional rede de postos andou seduzida pela 'eficiente' mistura de gasolina, álcool e... solvente.

Um motorista reclama que é só abastecer em três conhecidos postos e o carro apresenta problemas de aceleração e rendimento do combustível. Nada que uma bendita fiscalização da ANP não resolva.

Pras bandas do São Caetano, então, a coisa anda feia...

E não é só isso.

Ainda tem a tal da operação "carona". Um cliente "A" abastece o carro. Coloca R$ 30,00 no tanque e o frentista não 'zera' o contador da bomba. Suponhamos que o próximo cliente, o "B", peça para abastecer o equivalente a R$ 50,00 de combustível.

Sem reiniciar a contagem da bomba, o frentista acaba colocando apenas R$ 20,00 na bomba deste clliente B, somando-se aos R$ 30,00 marcados do abastecimento feito pelo cliente A, e completando os R$ 50,00.

Os caras agem como verdadeiros ilusionistas, mágicos. E o cliente sai, bombadíssimo... mas pode usar outro termo mais 'adequado'.

Então, se você abasteceu em algum desses postos e acha que o seu combustível acabou rápido demais, se ligue. Seu carro pode ter pegado uma belíssima "carona". Ou até mesmo adotado o Tripower, a mistura explosiva de gasolina+álcool+solvente.

E se você desconfiou de algo, peça ao frentista para fazer o teste do combustível, que é uma obrigação do posto. Não se deixe enganar. O teste deve ser feito na bomba onde o carro foi abastecido.

Esse blog está investigando todo o esquema e não deixará de detalhar todos os nomes dos participantes da 'máfia dos combustíveis' em Itabuna.

A gente conta aqui porque nenhum jornal, tevê ou rádio tem coragem de tocar no assunto. Os postos são ótimos anunciantes.

O grande gozador

(especulações políticas de um analista sem divã)


Como se diz comumente, para ser um bom gozador é preciso ter dom. Imagine, então, juntar a esse dom natural a esperteza política acumulada ao longo de anos de vivência de muitos mandatos exercidos.

.

Ao se confirmar a desistência de Fernando Gomes em se candidatar a um novo mandato de prefeito de Itabuna, ficará registrado na história política itabunense, além dos fatos que levaram Fernando a desistir, mais e principalmente, de ter pregado uma grande peça não só no seu principal adversário, como também nos seus correligionários.

.

Desgastado pela sua atual administração, tanto pela falta de obras, como também pela má-gestão, Fernando ainda teve que conviver com escândalos e denúncias envolvendo membros do seu governo e também da sua família. Um conjunto de atos e fatos que levaram a imagem da “velha raposa” aos níveis de rejeição pouco antes vistos na história política de Itabuna. Ciente e consciente da sua má fase, Fernando espertamente preferiu não concorrer.

.

Além do entendimento claro das reais dificuldades que teria para tornar viável a sua candidatura, Fernando analisou que se o fizesse, daria ao seu principal adversário, Geraldo Simões, discurso e palanque, mediante a polarização, para vencê-lo. E isto é tudo que Fernando não desejaria.

.

Tomada à decisão de não mais concorrer, Fernando foi mais longe: desarticulou e desautorizou qualquer outra candidatura em seu nome. Entregou o comando do seu partido, o DEM, a Maria Alice, sua fiel escuderia, mas que Fernando sabe ser uma figura “desagregadora e temida”, mesmo dentro do seu grupo político.

.

Sem os recursos da “máquina pública”, sem o empenho direto de Fernando em transferir o que resta do seu cacife político, anula-se todas as chances de alguma candidatura se viabilizar usando o seu nome.

.

Se não houver uma mudança radical dos fatos, abrem-se as possibilidades para o surgimento de uma candidatura que represente verdadeiramente o fim da dualidade do “fernandismo X geraldismo”. Fernando soube captar esse sentimento ao desistir de concorrer.

.

Ao fazê-lo, criou a imagem de um político que sabe respeitar a vontade do povo que deseja a mudança, deixando para o seu rival Geraldo Simões, o ônus de defender um projeto pessoal de poder. E aos seus companheiros, a difícil tarefa de construir uma nova liderança longe da sua imagem e semelhança. Salva, talvez, o que restar da sua história política para, quem sabe, uma candidatura em 2010, para a Assembléia Legislativa do Estado.

.

Zelão – O Desarticulista


Viúvo (in)feliz

Menos de um mês depois de se casar com a argentina Adelfa Volpes, de 82 anos, o jovem Reinaldo Waveqche, de 24, ficou viúvo. Sua esposa sofreu uma arritmia cardíaca na madrugada de hoje e não resistiu.


O casal incomum se tornou conhecido no dia 28 de setembro, data em que ocorreu o matrimônio, na cidade de Santa Fé, a 500 quilômetros de Buenos Aires.

Apesar do enlace inusitado, Waveqche sempre negou que tivesse aplicado um golpe do baú. Ele afrma que manteve uma união estável com Adelfa durante seis anos e o registro civil não lhe traria qualquer vantagem adicional.

O jovem disse também que era o responsável pela "limpeza da casa", no que acreditamos plenamente.

21 outubro 2007

Ele tá gostando...

LLLULLLA
Passou pela mesa de um cardeal da oposição uma pesquisa na qual havia uma pergunta capciosa: se a economia estiver bem, a a inflação continuar controlada, Lula deveria disputar um terceiro mandato?

62% disseram que sim.

Na pesquisa CNT/Sensus, diante de três opções neutras, 12,3% preferiram três mandatos. (45,7% preferiram um só período, e 36,8% gostam de dois.)


Elio Gaspari, Folha de São Paulo.

Sucessão 2008

O jornal A Tarde traz na edição deste domingo um retrato do quadro político nas grades cidades da Bahia. O 'mosaico' revela o estado fortemente governista. E o carlismo definhando, cada vez mais.

Até o 'soutismo', ala do ex-governador Paulo Souto, não deve ter grande futuro pela frente. A matéria vai de Barreiras a Juazeiro, Jequié a Itabuna, Conquista a Camaçari. Abaixo, um resumo do que diz o 'mosaico' em relação à disputa em Itabuna e Ilhéus:

Itabuna "Fernando Gomes praticamente jogou a toalha. Está no DEM, mas desgastado com a falta de obras e enfrentando problemas pessoais com o filho, Marcos Gomes, acusado de assassinato e foragido da política, anuncia que não é candidato.

Candidato, Geraldo Simões fica calado. Tem adversários "em casa", a ala dos governistas, como o deputado estadual Fábio Santana, o Capitão Fábio (PMDB), e outros entre os que querem herdar o espólio de Fernando e os que tentam criar uma terceira opção."

Ilhéus "Jabes Ribeiro, o homem que deu as cartas na política nos últimos 20 anos, em tese seria o grande beneficiário do fiasco do sucessor dele, Valderico Reis, eleito como o anti-Jabes. Só em tese, porque surgiram dois fatos novos de repercussão no cenário. Primeiro o crescimento do PT, que emergiu forte em 2004 com o médico Ruy Carvalho.

Segundo, no rastro do fracasso Valderico, surgiu o vice-prefeito Newton Lima, que se filiou ao PSB, aglutinou forças e virou no mínimo o fiel da balança. A deputada Ângela Sousa, cuja base é evangélica, corre por fora."

A roupa maior que o dono

“Uma crônica do ontem, válida para o hoje”


Gerson Menezes

publixcriativo@hotmail.com


Essa expressão é usada para definir alguém que queria aparentar ser bem maior do que é verdadeiramente. Valho-me dela, para tentar definir o PT. Nascido dos movimentos sindicais, o partido buscou na intelectualidade de esquerda e nos movimentos eclesiásticos os seus conceitos sociológicos.

A meu ver, o termo “companheiro” sinalizava uma igualdade entre todos os seus membros. O partido cresceu e chegou ao poder em todas as esferas políticas da nação e dentre os iguais das várias correntes que abriga no seu bojo, surgiram destaques e ícones, que por sua vez se tornaram “maiores” que a própria sigla partidária.

Como conviver com o fato de que os iguais já não eram tão iguais?

Vê-se aqui, ali e acolá, a intransigência dos companheiros querendo negar aos “companheiros que se destacam” o direito de exercer a liderança alcançada fora do conceito dos “iguais” que se esconde sob o manto da democracia partidária, o que faz do PT um partido diferente dos demais.

Aqui, Geraldo Simões sofre as pressões dos companheiros que acreditam que a sua ascensão política se deve única e exclusivamente às forças políticas do PT, esquecendo que, dentre nós, o nome de Geraldo Simões é hoje bem maior que o da própria legenda. E tanto é verdadeiro que se os “companheiros” estivessem certos o partido conseguiria eleger uma bancada maior de vereadores.

E foi assim, seguindo essa linha de pensamento autofágico, que muitos dos “ex-companheiros” de Geraldo se bandearam para o lado do ex-deputado federal Josias Gomes, na tentativa de criarem uma nova liderança para com Geraldo dividir o poder, que entendem ser do partido e não da liderança conquistada por Geraldo.

A mesma pressão sofre o governador Jaques Wagner na formação do seu governo, com os companheiros querendo para o partido “todos os cargos” (possíveis e imagináveis) do governo, esquecendo-se que Wagner foi eleito por uma coalizão partidária, que exige e merece o seu quinhão de poder.

Sofre igualmente, e em escala bem maior, o Presidente Lula, na formação do seu novo ministério quando os companheiros querem impor nomes que julgam ser capazes de suceder ao Lula, em 2010. No caso, a ex-prefeita de São Paulo, Marta ex-Suplicy e, de manterem a hegemonia do poder. Foram atitudes iguais que fizeram com que Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo e Vitor Buaiz, no governo do Espírito Santo, abandonassem o partido por não suportarem mais as pressões dos companheiros.

Na verdade, ao contrário dos outros partidos tidos pelo PT como menos democráticos, as lideranças se destacam e, naturalmente, são seguidas. Se, por um lado, a “democracia dos iguais” foi benéfica ao PT, quando todos realmente eram iguais, hoje, quando pessoas se destacam pela liderança que alcançaram, o melhor seria que o conceito democrático fosse ampliando no sentido de “aceitação democrática das diferenças”.

Gerson Menezes é publicitário.

(Esse comentário foi escrito logo após as eleições de 2006)