Nós vamos invadir sua praia!
Dom Zelão, O Libertador!
Vou liderar um grande movimento revolucionário para invadir Ilhéus. Nada parecido com as invasões domingueiras das praias, ou dos empreendimentos imobiliários à beira-mar ou do Estádio Mário Pessoa, como acontecia quando jogavam nossas seleções amadoras de futebol. Vamos invadir Ilhéus, com toda a população de Itabuna - vai ser uma migração em massa.
Tal movimento, nada tem de conquista territorial. É inveja mesmo!
Tá um saco viver em Itabuna. Aqui nada acontece de novo. Só as velhas fofocas feitas pelos mesmos de sempre.
Ilhéus, de repente, passou a mobilizar-se por tudo. Parece que os ilheenses passaram a dar valor a tudo o que acontece na vida da cidade. Do calçadão da Paranaguá até o distrito de Aritaguá, o movimento é um só. O povo redescobriu o seu direito inalienável à cidadania.
Em Itabuna, ao contrário, é uma pasmaceira só. No Executivo Municipal, um prefeito afastado pela justiça e respondendo a inúmeros processos, permanece no cargo sem dar a mínima importância e manda calar a boca, todos os que ousem falar sobre o assunto, e até recebe homenagens da própria justiça encarregada de julgá-lo.
No Legislativo, instala-se Comissões de Inquérito que nem mesmo em pizza terminam – simplesmente nada concluem. O Ministério, é público, faz-de-conta que age, mas não age. As entidades civis, ditas organizadas, subservientes ao poder corrupto, disputam benesses entre os seus membros dentro dos Conselhos representativos da sociedade e nada fiscalizam.
Em Ilhéus tudo está diferente. Lá, associações de todos os segmentos se unem e ocupam as ruas, liderando o povo em uma verdadeira cruzada cívica para expulsar da prefeitura um prefeito corrupto.
Vamos invadir Ilhéus e, pacificamente, aprender com os ilheenses o que é o verdadeiro amor a terra em que se vive. Vamos aprender o que significa dignidade de um povo. Vamos reaprender o que significa cidadania.
Prometemos que tão logo tenhamos aprendido com os nossos irmãos vizinhos o que eles hoje demonstram com pujança, terem aprendido mesmo a duras penas, nós promoveremos a desocupação.
Ilhéus, na condição de cidade-mãe de Itabuna, nos deve isso. Será como a volta do filho pródigo a casa do pai.
Zelão!
12 comentários:
Pois é...
Até que enfim concordo com Zelão!
"Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.
Da carta da doação da Capitania de Ilhéus à “Jorge de Figueiredo Correa”, assinada em Évora, datada de 26 de junho de 1534, ao insignificante/miseravão governo de VAL DE RICO se passaram 473 anos; portanto (meu caro Zelão), os Itabunenses precisam ainda instruir-se (com os avestruzes) para digerir pedras no estômago como já faz tempos, nos o Ilheenses, conseguimos.
Observe!,... não se iluda ou se precipite, NILTON é face da mesma moeda que tem como cara a efígie de VAL DE RICO (comeu no prato dele e muito lhe deve); assim, verdade, sobra-nos o exercício de cidadania vivido (pelos Ilheenses) que, tão só, nos capacitará a ser mais criativos e críticos diante de próximas eleições. O tempo que resta de governo ao NILTON, diante das insaciáveis necessidades dos que o apoiaram (politicamente), já se vê e sente, está fadado ao pouquíssimo no que tange a realizações.
Hoje estamos sem aeroporto, isso atinge a todos nós, arriscado está ficarmos sem o porto, e não vislumbramos qualquer atitude coerente dos nossos governos (Costa do Cacau – Itabuna / Ilhéus / Itacaré / Una e Canavieiras) para tomar qualquer iniciativa que nos alente. Desejo que os inúmeros sites e blog’s que hoje (criativamente) ajudam no processo de abertura e informações se virem para esse gravíssimo problema regional.
Obrigada,
Debelarina Silveira Badaró
Belinha Badaró
belinhabadar@yahoo.com.br
Dom Zelão,
Vejo em suas colocações que enxergas longe. Mas o povo de Ilhéus precisa de óculos e ter pensamentos e ações positivas (veja comentário anterior).
Eu cheguei nesta cidade há duas décadas e vi e vivi coisas que hoje me respaldam dizer que o prefeito atual pode sim fazer alguma coisa, ainda há tempo. Acredito que ele irá unir a fome com a vontade de comer. Tem eleição ano que vem, ele vai fazer o que puder pra ficar bem na fita pois quer continuar prefeito.
Pergunto: será que dona Belinha foi as ruas exigir a saída do ex prefeito corrupto? ou será que ficou debaixo do lençol de Jabes Ribeiro??
Elza Dantas???
Dantas???... Dantas???
Logo se vê que é uma forasteira; será Mineira? - Paulista? - Pernambucana? - ou, como o Jabes, Itabunense?
Tudo indica ser e estar aqui como "infiltrada" a mando de Jabes Ribeiro. Quem foi que, neste texto, referiu-se ao nome daquele que so perdeu para Valderico na destruição de Ilhéus?
Jabes (cruz - credo!), uma ovelha da mesma cor e crença das de Fernando Gomes.
Porque a senhora trouxe o nome dele a baila? - Amor? - Necessidade política? - Desespero de causa?
Senhora Dantas, talvez seja, pelo sobrenome, parente de Ritinha Dantas, o terror de Tabocas (ex Secretária de governo e mulher de Ubaldo). Valha-me Deus!,... Nossa Senhora!
Sou filha da TERRA!,... sou uma BADARÓ!,... me respeite!,... os meus lavaram este chão com seus sangues!
Você, ao contrário, veio para aqui em busca de um lugar ao sol!
Vá procurar sua turma que a nossa já anda comprometida demais em lutar e morrer por esta terra; jamais terá você, pelo teor de suas palavras, uma terra para amar tanto assim como eu.
Quando tiver uma opinião sua (não a de um papagaio qualquer), pautada em razoáveis e inteligiveis questões, saberemos respeita-las; mas, se endureça!,... se aprume!,... se respeite!,... antes de apontar e deitar as pontas dos dedos num teclado e dar opiniões sobre o que não conhece de fato.
Espero que seu Pimenta, um exemplo de lutador regional, deixe que minha resposta seja postada.
Passar Bem!
Debelarina Silveira BADARÓ
Belinha Badaró
belinhabadar@yahoo.com.br
Zelão Pro Sêo Anônimo:
Concordando ou não, sou-lhe gtaro por ler o que escrevo aqui. Por mais, não escrevo para receber aplausos (eles não pagam minhas dívidas). Nem tão pouco me aborreço quando discordam ou até me xingam (tô nem ai). tenho como princípio,dito flosófico de vida, de que: - Somos o que somos, porque não podemos mudar. Se podéssemos, seríamos o outro a quem tanto invejamos.
E fica o dito, pelo não dito!
Pois é!,... até por uma questão de justiça, merecia ter minha resposta dada a "Dantas" publicada; ela me deu o direito de resposta por ter me perguntado se eu estava debaixo dos lençois de Jabes (fazendo sabe-se lá o que) e você publicou. Por isso, por justiça, me deve o direito de postar as bobagens que escrevi.
Belinha Badaró
Seo Pimenta meu velho, o bicho pegou. Debelarina tá retada. Eu a conheço bem. Olha, vamos fazer o seguinte: na próxima eleição, elegemos Ruy Carvalho prefeito de Ilhéus; renovamos a câmara em 90%. Pronto, estamos conversados. Presidente PT; governador PT; prefeito PT saudações. É só correr pro abraço. O povo deIlhéus precisa acreditar em renovar. Vamos darum voto deconfiança a Ruy Carvalho. Zelão você será bem vindo à nossa cidade. Ilhéus deu um pequeno passo, falta alargar as passadas.
Zelão Pra Dona Liberalina Badaró:
Honorável Senhora;
Antes de tudo, os meus sinceros respeitos.
Sou-lhe incomensuravelmente grato pelo comentário feito aqui neste blog, a respeito dos meus desvarios itabunenses. Apreciei o vosso comentário, como a todos o que a honarável senhora tem feito. Só lamento e por isso peço a vossa complacência, por não tê-lo entendido no todo. Refiro-me especialmente, ao ponto em que a senhora sita de maneira "metafórica" a avestruz como exemplo a ser seguido. Entendi até o ponto em que diz que : - os itabunenses devem seguir o exemplo da avestruz, desenvolvendo resistências estomacais que nos permitam engulir pedras.
Minha diminuta inteligência levou-me então a entender, seguindo a linha metafórica estabelecida, que ao seguir o exemplo da avestruz, deveremos também "enfiar a cabeça no buraco para fugir ou ignorar as ameaças que pairam sobre nossas cabeças".
Perdoe a minha "santa ignorância" e insolência.
Respeitosamente,
Seu admirador
Zelão
Zelão Para Dona Debelarina Badaró:
Por desatenção deixei de ler a sua resposta justa as insinuações feitas a sua pessoa em um comentário aqui neste blog, a alguém que tem o sobrenome "Dantas". Só que ao responder, a senhora cometeu uma grave e imperdoável grosseria com a senhora Rita Dantas, esposa do ex-prefeito, deputado federal e secretário de saúde da Bahia, Ubaldo Dantas.
Ao se referir a Ritinha Dantas, como sendo "um terror de Tabocas", ofendeu deliberadamente a uma mulher culta, inteligente e respeitada da sociedade itabunense e baiana e de forma xenófaga a todos nós itabunenses, que a respeitamo, justamente por ser a grande mulher que é.
Ao cometer tamanho despaupério contra uma pessoa que nada fez por merecer, a senhora nos permite fazer referências historicas ao seu sobrenome "Badaró", do qual muito se orgulha, no trecho em que diz "lavamos com nosso sangue..." ao qual complementamos: - Não só com o vosso sangue, mas com de muitas pessoas inocentes, vítimas das "tocais e caxixes" dos coronéis do cacau, dentre os quais os Badarós se incluiam, conforme registros historicos e ficcionais.
De: Debelarina
Para: Zelão
1º) Jamais, em tempo algum, desmereci a inteligência, criatividade, perfil moral, capacidade e ou índole da Sra. Ritinha Dantas; concordo, até, com quase tudo do que dela afirmou. O que, verdadeiramente, eu disse, ai sim, que enquanto pessoa politica e Secretária de Governo da Cidade de Itabuna, durante o Governo de Ubaldo Dantas (do qual eu sou uma das suas ex amigas / e, olhe que ele tem muitas), era ela chamada/tida/vista (pelos corredores do quarto e quinto andar da Prefeitura velha) como "O terror de Tabocas"; não por atuações perniciosas ou fraudulentas, mas, tão somente, pela "mão de ferro" com que dirigia seus comandados. O ataque feito por mim, se dirigia, única e exclusivamente, a pessoa cognominada "Elza Dantas" (nem sei se existe) que assinou uma agressão, gratuita, a mim - e eu só queria usar o apelido, dai usei o sobrenome como fonte.
2º) Quanto ao seu não, perfeito, entendimento do assunto sobre a comparação avestruz / Ilhéus & Itabuna vou tentar melhor lhe explicar:
A) O avestruz consegue digerir até pedras com seu potente suco gástrico.
B) Nós Ilheenses, aprendemos nos nossos 473 anos "vividos", desde capitania aos dias de hoje, também, a digeri-las.
C) Os itabunenses, ainda em tenra idade, não conseguiram se unir (segundo você / assunto de sua cronica) em torno de um objetivo direcionado, pois que teriam muito ainda a penar, teriam, então, aprenderem, como nós aprendemos, ao longo do tempo, a digerir pedras, para tal atitude (rebelarem-se) tomarem.
D) Quanto a enfiar a cabeça no buraco e esperar o perigo passar,infelizmente, com metáfora ou não, ainda é coisa que tanto Itabunenses quanto Ilheenses praticam diuturnamente; em todos os sentidos. Sem falsas vaidades, ai, você, quis só ser esperto, aproveitou a oportunidade para me espremer.
3º) Gostei do Honorável Senhora; respeito é bom e eu gosto!
Assim, para encerrar, espero tê-lo feito entender, !vou repetir!, que ao citar Ritinha quis tão só casar o sobrenome "Dantas" com o apelido "Terror de Tabocas", para, então, ferir quem me agrediu; longe de mim macular Rita Dantas.
Quanto a caxixes, tocaias, invasões, brigas, prisões, mulheres, homens, assassinos, amores, cacau, matas, e outras, tudo ao seu tempo, ficou no passado, está cravado, foi feito, não deveria nos impedir de (com e por todos os desvarios cometidos) sermos deles orgulhosos eeeee respeitados; com nossas vidas/sangue foi contruido esta terra, certos ou errados, somos resultado do passado e foi com ele, aquele narrado nos romances de Jorge Amado, que atravessamos as fronteiras da Bahia, do Brasil, e viajamos mundo afora. Se não você Zelão (espero que sim), eu e muita gente, somos sim, por isso mesmo, arrogantes, vaidosos e, se me dá licença, fedemos a onça.
Abraços dessa que te admira e lê,
Debelarina Silveira Badaró
Belinhabadar@yahoo.com.br
Essa Debelarina morde fronha? Escreve como macho!
Sabedoria te assusta mano?
Por conceitos ridículos e desprovidos de inteligência, tais quais iguais a este, do anônimo acima, é que mulheres veem tomando e continuarão a tomar, de vocês (machões decrépitos), o mundo. É irreversível meu querido, pare de espernear, se não você, certamente um descendente seu comerá nas mãos de alguma mulher; que, sabiamente, fará dele um bichinho de estimação.
Debelarina Silveira Badaró
Belinhabadar@yahoo.com.br
Postar um comentário