05 outubro 2007

FG e a sucessão

Marco Wense

O democrata Fernando Gomes (DEM) é candidato a prefeito de Itabuna na sucessão de 2008? A verdade é que nem o próprio Fernando Gomes sabe se disputa ou não o quinto mandato.

Uma coisa é certa: o alcaide adora o bafafá em torno dessa perguntinha sem resposta. Hoje, quando questionado, diz um não peremptório. Amanhã, pode dizer um sim irreversível.

Esse sim, se acontecer, vai ser em decorrência de três fatores: 1 – uma acentuada queda no índice de rejeição. 2 – uma melhora significativa nas pesquisas de intenção de votos. 3 – uma avaliação mais positiva do seu governo pela população.

Para não ter que analisar as duas situações – Fernando candidato e Fernando como um indispensável cabo eleitoral –, vamos fazer de conta que o amanhã é hoje. Ou seja, o prefeito não será candidato à reeleição.

Aí, como não tem o famigerado instituto da sublegenda, o chefe do Executivo vai ter que escolher entre o fiel aliado Capitão Azevedo e o recém-chegado sobrinho Dinailton Oliveira.

Em entrevista ao jornalista Joel Filho, no programa Ponto 4 da Rádio Difusora, o Capitão foi incisivo em relação ao apoio do prefeito: “Tenho a maior segurança que Fernando Gomes vai me apoiar”.

Acontece que Dinailton foi para o PDT sob a condição de ser o candidato do prefeito Fernando Gomes. A cúpula estadual do partido, presidida pelo neo-ACMnetista Severiano Alves, acredita na sua candidatura por uma coligação PDT-DEM-PTN.

O Capitão, no entanto, está confiante: “O Partido Democrata fecha comigo”. O que causou surpresa foi o prefeiturável dizer que terá o apoio do PR do vereador Roberto de Souza e do engenheiro Saulo Pontes.

Informações de bastidores dão conta de que o Capitão se encontrou com o presidente estadual do Partido da República, o senador César Borges (ex-PFL e ex-DEM). E dele recebeu todo o incentivo para sua legítima caminhada rumo ao Centro Administrativo.

A arma mais eficaz de Azevedo contra Dinailton é a pesquisa eleitoral. A diferença na pontuação é importante. Se, por exemplo, o Capitão pontuar em 14% e Dinailton em 2%, é lógico que o prefeito Fernando Gomes não vai defenestrá-lo.

A favor de Dinailton, além do parentesco, tem o maior preparo intelectual para enfrentar futuros debates com o pré-candidato Geraldo Simões (PT). Mas vale a ressalva que Fernando já foi quatro vezes prefeito de Itabuna sem essa “intelectualidade”.

O apoio do prefeito Fernando Gomes à candidatura de Azevedo contempla o que é justo. O Capitão sempre foi um histórico e fiel aliado do fernandismo. Nunca pestanejou na dúvida de ficar do lado ou não do alcaide.

Quem chegou de última hora, depois de mais de 10 anos afastado de Itabuna, não pode tomar o lugar de quem diariamente convive – e se preocupa – com os problemas da cidade.

Deixe o homem ser candidato. Tenha santa paciência!

Nenhum comentário: